Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

ANÁLISE - Samuel, Joeliton e o fim de um "jejum"

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 28/01/2015 às 18:23

Samuel (D) está levando vantagem no momento. Fotos: JC Imagem Samuel (D) está levando vantagem no momento. Fotos: JC Imagem

O técnico do Sport, Eduardo Baptista, ainda não definiu quem será o titular do Leão no clássico contra o Santa Cruz, no próximo sábado, no Arruda, pela estreia do segundo turno do Pernambucano. Joelinton e Samuel brigam por uma vaga no comando de ataque leonino. Só que mais do que isso, um dos dois terá a missão de quebrar um jejum que vai completar cinco anos em 2015. Os rubro-negros não fazem um artilheiro de Estadual desde 2010, quando Ciro ficou com o posto em 2010, com 13 gols. Aliás, ele é o único nos últimos dez anos.

Quem mais chegou perto de quebrar essa sequência do Sport foi Marcelinho Paraíba, que ficou a um gol de ser o artilheiro do Pernambucano de 2012. Ainda assim é importante lembrar que Marcelinho era meia e não atacante. Se levarmos isso em consideração, Neto Baiano foi o que teve melhor desempenho em 2014, quando marcou 8 gols e ficou com a vice artilharia - Léo Gamalho foi o líder com 12.

LEIA MAIS:

> Estadual 2015: Com “velho” time, Sport entra como favorito

> Opinião: Sport, um peso-pesado entre pesos-médios e leves

Na briga atual pelo ataque leonino, Samuel é quem vem levando vantagem. Aproveitou-se da amidalite de Joelinton na pré-temporada e abocanhou a vaga de titular, jogando inclusive o amistoso contra o Nacional, do Uruguai. Para piorar o cenário de Joelinton, Samuel ainda marcou um gol logo no primeiro lance da partida contra os uruguaios.

Samuel marcou contra o Nacional. Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem Samuel marcou contra o Nacional. Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

Mas nem tudo está perdido para o prata da casa do Leão. O próprio Eduardo deixa em aberto essa vaga. A favor de Joelinton, há o fato dele ter correspondido quando acionado no Brasileirão do ano passado, quando marcou contra o Fluminense e São Paulo. Além disso, Baptista faz questão de sempre o elogiar a cada pergunta sobre o momento dele.

Joelinton jogou bem na Série A. Foto: Guga Matos/JC Imagem Joelinton jogou bem na Série A. Foto: Guga Matos/JC Imagem

A decisão do comandante leonino será puramente técnica já que os dois jogadores jogam pelo centro, mas também possuem mobilidade em campo. A característica do ataque rubro-negro não deve mudar muito dependendo da escolha de Baptista.

Mas independente disso, sendo Samuel ou Joelinton, o dado é que o Sport nunca esteve com tantas chances de ter um artilheiro do Pernambucano nesses últimos anos. O principal argumento é logicamente a equipe já montada do Leão. Isso facilita e muito a vida de qualquer atacante. Mas essa 'facilidade' pode virar pressão para o vencedor da disputa pelo comando de ataque rubro-negro. Afinal, atacante, seja qual for, vive de gols.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias