Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Quatro motivos para o bom rendimendo da defesa do Sport na Série A

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 21/07/2014 às 20:40

Qualidade do zagueiro Durval é um dos pontos fortes da zaga leonina. Fotos: JC Imagem Qualidade do zagueiro Durval é um dos pontos fortes da zaga leonina. Foto: JC Imagem

Os cinco jogos sem sofrer gols e o posto de quinta melhor defesa da Série A não são fruto apenas do acaso no Sport. Vários fatores influenciam no bom momento do sistema defensivo leonino no Brasileirão. Desde a qualidade dos jogadores até a filosofia empregada pelo técnico Eduardo Baptista, por exemplo. Tudo influencia de maneira coordenada. O Blog do Torcedor entrevistou o jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e elencou quatro motivos para a muralha rubro-negra. Confira:

Qualidade das peças de defesa, em especial Durval

No começo da temporada, o Sport priorizou os jogadores de defesa nas contratações. Peças como Rodrigo Mancha, Ferron e Ewerton Páscoa desembarcaram na Ilha do Retiro com a missão de qualificar o setor rubro-negro. Além disso, a direção leonina trouxe um jogador que é considerado o pilar da defesa: o zagueiro Durval. Com ele em campo, foram apenas seis derrotas do Sport e dois títulos no primeiro semestre - o do Pernambucano e o da Copa do Nordeste. "Acredito que o Sport tem um jogo coletivo, mas a experiência de Durval vem sendo fundamental. Ele é o pilar da defesa do Sport. Pode notar que os outros zagueiros rendem mais quando têm ele ao lado. Foi assim com o Ferron e o Páscoa agora", disse o narrador Aroldo Costa, da Rádio Jornal e JC News.

Bom momento dos jogadores

Mas de nada adiantaria a qualidade da equipe se os jogadores não estiverem passando por um bom momento, tanto técnico como pessoal. Um bom exemplo é Ewerton Páscoa, que acabou de ser pai. Além disso, como o Sport não vive turbulências fora das quatro linhas, os jogadores só podem se concentrar em jogar futebol.

LEIA MAIS:

> Sport- Éwerton Páscoa em ótima fase também fora do campo

Filosofia de Eduardo Baptista

Foto: Diego Nigro/JC Imagem Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Outro ponto é a estratégia montada por Eduardo Baptista para a defesa rubro-negra. Praticamente todos os jogadores marcam. "O Sport é um time compacto que diminui os espaços do campo. Contra o Goiás, a marcação quebrou a linha de passe e obrigou o chutão. Coletivamente, é um dos melhores times da competição", disse Wladmir Paulinho, do NE10.

LEIA MAIS:

> Variação tática do Sport foi decisiva para vitória sobre o Botafogo

Entrega dos atletas

Foto: JC Imagem Foto: JC Imagem

O último item nos argumentos para o bom momento da defesa do Sport é a entrega dos jogadores dentro de campo. De nada serve ter atletas de qualidade e um bom esquema tático se os jogadores não assimilarem bem a filosofia colocada. "O Sport tem a qualidade de jogadores como Durval aliada com a filosofia de Baptista. São boas peças com práticas bem assimiladas", destacou Marcos Leandro, editor de esportes do Jornal do Commercio.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias