Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Em jogo equilibrado, Santa Cruz fica no 0x0 com o Sampaio Corrêa

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 19/08/2014 às 21:27

Foto: Douglas Júnior/ O Estado do Maranhão Foto: Douglas Júnior/ O Estado do Maranhão

Num jogo em que a balança oscilou para um e outro lado, o Santa Cruz arrancou um ponto no Castelão-MA ao empatar em 0x0 com o Sampaio Corrêa na noite desta terça-feira (19). O ponto conquistado deixou os corais em 14º lugar com 23 pontos mas um jogo a menos que os adversários. Pelo desempenho dos dois times e oportunidades criadas o resultado igual terminou sendo justo.

» Lamento e valorização do ponto conquistado

» Tiago Cardoso rebate críticas

O Santa Cruz resolveu explorar a fragilidade dos zagueiros do Sampaio. Começou o jogo marcando no campo maranhense. E levou perigo. Levaria até mais se o passe final, aquele que deixa o atacante em condições de marcar, saísse mais caprichado. Para ter uma ideia da pressão, aos três minutos o tricolor já batia o terceiro escanteio seguido.

Entrincheirado no seu campo, o time da casa optou pelo contra-ataque e também levou perigo. Com o passar do tempo, o time pernambucano descompactou duas duas primeiras linhas ofensivas e permitiu que o adversário jogasse com mais liberdade entre elas. Com isso, a bola chegou mais rápido e com mais qualidade ao ataque. Tiago Cardoso teve que mostrar serviço e contar com a sorte, como no chute de Edgar que bateu na trave direita.

O goleiro foi preciso no minuto seguinte ao desviar de ponta de dedo um chute rasteiro de Eloir. A essa altura o Sampaio já explorava o ponto fraco do Santa Cruz cantado em verso e prosa por tudo quanto é comentarista: os espaços nas duas laterais do campo. Foi por lá que William Paulista mandou para defesa do goleiro coral e, na segunda tentativa, passou raspando a trave. Ambas no lado esquerdo tricolor. Também foi pelo lado, só que direito, Hiltinho cruzou com tranquilidade para Edgar chutar mais uma com perigo.

A reta final da primeira etapa foi o inverso dos primeiros 15 minutos. Jogo só no lado da defesa do Santa. A diferença foi era o defeito. Se o do Santa era o passe final, o do Sampaio era a pontaria.

Vendo que estava exigindo demais de seu goleiro, o técnico Sérgio Guedes resolveu reforçar mais a marcação para ao menots tentar diminuir os apuros. Por isso, Memo assumiu o lugar de Wescley. A marcação realmente melhorou e os corais conseguiram aliviar a pressão do Sampaio. Mas os passes foram o calcanhar de aquiles, que atrapalharam as investidas ofensivas.

Só depois dos dez minutos, os corais conseguiram assentar a nova formação e também passaram a assustar. E o fizeram com bastante contundência. O zagueiro Renan Oliveira e o atacante Leo Gamalho carimbaram a trave maranhense.

A evolução dos pernambucanos não impediu os sobressaltos. Aos 24, por exemplo, Eloir cruzou e Everton Sena tentou o corte, aparentemente sem grandes consequências. Porém a bola tomaria o rumo das próprias redes se não fosse nas mãos do onipresente Tiago Cardoso.

A leitura que os dois times fizeram um do outro fez o jogo perder velocidade à medida que o jogo chegava perto do fim. Se não foi tão incisivo quanto no começo da segunda etapa, ao menos o Santa não precisou ser tão dependente de seu goleiro.

Ficha do jogo:

Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos; Hiltinho, Luis Otávio, Edimar e Willian Simões; Jonas, Uillian Corrêa (Arlindo Maracanã), Eloir e Márcio Diogo (Cleitinho); Edgar e Willian Paulista (Pimentinha). Técnico: Lisca.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Renan Fonseca e Renatinho (Julinho); Sandro Manoel, Danilo Pires, Carlos Alberto e Wescley (Memo); Keno (Pingo) e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes.

Estádio: Castelão, em São Luís (MA). Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Rio Grande do Sul). Assistentes: Fábio Pereira (Tocantins) e Nilton Pereira da Silva (Roraima).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias