Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Belgas recriam jogo disputado na Primeira Guerra

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/12/2014 às 18:37

stream_img

Da Folhapress

Cem anos e dois dias depois, cidadãos belgas recriaram nesta quinta (25), na cidade de Mesen, um dos momentos mais poéticos da primeira Guerra Mundial. Trajando uniformes militares, moradores locais relembraram o centenário do jogo de futebol disputado entre os então inimigos ingleses e alemães durante o período que ficou conhecido como "Trégua de Natal", em 23 de dezembro de 1914.

O conflito estava em um momento de impasse, no período próximo ao Natal daquele ano. Nas trincheiras, ingleses e belgas, em lado oposto ao dos alemães, que viviam a tensão do combate, decidiram, espontaneamente, abraçar o espírito do feriado religioso e iniciaram uma trégua. Na cidade de Saint-Yvonne, na Bélgica, a inimizade deu lugar a um encontro festivo, com trocas de presentes, canções natalinas e, em seu ápice, a um jogo de futebol amistoso entre as tropas da Inglaterra --com reforço belga-- e da Alemanha.

O jogo já havia sido homenageado há uma semana, quando soldados dos dois países se enfrentaram em uma partida na cidade de Aldershot, a 60 km de Londres.

Na terça-feira, dia 23, na cidade de Cabul, capital do Afeganistão, soldados dos dois países também disputaram um amistoso. Em seu site oficial, a Fifa, entidade reguladora do futebol no mundo, também fez menção ao episódio, com uma nota que pode ser interpretada como uma crítica à falta de espírito esportivo e à violência no futebol moderno.

"O futebol é um jogo para todos, que junta pessoas e nações. Todos os que jogam futebol são iguais. Se soldados de lado opostos da guerra podem apertar as mãos, os jogadores hoje em dia, no meio das suas 'batalhas' em campo, podem demonstrar respeito pelo outro mesmo que o resultado e as decisões do jogo não sejam a seu favor", declarou a entidade.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias