Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz se acomoda nos contra-ataques e perde para o Luverdense

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 16/09/2014 às 23:44

Foto: Edivaldo Rio/Luverdense Fotos: Edivaldo Rio/Luverdense

Por mais que explorar o contra-ataque seja umas das alternativas que o futebol permite, não se pode abusar dessa estratégia para sair com a vitória. Principalmente quando a equipe sai na frente e recua em excesso, deixando espaços para o adversário. O Santa Cruz foi exemplo prático dessa teoria na noite desta terça-feira, contra o Luverdense, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde. Conseguiu relativo sucesso na proposta inicial da partida, mas se acomodou no jogo e viu o adversário virar o confronto para 2x1, pela 23ª rodada da Série B. Tony abriu o placar, enquanto Rubinho e Léo anotaram para os donos da casa. Assim fica complicado querer se aproximar do G4.

Com o resultado, o Santa Cruz fica em 12º com 30 pontos, enquanto o Luverdense vai para sétimo com 34. Na próxima rodada, os corais recebem o Icasa, no Arruda, e tentam reencontrar a vitória depois de duas derrotas seguidas longe do Recife. Já os mato-grossenses enfrentam o Bragantino, fora de casa.

LEIA MAIS:

> Guedes diz que faltou ao Santa Cruz matar a partida quando teve a chance

O JOGO - O contra-ataque foi a estratégia do Santa Cruz na partida. Ficou com praticamente todos os jogadores atrás na linha do meio de campo e aguardou o Luverdense para pegar o adversário de surpresa. Deu certo nos primeiros minutos, principalmente porque os corais encontraram espaços nos lados do campo. Além disso, a velocidade de Natan, Wescley, Keno e Julinho ajudou no plano de jogo, principalmente na esquerda, onde o Tricolor mais se criou no gramado. O gol surgiu de um desses lances na esquerda. Natan foi lançado e tentou o chute. Braga colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti. Tony bateu e abriu o placar, aos 13 minutos.

O Tricolor ainda poderia ter chegado ao segundo gol se tivesse tido um pouco mais de capricho ainda no primeiro tempo. Só que os corais abusaram dos erros de passes e de finalização. Os erros custaram caro para o Santa porque o adversário, que sentiu dificuldades na primeira etapa, soube reagir nos 45 minutos finais. O Luverdense corrigiu o erro de marcação na esquerda e partiu para o ataque em busca da virada. O segundo tempo foi praticamente todo dos donos da casa, tamanho o volume de jogo. Foram chances criadas de todo tipo: de cruzamentos, chutes de longa distância e finalizações na grande e pequena área.

tricolor-770

O sufoco sofrido na etapa final também tem explicação na acomodação coral no próprio plano da partida. Ao contrário do primeiro tempo, o Tricolor deixou espaços na defesa e permitiu que o Luverdense criasse as oportunidades. Só ficou atrás se defendendo, e mal. Para piorar, não conseguiu sair nos contra-ataques com eficiência. Foi dominado.

Dentro desse cenário, foi natural que a virada viesse. Primeiro Rubinho marcou aos 3 do segundo tempo. Aproveitou a liberdade na entrada da área e chutou. A bola quicou no chão e enganou Tiago Cardoso. O meia ainda teve mais duas grandes chances antes de Léo tocar de cabeça e desempatar o jogo, aos 33 para dar números finais ao placar da partida. Ainda assim, ficou a impressão que um resultado melhor poderia ter vindo para os corais, que mais uma vez não souberam administrar uma vantagem no placar.

FICHA DA PARTIDA - LUVERDENSE 2X1 SANTA CRUZ

Luverdense: Gabriel Leite; Braga, Montoya (Renato), Jean Patrick e Edinho; Carlão, Júlio Terceiro, Rubinho e Washington (Felipe Alves); Reinaldo e Léo (Gilson). Técnico: Júnior Rocha.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Tony, Marllon, Everton Sena e Julinho; Sandro Manoel (Adilson), Bileu, Wescley (Everton) e Natan (Renatinho); Keno e Caça-Rato. Técnico: Sérgio Guedes.

Série B (23ª rodada). Local: Passo das Emas, Lucas do Rio Verde (MT). Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR). Assistentes: Adair Carlos Mondini e Pedro Martinelli Christino (ambos do PR). Gols: Tony (SC) aos 13 minutos do primeiro tempo; Rubinho (L) aos 3 e Léo (L) aos 33 do segundo. Amarelos: Braga (L), Julinho (SC), Montoya (L), Bileu (SC) e Renato (L).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias