Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Levir Culpi foi uma das maiores apostas do Sport em 2001

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/10/2014 às 13:16

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A vinda de Levir Culpi para o Sport em 2001 começou a ser rascunhada no final de 2000. O então comandante leonino, Emerson Leão, dividia o clube da Ilha com a seleção brasileira e a exclusvidade à canarinha estava prevista depois da participação rubro-negra na Copa João Havelange, o Brasileirão daquele ano. A diretoria recém-empossada negociou, mas o salário do técnico estourava o orçamento. Mas bastou perder o primeiro turno do Estadual que poderia render o inédito hexacampeonato aos leões que o dinheiro brotava em qualquer canteiro da Ilha do Retiro. Levir veio, viu e não venceu, deixando um rastro de insatisfação e diversas críticas aos seus trabalhos, considerados positivos no Cruzeiro e São Paulo, os dois times em que trabalhou antes de desembarcar no Recife.

Desembarque este, que surpreendeu o técnico, tamanho era o entusiasmo das dezenas de torcedores presentes. "Quer jogar? Quer jogar? O Levir vai te ensinar!", cantavam os rubro-negros, parodiando O Bonde do Tigrão, música onipresente na época. Ele estava há três meses sem trabalhar e confessou ter baixado sua faixa salarial para acertar com o clube pernambucano. Era uma sexta-feira, 16 de março. Dali a dois dias o Sport enfrentaria o Náutico, pela Copa do Nordeste, na Ilha do Retiro. O ex-zagueiro, que defendera o Santa Cruz no final dos anos 1970, queria ir para o banco, mesmo com o tempo exíguo para trabalhar. Ele substituía Jair Pereira e vinha com contrato apenas para o Estadual.

Levir topou o desafio de ir para o banco mal decorando os nomes de todos os jogadores. Viu o timbu voar em campo, vencer por 2x1 e a torcida adversária ironizar: "Ei, Levir, pede pra sair!" Na concorrida coletiva depois do jogo reconheceu que teria muito trabalho, pois "o time não tem um esquema".

Passou a ter mas sem variar virou presa fácil. O técnico insistia sempre que o time jogasse em troca de passes rápidas pelo meio da defesa adversária. Quando o rival se fechava, o Sport era anulado. Mesmo assim reagiu e chegou a liderar o primeiro turno do Campeonato Pernambucano, mas na reta final ficou atrás de Náutico e Santa Cruz. Na Copa do Brasil, vexame ao cair frente ao Flamengo do Piauí na segunda fase.

O melhor momento do técnico ficou para a Copa do Nordeste. De quase eliminado, o Leão ficou com a quarta e última vaga. Pelo regulamento, o primeiro colocado enfrentaria o quarto e o segundo e o terceiro fariam a outra semifinal em jogo único, na casa do time de melhor campanha. Liderados pelo veterano meia Valdo, os rubro-negros surpreenderam o Náutico, maior algoz na temporada, ao vencerem por 1x0, gol de Ricardinho. Mas a realidade foi dura na decisão contra o Bahia, na ainda antiga Fonte Nova. Dominado do começo ao fim, o Sport só perdeu por 3x1 devido a uma das maiores atuações da carreira do goleiro Zetti.

Todo esse acúmulo de fiascos explodiu logo na primeira rodada do segundo turno, quando o time perdeu para o Central por 1x0, em Caruaru. No dia seguinte, 28 de maio, terminava sem brilho um dos maiores investimentos num técnico já feitos por um clube pernambucano. No total, foram 25 jogos, com 14 vitórias, três empates e oito derrotas. O aproveitamento foi de 60% dos pontos.

Copa do Nordeste

Bahia    3x1    Sport

Náutico    0x1    Sport

Sport    3x1    Botafogo-PB

Sport    0x1    CSA

ABC    1x2    Sport

CSA    3x4    Sport

Sport    3x0    Ceará

Sergipe    2x3    Sport

Sport    1x2    Náutico

Copa do Brasil

Flamengo-PI 2x0    Sport

Sport 1x0 Flamengo-PI

Sport 0x1 CSA

CSA 3x4    Sport

Campeonato Pernambucano

Náutico    2x0 Sport

Sport 2x0 Santa Cruz

Centro Limoeirense 2x2 Sport

Sport 3x0 AGA

Sport 6x0 Vitória

Ferroviário(ST)    0x0 Sport

Sport 5x2 Central

Recife 0x2 Sport

Porto 1x3 Sport

Sport 1x2 Náutico

Santa Cruz 1x1    Sport

Central    1x0 Sport

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias