Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Defesa do Náutico garante vitória por 2x0 sobre o Avaí

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 04/10/2014 às 18:16

Timbu foi para sétimo com 41 pontos. Foto: Jamira Furlani/Avaí F.C. Timbu foi para sétimo com 41 pontos. Foto: Jamira Furlani/Avaí F.C.

Está certo que Tadeu e Bruno Furlan marcaram os gols da vitória por 2x0 do Náutico sobre o Avaí, na Ressacada, na tarde deste sábado, pela 27ª rodada da Série B. Mas foi a defesa alvirrubra a grande responsável por garantir os três pontos diante dos catarinenses. Isso porque o sistema defensivo do Timbu conseguiu impedir as principais jogadas dos donos da casa, que pareciam sem outra opção que não fossem as bolas cruzadas na área ou os chutes de longa distância. Acabou que Júlio César não teve grandes trabalhos na partida, a não ser sair da meta para segurar os cruzamentos. Foi um êxito mais tranquilo do que se imaginava antes do início do confronto.

A vitória chega em um momento importante para a equipe do técnico Dado Cavalcanti, pois permite que o Náutico continue no sonho do acesso.  Como bateram um adversário direto, os alvirrubros se aproximam mais do G4, estão em sétimo com 41 pontos. O objetivo agora é manter esse ritmo contra o América-MG, na Arena Pernambuco, na próxima terça-feira. O Avaí se mantém com os 49 pontos, mas pode perder a vice-liderança para o Joinville, que enfrenta o América-RN mais tarde. Na próxima rodada, o time de Santa Catarina encara o ABC, fora de casa.

LEIA MAIS:

> Nas ondas do rádio: confira os gols da vitória do Náutico

> Técnico do Náutico acredita que vitória traz moral para o time

O JOGO - Apesar da escalação com três atacantes, o que indicaria um time mais ofensivo, o Náutico foi uma equipe que priorizou a defesa durante boa parte dos 90 minutos, principalmente depois que obteve a vantagem com Tadeu aos 16 minutos. O atacante aproveitou bate-rebate na pequena área do Avaí e mandou para as redes ainda no primeiro tempo.

Coube então ao sistema defensiva alvirrubro segurar o ímpeto do adversário fora de casa. Para isso, o Náutico fechou o meio do campo e impediu as tentativas de penetrações do Avaí, que apostou muito dos cruzamentos e dos chutes de fora da área. Só que os catarinenses não estavam em um grande dia. Erraram a maior parte dos lances e facilitaram a vida de Júlio César, que teve pouco trabalho no gramado.

A estratégia do Timbu só não foi mais perfeita na tentativa de neutralizar o Avaí porque os contra-ataques não foram tão bem conectados. Faltou precisão na hora do passe. Por conta disso, a posse de bola, que poderia ser mais valorizada, caiu no pés dos donos da casa com maior facilidade. A sorte é que o adversário realmente não estava calibrado.

O castigo para a desorganização do Avaí veio nos minutos finais, quando o Náutico chegou ao segundo gol, fruto de um cruzamento, quem diria. Furlan aproveitou o espaço da zaga catarinense e mandou para o fundo das redes, matando a partida já aos 42 minutos da etapa final e quebrando a sequência de 12 jogos sem perder do Avaí.

FICHA DA PARTIDA - AVAÍ 0X2 NÁUTICO

Avaí: Vagner; Bocão (Eltinho), Antônio Carlos, Pablo e Marrone; Eduardo Costa, João Felipe, Diego Felipe (Diego Jardel) e Marquinhos; Roberto (Bruno Mendes) e Anderson Lopes. Técnico: Geninho.

Náutico: Júlio César; Rafael Cruz,Renato Chaves, William Alves e Rai; João Ananias, Paulinho (Elicarlos) e Vinícius (Cañete); Sassá (Furlan), Crislan e Tadeu. Técnico: Dado Cavalcanti.

Série B (27ª rodada). Loca: Ressacada, em Florianópolis (SC). Árbitro: Jailson Macedo Freitas (Bahia). Assistentes: Adson Márcio Lopes Leal e Adaílton José Jesus da Silva(ambos da Bahia). Gols: Tadeu (N) aos 16 minutos do primeiro tempo; Furlan (N) aos 42 do segundo. Amarelos: Paulinho (N),  Marrone (A), William Alves (N), Eltinho (A), Crislan (N) e Júlio César (N). Público: 8.791. Renda: R$ 136.116.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias