Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Recife sedia pela primeira vez Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 29/08/2014 às 15:52

Pela primeira vez na história a capital pernambucana vai sediar um importante evento internacional de Pentatlo Moderno. Recife foi escolhida como a sede do Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno, que, neste segundo semestre, acontecerá no Centro Esportivo Salesiano - um dos centros oficiais de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) - e no Caxangá Golf e Country Club entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro. Simultaneamente ocorrerão as disputas do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno.

Além de receber um evento desse porte, a cidade vai proporcionar a chance para o público ver de perto os pentatetlas pernambucanos competirem em casa, fato também inédito. Para a competição são esperadas as participações das grandes estrelas do Estado, como Yane Marques, Priscila Oliveira e Larissa Lellys, além da revelação do pentatlo local, o atual campeão sul-americano Sênior, o jovem Felipe Nascimento, de apenas 21 anos.

Toda a estrutura será montada nos dois locais de referência do pentatlo pernambucano, o CT no Centro Esportivo Salesiano, que receberá as disputas de natação e esgrima, e o Caxangá Golf e Country Club, que sediará as modalidades do hipismo e o evento combinado de tiro e corrida, além de toda a premiação. O Sul-Americano recifense será realizado não somente na categoria Sênior (acima dos 22 anos), mas também nas categorias Jovem, com atletas até 18 anos, e Júnior, que corresponde aos competidores que têm entre 19 e 21 anos. A expectativa é de que o evento receba 150 atletas de seis países não só sul-americanos, mas também da América Central, como México e Panamá (nações convidadas).

Para o presidente da CBPM, Hélio Meirelles, a realização do evento internacional na cidade surge como um ótimo incentivo ao crescimento do Pentatlo Moderno no Estado. "O desenvolvimento da modalidade em Pernambuco vem por meio de duas vertentes: a visibilidade do Pentatlo alcançada com a medalha olímpica pela Yane Marques e o trabalho minucioso que vem sendo executado no Centro de Treinamento do Salesiano. Para coroar esse momento único no esporte local faltava sediar uma competição internacional com a capacidade de alavancar ainda mais o interesse pelo Pentatlo", comenta.

Ainda de acordo com Meirelles, um fator revelante para a competição é justamente o sentimento positivo dos atletas locais em competirem em casa. "Colhe-se um valioso sentimento de realização por parte dos atletas locais devido à oportunidade ímpar de participar de uma competição internacional em sua cidade. Muitas vezes os elevados custos das viagens inviabilizam a participação em competições no exterior, principalmente no caso dos mais jovens. Sem dúvida, a motivação para se dedicar com mais afinco aos treinos aumenta quando é dado ao atleta ainda em formação este tipo de oportunidade.", completa.

Quem compartilha da opinião do presidente é o coordenador técnico da CBPM no Recife, o pernambucano Michael Cunningham. De acordo com ele, trazer a competição internacional para a capital foi um grande passo na consolidação do Pentatlo Moderno como um dos expoentes pernambucanos. "É uma oportunidade única tanto para os atletas, que terão a chance pela primeira vez de competir em casa, quanto para o público, que verá bem de perto atletas como Yane Marques e Felipe Nascimento competirem. Acredito que esse evento só fortalecerá o desenvolvimento do Pentatlo no Estado e atrairá ainda mais atletas dispostos a conhecerem e, quem sabe, adentrarem na modalidade.", finaliza.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias