Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Análise dos possíveis adversários do Sport no mata-mata

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 19/03/2015 às 19:34

Foto: Diego Nigro / JC Imagem Foto: Diego Nigro / JC Imagem

Por Wladmir Paulino, Ramon Andrade e Matheus Albino

Nesta sexta-feira o Sport saberá quem vai enfrentar nas quartas de final da Copa do Nordeste. O sorteio acontece às 9h30 na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Não há restrições e o Leão pode encarar Salgueiro, Fortaleza, Campinense-PB ou América-RN. Abaixo uma análise de cada adversário.

Salgueiro

O Salgueiro deve estar comemorando até agora a classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste. Afinal, é a primeira vez que o clube sertanejo alcança tal façanha. Desconhecido no cenário nacional, o Carcará colocou o Náutico para trás e avançou como líder do Grupo C.

Mas, em relação ao Sport, o retrospecto é para ser esquecido. Foram duas derrotas (3x1 e 3x0) nos dois únicos jogos contra o Leão no Campeonato Pernambucano. Para o Sport, o Salgueiro seria, teoricamente, um dos caminhos mais fáceis para chegar às semifinais do Nordestão.

DSC_6793

Destaques - Ao lado do Ceará e Globo, o Salgueiro tem a melhor defesa da primeira fase do torneio, com apenas quatro gols tomados em seis jogos. E, no ataque, as coisas também vão bem: nove gols. Um dos destaques do Carcará é o atacante Anderson Lessa, ex-Náutico, que fez três gols fundamentais para a classificação da equipe. Assim como o Sport, o Salgueiro também vem mantendo uma base. Nomes como Marcos Tamandaré, Lúcio, Ranieri, Pio, Rodolfo Potiguar e Moreilândia são velhos conhecidos do futebol pernambucano.

Fortaleza

O Fortaleza chega às quartas de final da Copa do Nordeste como melhor entre os três segundos colocados que garantiram vaga. Foram 11 pontos somados, mais do que Salgueiro e Sport, que avançaram com 10 pontos na liderança de suas chaves. O que 'atrapalhou' o Tricolor do Pici foi o fato de ter pela frente seu tradicional rival caseiro, o Ceará. Na última rodada, o atual vice-campeão nordestino venceu por 1x0 e tomou a ponta.

Mesmo no pote 2, onde estão os teoricamente menos fortes, a equipe alencarina promete dar muito trabalho. Tem tradição regional, torcida que marca presença uma base que fez um bom trabalho na Série C do ano passado, não obstante a frustração na reta final, que impediu o acesso para a Série B.

Foto: site oficial do Fortaleza Foto: site oficial do Fortaleza

O Fortaleza tem Marcelo Chamusca no comando técnico desde o início do mês. Ele reassumiu o time apenas três meses depois de ter pedido demissão para comandar o Atlético-GO. Nedo Xavier iniciou a temporada mas foi demitido após uma derrota para o Ceará pelo estadual.

No elenco algumas figuras carimbadas no futebol brasileiro com o goleiro Deola (ex-Palmeiras) e o volante Dudu Cearense, ex-Seleção Brasileira. Dudu, assim como o atacante Cassiano, que defendeu o Santa Cruz no ano passado, são reservas.

 

Campinense - O Campinense pode ser considerado o grande azarão desta próxima fase ao lado do Salgueiro. Por outro lado, é o time mais empolgado entre os oito melhores devido a classificação heroica conquistada com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, no jogo contra o Bahia pela última rodada. Este sofrimento aconteceu porque o time foi muito 'certinho' na primeira fase e fez uma campanha razoável.

Terminou com oito pontos (2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas). Coletivamente o time não é bom e depende muito de seus dois principais jogadores. Um é o meia-atacante Sandrinho, ex-Sport, mas ele sofreu uma séria lesão e ficará afastado por cerca de seis meses. O meia Leandro Sobral e o lateral-esquerdo Thiago Cabral foram contratados para o mata-mata do Nordestão e podem ajudar.

Destaque: Sem Sandrinho restou ao técnico Francisco Diá apostar todas as fichas no atacante Alvinho, ex-ABC. Apesar de ainda não ter engrenado o comandante deposita muita confiança no atleta de 23 anos. Alvinho ganhou destaque após marcar um golaço pelo Alvinegro potiguar contra o poderoso Cruzeiro na última edição da Copa do Brasil.

 

América-RN - O América era a segunda força do Grupo A e confirmou a teoria em campo. Não conseguiu ser páreo ao Vitória-BA e perdeu as duas, mas fez uma campanha considerada boa e se garantiu vencendo Serrano-BA e Confiança-SE.

Na última partida sofreu para vencer o time baiano na Arena das Dunas por 3x2. Aliás, o time não conseguiu jogar bem em seu estádio. Contra o Confiança apenas um magro 1x0 e diante do Rubro-Negro baiano perdeu por 3x1. Agora está na esperança de enfrentar um time mais fraco nas quartas de final. O problema é que no Pote 1 não há adversários fracos. O melhor adversário neste momento é o Fortaleza.

Destaque - O experiente atacante Max é a grande esperança de gols da torcida alvirrubra. Ele é o artilheiro do Nordestão com quatro gols e mostrou contra o Serrano que está pronto para assumir a responsabilidade e resolver os jogos para o Dragão.

Aos 31 anos o grandalhão de 1.88m tem como ponto forte as jogadas pelo alto. Também gosta de tabelar com os companheiros e fazer o pivô para quem vem de trás. O também atacante Gilmar, ex-Náutico, costuma formar o ataque com Max e juntos levam perigo aos rivais.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias