Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

ANÁLISE: Um Santa em busca de nova identidade

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 29/01/2015 às 11:01

santacruz

O Santa Cruz chega para a disputa do Pernambucano 2015 repleto de caras novas. Desde o início de 2011 que não se via tantos jogadores novatos chegando ao Arruda. Pela primeira vez nesse período, o time base do ano anterior foi esfacelado. Remanescentes, apenas os pratas da casa e alguns poucos atletas. Sob o comando técnico de Ricardinho, o Tricolor busca uma nova identidade dentro de campo.

E, ao que parece, essa cara vai começar a mudar desde o esquema tático. Nos treinos, o comandante coral optou por utilizar um 4-3-3, com dois atacantes abertos pelas pontas e um avante jogando dentro da área. Sem a bola, os ponteiros acompanham os laterais. Muito diferente de como se apresentou com treinadores anteriores, variando de esquemas com três zagueiros, ou três volantes, e apenas dois atacantes e um meia. Ricardinho quer jogar para frente. E marcar desde a saída de bola.

O fato é que o Santa vai ter trabalho para superar os rivais nessa temporada. Inicia o campeonato já diante do Sport, no Arruda, sem o entrosamento ideal para uma equipe. Mas a qualidade e rapidez dos homens de frente pode fazer a diferença. Além disso, formou uma equipe que mescla jogadores jovens e outros mais experientes.

Destaque - Bruno Mineiro

Foto: Thiago Augustto / Blog do Torcedor Foto: Thiago Augustto / Blog do Torcedor

Depois de muito procurar, finalmente o Santa Cruz encontrou o camisa 9 para a equipe. Bruno Mineiro, 32 anos, chega ao Arruda para suprir a ausência de Léo Gamalho, artilheiro coral no ano passado. O jogador, que passou por Náutico e Sport, tem qualidade reconhecida e é o típico matador. Mesmo de estatura baixa, consegue fazer alguns gols de cabeça; Além disso, define bem com as duas pernas.

Fique de olho - Anderson Aquino

Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Outra contratação badalada do Santa Cruz. Aquino não vem em alta na carreira, mas a expectativa é de que ele honre a tradição do Santa Cruz de recuperar o futebol de atacantes. Aquino deve formar dupla de ataque com Bruno Mineiro, só que caindo pelas pontas. Tem velocidade e criatividade. Por outro lado, tem um histórico de lesões importantes.

Técnico: Ricardinho

Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Ricardinho é o típico treinador da nova geração. Estudioso, prefere concentrar esforços nos treinamentos para agrupar taticamente a equipe da melhor forma. A inexperiência pode ser empecilho. Ricardinho ainda não foi campeão na carreira.

Time base

Ricardinho preparou o Santa Cruz na pré temporada num falso 4-3-3. Com o decorrer da partida, o time pode variar para o 4-4-2 ou até para o 4-5-1. A intenção é, ora marcar a saída de bola do adversário, ora preencher o meio de campo com o maior número possível de jogadores. Eis o provável time: Bruno; Moisés, Danny Morais, Alemão e Leo Veloso; Edson Sitta, Bileu e Pedro Castro; Thiaguinho, Anderson Aquino e Bruno Mineiro.

Caras novas

Bruno - goleiro

Moisés - lateral-direito

Danny Morais -zagueiro

Léo Veloso - lateral-esquerdo

Edson Sitta - volante

Pedro Castro - meia

João Paulo - meia

Thiaguinho - atacante

Waldison - atacante

Nathan - atacante

Leandro Biteco - meia

Anderson Aquino - atacante

Bruno Mineiro - atacante

Confira como chegam Náutico e Sport no Pernambucano:

> Náutico busca forças nas dificuldades

> Com “velho” time, Sport entra como favorito

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias