Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

A Inglaterra no Brasil: a ligação entre dois países do futebol

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 21/04/2014 às 9:03

Do site oficial da Fifa

“Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, já era novidade, visto que na época somente conheciam o críquete”, afirmou Charles William Miller, em depoimento à revista “O Cruzeiro”, em 1952. Essa frase pode parecer absolutamente normal em muitos territórios, nos quais os gramados servem de base para jogadores munidos de bastões e outros apetrechos. Neste caso, porém, o personagem estava se referindo à cidade de São Paulo, a maior do Brasil. Sim, o Brasil, o país do... críquete?

Ao menos no final do século 19, a impressão era essa. Mas esse paulistano, descendente de ingleses e escoceses, tratou de fazer sua parte para mudar o curso da história, a ponto de ser considerado o grande pioneiro da modalidade que se tornaria praticamente uma religião para sua nação.

Se, mais de cem anos atrás, o nome mais difundido do esporte era o football – em inglês mesmo –, não tardou muito para que os brasileiros, tal como fizeram com a prática do esporte em si, se apoderassem do termo, aportuguesando tudo. Nasceu, então, o “futebol” - assim como outros vocábulos derivativos, como “chutar” (shoot), “driblar” (dribble) e, claro, o “craque” (crack).

Leia a matéria completa AQUI

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias