Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz tem tabu de 20 anos a quebrar contra o Vasco

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 17/10/2014 às 15:45

vasco_4x1_Santa_770

Foto: site oficial do Vasco da Gama

Há uma grande escrita a ser quebrada pelo Santa Cruz, neste sábado (18), na Arena Pernambuco. Lá se vão duas décadas que o Time do Povo não comemora um triunfo sobre o Vasco da Gama. Aliás, o próximo adversário do tricolor é uma dos mais complicados ao longo das décadas. Em 20 jogos, os cariocas venceram a metade (10). O time do Arruda levou a melhor apenas três vezes e outras sete terminaram empatadas.

O longo afastamento do Santa das principais divisões - foram seis anos entre as séries C e D - também contribuiu tanto para a escrita quando para os confrontos terem diminuído. O último triunfo coral aconteceu no dia 10 de maio de 1994 e pela Copa do Brasil. Os dois times se enfrentaram pelas oitavas de final. No jogo de ida, os pernambucanos venceram por 1x0, com gol de Joãozinho. Na volta, duas semanas depois, o Vasco deu o troco por 3x1 e avançou.

De lá para cá foram oito confrontos. Em cinco deles os vascaínos levaram a melhor e os três restantes terminaram empatados. Cruzmaltinos balançaram as redes em 20 oportunidades. Tricolores, nove. O jogo com mais gols aconteceu justamente nesse ínterim, novamente na Copa do Brasil, na segunda fase da competição em 2002.

No jogo de ida, o Santa perdeu por 2x1 mas venceu caro a eliminação na volta, em São Januário. Foi um apertado 3x3, com gols de Romário, Euller e Léo Lima para o Vasco. Neto, duas vezes, e Rincón, fizeram os gols tricolores.

No geral, as supremacia vascaína no confronto também reflete-se na quantidade de gols. Foram 35, um a mais que o dobro do que fez o Santa Cruz: 17. A história começou no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, conhecido por Robertão, em 1969, com um 3x0 para o Vasco, placar repetido no mesmo torneio, no ano seguinte. Os corais conseguiram a primeira vitória na primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971 ao fazerem 1x0, no Arruda. Betinho foi o primeiro jogador tricolor a marcar no time carioca.

No Brasileirão seguinte, o Santa conquistaria a segunda de suas três vitórias e com a maior vantagem: 2x0. Fernando Santana e Erb marcaram. No último confronto, o primeiro válido por uma Série B, os pernambucanos abriram o placar na Arena Pantal com Danilo Pires mas os mandantes reagiram e viraram para 4x1.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias