Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Surpreso com toda a polêmica, Evandro nega "canetada"

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 30/01/2015 às 17:40

Evandro Carvalho está magoado. Pelo menos, com parte da imprensa - incluindo esse humilde repórter - que segundo ele "não conseguiu compreender" o imbróglio envolvendo Sport, Santa, Náutico, Arena Pernambuco, Conselho Arbitral e inversão mando-de- campo.

Foto: Helia Scheppa / JC Imagem Foto: Helia Scheppa / JC Imagem

Apesar da mágoa, ou "surpresa", como prefere, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol gentilmente interrompeu a reunião com o ministro dos Esportes, George Hilton, na tarde dessa sexta (30), em Brasília, para falar com o Blog do Torcedor e tentar, de uma vez por todas, provar que não resolve as coisas na base da "canetada".

Para resumir a conversa de cerca de 30 minutos, Evandro Carvalho desmentiu a informação que o Conselho Arbitral, convocado para a última segunda (26), na FPF, era para deliberar sobre o pedido de Sport para jogar o clássico contra o Náutico, no dia 8 de fevereiro, na Arena Pernambuco, e não na Ilha do Retiro, onde havia sido previamente marcado.

Segundo ele, o Arbitral definiria uma série de pendências, entre elas de datas envolvendo as partidas dos times no hexagonal que define o rebaixamento; se o critério de pontuação para indicar quem tem vantagem na final do Estadual incluiria os pontos do hexagonal e das semifinais; e, para a minha total surpresa, a extinção do mando-de-campo, antecipando uma decisão que a CBF vai implantar em 2016.

Em outras palavras, a votação na qual o Náutico primeiramente se eximiu e, posteriormente, mandou uma missiva com um breve "não", segundo Evandro Carvalho nunca - repito - nunca nas palavras dele, tinha como objetivo analisar se o Sport poderia enfrentar o Náutico na Arena, em vez da Ilha.

Ainda de acordo com o dirigente, a competência de avaliar o pedido rubro-negro sempre foi da FPF e seria decidida de qualquer jeito através de um ato administrativo, após reunião da diretoria da "Mentora", como aconteceu nessa quinta (29).

Como deve acontecer com o pedido do Santa Cruz, provavelmente na semana que vem, assim que o Tricolor o enviar para FPF a solicitação para alterar o local do clássico contra o Náutico, do Arruda para a Arena, no dia 1 de março.

Evandro sugeriu, de forma indireta que os jornalistas que andam falando em "canetada" por aí deveriam se informar mais e que todas publicações estão no banco de dados do site da FPE.

O que prontamente eu resolvi fazer.

Daí achei uma deliberação do próprio presidente a respeito da solicitação do Sport. O link completo está aqui, mas destaco três trechos no documento: um que indica o motivo da deliberação do presidente; o segundo dizendo que a FPF, nem "com as melhores das intenções", não tem competência para mudar a regra; além do parágrafo que fala a respeito da necessidade de se debater o pedido do Sport... no Conselho Arbitral:

Oficio

Oficio4

 

Oficio1

 

Aí fiquei na dúvida e consultei a sempre atuante e prestativa assessoria, que disse que aquele link nada tinha a ver com o barulho todo e me enviou outro link sobre a ata que convocava o Arbitral, que só tem uma ordem do dia que só não é mais vaga porque é uma só:

 

Oficio2

Bem, quem sou eu para duvidar do presidente da FPF quando ele diz que o Arbitral não tinha nenhuma intenção de colocar em votação a mudança do local do jogo.

Inclusive, até acho que o fim do mando de campo esteve realmente na pauta do Arbitral, pois sem mando de campo não haveria problema algum de o Sport mandar seus jogos na Arena, no Arruda e até no salão nobre da FPF. Evitaria o desgaste de danar a caneta para cima para resolver a contenda.

Para ser justo, ficou claro mesmo que se houve uma "canetada", Evandro Carvalho não teve nada a ver com isso. E ponto.

Até porque quem assinou o ato autorizando a troca de mando foi o diretor de competição da FPF, Murilo Falcão.

 

oficio3

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias