Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

No Pernambucano 100, o Sport entra para o clube dos quarentões

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 23/04/2014 às 23:57

Durval comemora seu gol. Foto: Diego Nigro/JC Imagem Durval comemora seu gol. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Em sua edição de número 100, o Campeonato Pernambucano premiou seu maior vencedor. Com uma nova vitória sobre o Náutico, desta vez por 1x0 na Arena Pernambuco, o Sport conquistou a competição pela 40ª vez em sua história. O capitão Durval, ainda ainda não marcara um gol sequer desde que retornou à Ilha, foi o autor do gol que ratificou o título. E justamente em cima de sua maior vítima.

» Confira o especial do Campeão 2014

» O gol de Durval nas lentes da JC Imagem e voz de Aroldo Costa

» Baixe o pôster do campeão

Antes do jogo começar o técnico Lisca avisou que o Náutico não seria um time desesperado mas iria adiantar um pouco sua marcação. Dito e feito. Sem querer correr mais que a bola, os jogadores alvirrubros começavam a pressão um pouco além da linha central de campo e, principalmente com os laterais adiantados para conter as descidas de Patric e Renê.

O Sport, que veio sem Felipe Azevedo, mas com Ananias. Segundo o treinador Eduardo Baptista, o baixinho tem mais posse de bola que Felipe Azevedo e seria essa a característica que ele queria mais forte na equipe. Mas, ao contrário de seu colega de profissão, o que ele preconizou não aconteceu nos primeiros minutos. A posse de bola que faltou sobrou em faltas. Antes dos 20 minutos, o time visitante já cometera uma dezena delas. E bem distribuídas. Apenas Durval e Aílton não cometeram infrações nesse intervalo de tempo.

Apesar do domínio territorial, o Náutico não conseguia verticalizar o jogo. Tocava bem a bola até a intermediária, mas faltava acertar o passe final. Zé Mário chegava. Marinho se movimentava tanto pelo lado esquerdo quanto direito, mas Marcelinho, o centroavante, não recebia uma bola redonda. Quando finalmente conseguiu articular uma jogada mais rápida, o Sport levou perigo. Aos 21 ele recebeu de Renê e chutou forte. Alessandro, mesmo bem colocado, deu rebote. Neto Baiano acompanhava e tentou empurrar com o peito, mas foi fraco e dessa vez o goleiro timbu segurou.

Durval ergue mais uma taça. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem Durval ergue mais uma taça. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O dono da Arena deu o troco com juros aos 29. Jackson, passou por Durval e entrou livre na área. Mas cometeu o pecado de fechar os olhos e soltar uma bomba. Não viu que Magrão se atirava para o lado oposto. A bomba explodiu no travessão e foi embora. O timbu ficou mais tempo no campo ofensivo mas sem concluir com a qualidade necessária. Zé Mário tentava de longa distância e as enfiadas pelo meio não encontravam o alvo correto. Por sua vez, o leão quando retomava a bola não conseguia acertar o passe para sequer iniciar os contra-ataques, principalmente quando elas chegavam aos pés de Patric e Aílton.

Mesmo com bom volume de jogo, o Náutico voltou para o segundo tempo com mais um armador. Marcos Vinícius entrou na vaga de Elicarlos. O jogo só não foi um clone do início da primeira etapa porque o Sport foi menos passivo. O time rubro-negro marcou mais perto, procurando antecipar os movimentos do adversário. A partida ficou menos feia, pois a bola correu mais. Mas a mudança do Náutico também contribuiu, pois com Marcos Vinícius o timbu usou menos os lados do campo.

Com apenas dez minutos, Eduardo Baptista acionou Rithely e Danilo nos lugares de Ewerton Páscoa e Wendel. O Sport ganhou em jogadas pelo lado esquerdo, mas preferiu os chutes de longa distância às tabelas entre o lateral dublê de atacante e Renê. Essa pressa em finalizar dos leoninos terminou ajudando o adversário. O Náutico conseguia manter o jogo mais tempo no campo defensivo do Sport mas ainda sem conseguir finalizar de maneira mais contundente.

eduardo_gol

Isso só veio acontecer aos 22 minutos. Zé Mário foi lançado dentro da área e ainda teve tempo de dominar. Magrão saiu do gol e defendeu com o pé. A bola ainda insistiu em ficar na área rubro-negra mas sem que ninguém chutasse. No bate-rebate, sobrou novamente para Magrão, desta vez com bem menos dificuldade.

E quando o Náutico já mostrava a mesma superioridade do primeiro tempo veio golpe fatal. E logo em dose dupla. Aos 32 minutos, Ananias puxou o contra-ataque e foi derrubado por Leonardo Luís. Como ele recebera amarelo logo no começo do jogo foi expulso. Na cobrança da falta, Aílton mandou para a área e Durval, com um toque quase imperceptível de cabeça, desviou de Alessandro para fazer 1x0.

Dois golpes duros que acabariam com o ânimo de qualquer time. Menos do Náutico. Bravamente o timbu foi para cima. O Sport só esperava o contra-ataque e parecia que assim levaria o jogo em banho-maria até o fim. Mas essa folga durou apenas três minutos. Renê fez falta dura em Jackson e também tinha amarelo. Foi advertido novamente, mas com a cor vermelha.

Mesmo assim, o técnico rubro-negro tirou um meia, Aílton, para acionar um atacante, Felipe Azevedo. Com mais espaço em campo, a mudança de Baptista deu certo. Felipe Azevedo valorizou a posse de bola o mais longe possível do campo do Náutico, que não teve mais força de marcar, fazer a transição ofensiva e ainda concluir com qualidade.

Ficha do jogo:

Náutico: Alessandro; Jackson, Flávio, Leonardo e Rai (Leleu); Dê, Elicarlos (Marcos Vinícius), Yuri e Zé Mário; Marinho e Marcelinho. Técnico: Lisca.

Sport: Magrão, Patric, Durval, Ferron e Renê; Ewerton Páscoa (Rithely), Rodrigo Mancha, Aílton e Wendel (Danilo); Neto Baiano e Ananias.

Local: Arena Pernambuco. Árbitro: Leandro Vuaden. Assistentes: Charles Rosa e Clóvis Amaral. Gols: Durval, aos 32 do segundo tempo. Cartões amarelos: Jackson, Rodrigo Mancha, Renê, Aílton e Neto Baiano. Expulsões: Leonardo Luís e Renê. Público: 30.061. Renda: R$ 809.950.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias