Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

A economia do ataque do Sport na Série A

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 21/07/2014 às 12:51

Foto: Guga Matos/JC Imagem São apenas nove gols do Leão no Brasileirão. Foto: Guga Matos/JC Imagem

A defesa do Sport pode viver um bom momento com os cinco jogos sem sofrer gols na Série A. É um fator positivo, lógico, mas de nada adianta ficar invicto no gol se o poder ofensivo não corresponder lá na frente.  O Leão pode não ser o pior ataque da competição, porém vem tendo um rendimento econômico com apenas nove gols. Nas últimas cinco partidas, por exemplo, foram apenas três. É o terceiro pior ataque entre os dez primeiros colocados do Brasileirão. Somente Grêmio (sétimo) e Goiás (décimo) estão atrás.

Nas cinco vitórias leoninas, apenas uma foi marcando mais de um gol, contra a Chapecoense, na segunda rodada. Os outros quatro resultados posivitos foram obtidos na base do modesto 1x0 - contra Coritiba, Vitória, Bahia e Botafogo. Os comandados de Eduardo Baptista ainda marcaram nas derrotas para Corinthians e Inter e no empate em 1x1 com o Santos.

Motivos para tal rendimento, que é importante destacar que não chega a ser uma seca de gol, podem ser encontrados nas estatísticas leoninas na Série A. O Sport é o quarto time que mais chuta errado na competição, com 91 finalizações equivocadas (dados do Footstats). Se a bola não vai no alvo, fica difícil marcar. Além disso, é também a segunda equipe que mais fica em impedimento (29). Ou seja, o Leão pode até criar chances, mas está esbarrando nos erros, individuais e coletivos.

Curiosamente, o artilheiro do Sport na Série A com três gols, Neto Baiano, é o jogador do time que mais vem errando finalizações e ficando mais vezes em impedimento. São 18 chutes errados (quarto neste aspecto) e 13 impedimentos (segundo colocado). Prova que Neto é um jogador muito acionado, mas que também comete muito equívocos por receber a bola em más situações ou até mesmo por precipitações na partida.

Claro que o momento do ataque leonino não chega a ser preocupante, a ponto de grande mudanças ou desesperos. Mas vale o alerta para que a equipe tenha equilíbrio entre defesa e ataque.

MUDANÇAS - Para a próxima partida do Sport na Série A, contra o Atlético-MG, no Recife, o técnico Eduardo Baptista não terá o volante Rithely e o lateral-direito Patric, suspensos com o terceiro cartão amarelo. Para os lugares deles, o treinador pode colocar William e Vitor respectivamente. A dupla inclusive pode já entrar no confronto diante do Paysandu, pela Copa do Brasil, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias