Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Em carta, Milton Bivar tenta explicar polêmica do CT

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 02/09/2014 às 13:26

O ex presidente do Sport. Milton Bivar, resolveu enviar um esclarecimento à torcida do Sport sobre a polêmica do CT do clube, acompanhada nos detalhes pelo Blog do Torcedor.  Abaixo, o torcedor pode conferir o texto enviado.

 

Após se passarem exatos 6 anos da compra do CT (Centro de Treinamento) José de Andrade Médicis, adquirido com muito sacrifício por nosso grupo em 2008 na minha gestão como presidente do Sport Club do Recife, vejo esta aquisição, que reputo como a maior dos últimos tempos feita por um presidente do clube, entrar em polêmica através de jornais e rádios.

Tal fato me deixa ainda mais chateado, pois entendo que todo e qualquer assunto de interesse de nosso clube deva ser tratado em foro apropriado, que é o Conselho Deliberativo, instância máxima do clube. Como está sendo tratado, deixa transparecer um certo cunho político com uma dosagem de populismo.

A forma como esta aquisição foi feita contou com a ajuda da Associação Amigos do Sport, da qual fazem parte 12 colaboradores, dentre eles alguns ex-presidentes, vice-presidentes e diretores do clube, que emprestaram seus nomes, inicialmente para podermos tocar a ampliação de nosso estádio e posteriormente a aquisição do CT.

A compra e posterior arrendamento do CT, foi feita com a maior lisura, dentro da lei, com a colaboração profissional de advogados conhecedores da matéria, com competência e saber jurídico reconhecidos por todos no meio jurídico. Falo dos doutores Roberto Veiga e Renato Rocha, que representaram as partes envolvidas.

Esclareço alguns detalhes deste processo:

O Sport detém a posse total do imóvel por 180 anos, podendo fazer benfeitorias que serão revertidas totalmente a seu patrimônio, tendo ao final a opção de passar para o seu nome mediante pagamento de valor residual irrisório;

Está vetado a qualquer membro da associação, e a mesma, o direito de herança;

Se a associação se dissolver por qualquer motivo, até mesmo pelo falecimento de todos os seus membros, o que de fato irá acontecer ao longo desses 180 anos, o CT passa automaticamente para o nome do Sport;

O aluguel pago fruto do arrendamento é de valor irrisório, quase que simbólico;

Ao contrário do que falam as “más línguas”, o CT foi comprado com um sinal inicial e uma parcela final, através de um cheque visado, e não como apregoam alguns inconsequentes, de mau caráter, que não tem amor ao clube, com um cheque endossado.

Entretanto, o Sport tem hoje um grupo de advogados e juristas capacitados, que podem modificar essa situação atual, dando as mesmas garantias e blindagem que hora temos. Como todos sabem, a forma que utilizamos à época, era a única saída possível para realizarmos o sonho de adquirir nosso próprio CT, projetá-lo com ajuda do renomado arquiteto J.A Hawatt e iniciar as obras, sem correr o risco de tê-lo penhorado por dívidas passadas.

É sabido por todos o ocorrido com o Ginásio Marcelino Lopes no “Caso Leão”, que após penhora, não foi vendido por não encontrar compradores – desestimulados por não terem acesso ao bem, incrustado em nossa área. Tal característica não tem o nosso CT, que fica isolado em Paratibe, área de fácil venda por parte de quem o adquira através de uma penhora.

Todo esse receio deve-se há algumas poucas administrações irresponsáveis que tivemos, obra de alguns ex-presidentes, que um dia poderão voltar. Aproveito para sugerir que seja feita uma modificação em nossos estatutos, que permitam responsabilizar futuros presidentes e suas administrações irresponsáveis, levando-os a responder civilmente pelos seus atos, inclusive com seu patrimônio pessoal.

Estou certo de que nosso Conselho Deliberativo saberá dar, se não a melhor solução, a que traga maior segurança ao nosso patrimônio, fruto de muito sacrifício.

Espero que se encerre todo tipo de polêmica sobre nossa administração, que foi responsável pelo maior crescimento patrimonial do clube nos últimos tempos, com a aquisição do próprio CT, a Loja Oficial do Sport, O campo de Futebol Society, a área de Igarassu, o sistema de monitoramento de câmeras do estádio, as cadeiras instaladas nas sociais e na curva da sede, os ônibus novos, o site oficial, as obras de manutenção no estádio, ginásios, hotel e concentração. Tudo isto aliado a atos administrativos, tais como, o estancamento de ações trabalhistas (sem um novo caso sequer). Também em nossa gestão demos início a todos os acertos e parcelamentos fiscais através da Timemania.

No plano dos esportes tivemos as maiores conquistas no amadorismo, acima da média, fomos tricampeões no estadual, Vice-campeão Brasileiro de Juniores (revelando vários atletas), Campeão da Copa do Brasil, e em consequência, tivemos a maior participação da história de nosso clube numa Libertadores.        

MILTON BIVAR

LEIA MAIS: 

Martorelli diz que Sport pagou pelo CT e tem que assumir o terreno             

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias