Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Estadual 2015: Com "velho" time, Sport entra como favorito

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 27/01/2015 às 16:19

A partir desta terça-feira, o Blog do Torcedor começa o aquecimento para o Pernambucano deste ano. Serão análises dos times que irão disputar o hexagonal do título. De hoje até sexta serão textos sobre Sport, Náutico, Santa Cruz e as equipes do interior. Começamos pelo campeão Sport, que terá que administrar o status de favorito ao título. Confira:

Ano novo, velho time: Com essa filosofia, Sport entra como favorito no Pernambucano

Por Thiago Augustto

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Sport larga na frente na briga pelo título do Pernambucano 2015. O principal motivo é a manutenção da base do ano passado. O técnico Eduardo Baptista conseguiu permanecer com boa parte do elenco que, além de se firmar no Brasileirão, conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana. A única perda do Sport - considerando os titulares - foi a do lateral-direito Patric. O jogador foi defender o Atlético-MG. Em seu lugar, Alex Silva foi contratado e - durante os primeiros treinos do ano -, correspondeu à altura.

Apesar do franco favoritismo, pode-se dizer que o Sport tem um setor frágil para este início de temporada: o ataque. Se ano ano passado, tinha-se a experiência de Neto Baiano e Ananias - jogadores com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro -, neste ano o Leão aposta as fichas no jovem promissor Joelinton, 18 anos. Prata da casa, o jogador deve ser o único jogador de origem no setor. Além dele, Samuel chegou ao clube para ser a sombra do camisa 9. A briga entre os dois promete ser intensa.

Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem Samuel promete brigar até o fim pela titularidade no ataque do Leão. Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

No meio de campo, o Sport manteve a força do ano passado. Liderados por Diego Souza, o setor ganhou o reforço de Élber, que veio do Cruzeiro e também faz a função de um segundo atacante. Além dele, Régis, que no ano passado sofreu com uma sequência de lesões, está 100% recuperado e à disposição de Eduardo Baptista.

Depois de uma pré-temporada intensa no centro de treinamento José de Andrade Médicis, o favoritismo do Sport ganhou força. Nos treinos e também nos amistosos, o Sport conseguiu aplicar o entrosamento do grupo dentro de campo e mostrou estar um passo à frente dos demais arquirrivais ma briga pelo título do Pernambucano.

Destaque - Diego Souza

Foto: Diego Nigro/JC Imagem Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Contratado pelo Leão em agosto do ano passado para a disputa do Brasileirão, o meia ganhou destaque e jogará seu primeiro estadual com a camisa rubro-negra. Em 2014, atuou em 22 partidas e marcou quatro gols. Neste ano, a expectativa do jogador, do clube e também torcida, e que os  e os resultados sejam ainda mais satisfatórios.

Fique de Olho - Élber

Foto: Thiago Augustto/Blog do Torcedor Foto: Thiago Augustto/Blog do Torcedor

Élber é o grande trunfo do Sport. Meia de origem, o baixinho Élber, de 1,70m, despontou na carreira como segundo atacante. Contratado no início deste ano, o jogador foi o grande destaque na pré-temporada rubro-negra e deverá ser uma das maiores armas de Eduardo Baptista nesta temporada. No Leão, poderá ser utilizado de duas maneiras: ou como atacante de ponta ou como meia-atacante. Nas duas funções, será o principal responsável por municiar o atacante Joelinton.

Treinador - Eduardo Baptista

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Filho o técnico campeão da Copa do Brasil em 2008 – Nelsinho Baptista –, Eduardo era preparador físico do Sport naquela conquista. Deixou o clube em 2009 após desligamento do pai. Retornou em 2012. Em fevereiro de 2014, teve a grande oportunidade da carreira e não desperdiçou. Foi efetivado treinador. No primeiro ano como comandante do Leão venceu o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste.

Time base

A base do elenco da temporada passada foi mantido. O Sport perdeu apenas o lateral-direito, Patric, da equipe que encerrou o ano como titular. Para este setor, Eduardo Baptista optou por Alex Silva. Além dele, Élber é outra novidade na linha de frente. A equipe base tem: Magrão; Alex Silva, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Rodrigo Mancha, Danilo, Diego Souza e Élber; Samuel. Só que nomes como Régis e Joelinton podem alterar essa formação a depender do desejo de Baptista.

Caras Novas

Danilo Fernandes - goleiro

Luis Carlos - Goleiro

Alex Silva - Lateral-direito

Élber- meia-atacante

Samuel - Atacante

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias