Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sem confirmação do retorno de Mancha, técnico quebra a cabeça no Sport

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 30/10/2014 às 21:46

Foto: Alexandre Gondim/Acervo JC Imagem Foto: Alexandre Gondim/Acervo JC Imagem

Não que o volante Rodrigo Mancha seja um jogador fora de série para o nível do futebol nacional, não é isso. Mas se existe um atleta que o técnico Eduardo Baptista mais lamenta quando fica de fora é justamente Mancha. Muito porque o volante traz equilíbrio defensivo ao Leão, com uma marcação mais ativa, que não espera o adversário vir para o ataque. Por conta disso, Baptista se queixou da ausência de Rodrigo durante o período de lesão do jogador e vai quebrando a cabeça para armar o time enquanto não sabe se poderá ou não contar com o jogador para a partida contra o Figueirense, no próximo domingo, na Ilha do Retiro.

O grande impasse para escalar Mancha é a questão dos cartões amarelos dele. Segundo o Sport, é o quarto cartão do jogador, o que abriria uma nova série. Mas a Confederação Brasileira de Futebol computa como o terceiro do atleta, fato que o suspenderia para domingo. Por conta dessa confusão, o jurídico do Leão consultou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva e aguarda resposta para saber se Eduardo poderá ou não usar o volante tão precioso no esquema tático.

Enquanto não sabe, o treinador rubro-negro vai quebrando a cabeça. Já testou Páscoa de zagueiro e usou Rithely e Ronaldo de volantes para no dia seguinte mudar essa escalação com Páscoa na vaga de Ronaldo e Henrique Mattos na defesa. A dúvida demonstra a dificuldade do comandante leonino em encontrar a peça que corresponda à função que Mancha exerce no campo. E é muito provável que o técnico não consiga simular o estilo de jogo do volante.

Cabe então a Eduardo adaptar melhor o esquema de jogo às peças que possui à disposição, pelo menos até o retorno do STJD. O treinador rubro-negro precisa mostrar que não é preso a um tipo de formação com determinadas peças. Esse é o grande calo do técnico, que já falhou quando precisou reinventar a equipe no momento em que perdeu vários atletas lesionados. Só que agora não há espaços para mais erros. O Sport tem que mostrar maior versatilidade nesta reta final de Série A e pontuar o máximo possível para escapar do rebaixamento. Com ou sem Mancha, o Leão tem que voltar a render bem no Brasileirão.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias