Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Os motivos para acreditar no acesso do Santa Cruz na Série B

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 29/10/2014 às 14:29

Foto: Guga Matos/JC Imagem Foto: Guga Matos/JC Imagem

Não é apenas uma questão matemática. O Santa Cruz, e a torcida, realmente tem motivos para acreditar no acesso na Série B. Fora do G4 por conta de uma diferença de um ponto, e com um jogo a menos, os corais possuem diversos fatores jogando a favor na luta pela elite do futebol nacional. Vai desde o desempenho com Oliveira Canindé à força da torcida. O Blog elenca seis pontos que favorecem o Tricolor nessa disputa. Confira:

- Desempenho com Oliveira Canindé

Foto: Guga Matos/JC Imagem Foto: Guga Matos/JC Imagem

Desde que o técnico chegou ao Arruda, o Santa Cruz só fez subir na Série B. Em nove jogos, o Tricolor só perdeu uma - para o América-MG. Fora isso são seis vitórias, sendo quatro seguidas, e dois empates. O aproveitamento é de 74%, algo bem superior aos times do G4 da Segundona. A líder Ponte Preta tem 64%, por exemplo. Se mantiver esse desempenho, o Tricolor com certeza abocanha uma vaga o G4.

- Time cresceu na hora certa

Foto: Guga Matos/JC Imagem Foto: Guga Matos/JC Imagem

Não que exista um momento certo para começar a emplacar uma sequência de vitórias, mas o Santa Cruz conseguiu arrancar em uma hora ideal na Segundona, a reta final da competição, quando os adversários começam a oscilar um pouco mais. Jogadores como Léo Gamalho cresceram de produção e estão alavancando a equipe. A tendência agora é o time manter esse nível de apresentações e chegar ainda mais forte nos últimos jogos. Serão pontos vitais na luta pelo acesso.

LEIA MAIS:

> Gamalho na briga para ser o maior artilheiro do Brasil

- Avaí e Ceará em queda

Se o Santa Cruz vem crescendo nesta reta final, dois dos adversários diretos do Santa Cruz estão em queda na Série B. Avaí (quarto) e Ceará (sexto) estão perdendo pontos importantes nos últimos jogos. Os catarinenses só venceram uma em sete partidas, enquanto os cearenses acumulam três derrotas seguidas. Essa diferença de momento já fez o Tricolor ultrapassar o Ceará e encostar no Avaí, com um jogo a menos.

- Segunda melhor defesa da competição

Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

A boa campanha do Santa Cruz é reflexo da solidez defensiva do time com Oliveira Canindé. Nos nove jogos com ele no comando, são apenas cinco gols sofridos. O Tricolor tem a segunda melhor defesa da competição com apenas 30 gols levados. Manter esse nível será muito importante, principalmente nos jogos fora de casa.

- Mais jogos no Recife

Foto: Edmar Melo/JC Imagem Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Outro fator que pode ajudar muito os comandados de Oliveira Canindé é o fator casa. Nos próximos seis jogos da Série B, quatro serão no Recife, incluindo o clássico com o Náutico. O Tricolor já tem a segunda melhor campanha como mandante na Segundona. São 35 pontos somados em 16 partidas. Além disso, o Santa tem justamente o Avaí no Arruda, no dia 22 de novembro. Se mantiver esse desempenho, vai ser difícil segurar o avanço coral.

- Torcida

Foto: Guga Matos/JC Imagem Foto: Guga Matos/JC Imagem

Esse aspecto é cara do Santa Cruz. Basta o time embalar ou ficar perto de uma conquista, para a torcida abraçar a equipe. Desta vez não deve ser diferente. Mesmo jogando na Arena Pernambuco e enfrentando as já conhecidas dificuldades de mobilidade, os torcedores corais estão levando um bom público para São Lourenço da Mata. Como a partida contra o América-RN será na tarde de sábado, a tendência é que o comparecimento seja maior do que os últimos jogos. Vale lembrar também que há ainda duas partidas no Arruda até o fim da Série B, contra Sampaio Corrêa e Avaí. A promessa é de casa cheia.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias