Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sport começa disputa da Série A tentando surpreender equipes que ainda se ajustam

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 19/04/2014 às 10:02

Até onde pode chegar a equipe de Neto Baiano? Foto: Guga Matos/JC Imagem Até onde pode chegar a equipe de Neto Baiano? Foto: Guga Matos/JC Imagem

A maior competição do Brasil começa neste fim de semana. É a largada para o Brasileirão 2014. São 20 equipes na luta pelo título, por vagas na Libertadores, na Sul-Americana ou até mesmo pela permanência na Série A. O Sport é o representante pernambucano na competição e espera surpreender os rivais neste início de competição. Abaixo, uma breve análise das equipes que estão no Brasileirão:

Mineiros chegam muito fortes neste início de competição

Apesar de continuarem na Libertadores, tanto Cruzeiro como Atlético-MG vêm fortes na Série A. A Raposa, que luta pelo bicampeonato, reforçou ainda mais o seu elenco e pode se dividir entre o Brasileirão e a competição sul-americana. O grande destaque do time azul continua sendo Everton Ribeiro, eleito craque de 2013. Uma possível fraqueza é não ter mais o elemento surpresa neste início de Série A. O Cruzeiro é a equipe a ser batida.

Cruzeiro está vivo na Libertadores. Foto: Cruzeiro Cruzeiro está vivo na Libertadores. Foto: Cruzeiro

Já o Atlético-MG pode não o mesmo elenco recheado dos cruzeirenses, mas possuem muita qualidade com atletas como Ronaldinho Gaúcho e Jô. O técnico Paulo Autuori mudou um pouco a maneira do Galo atuar e reforçou a defesa da equipe, que sofre poucos gols. Uma possível fraqueza seja o mau momento de jogadores como Diego Tardelli e Ronaldinho. Ainda assim, entra sonhando com o título.

Gaúchos querem voltar a levantar a taça da Série A

As equipes gaúchas podem não ter o favoritismo de Cruzeiro e Atlético-MG, mas também chegam forte na Série A. Campeão estadual com sobras, o Internacional é quem sonha mais alto. Comandados pelo argentino D'alessandro, o Colorado ainda tem o retorno dos jogos no Beira-Rio. A expectativa do time de Abel Braga é lutar pela taça ou pelo menos por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Inter sonha alto. Foto: Internacional Inter sonha alto. Foto: Internacional

O Grêmio poderia até chegar mais forte na Série A, mas além de se dividir com a Libertadores, tem que superar a derrota sofrida na final do Gaúcho. O destaque é o atacante argentino Barcos, que voltou a marcar muitos gols com a camisa tricolor. Além dele, vale observar o jovem Luan, que vem sendo um dos principais articulares do Grêmio.

Paulistas enfraquecidos depois de muito tempo

Desde 1988, São Paulo não tinha um Brasileirão tão ruim como foi o do ano passado, quando a melhor equipe paulista foi o Santos, que ficou em sétimo. E o cenário não mudou muito para 2014. Os quatro grandes de São Paulo chegam para o início de Série A sem grandes perspectivas de títulos. São Paulo e Corinthians vivem uma reformulação no elenco e são interrogações. A esperança dos tricolores recai sobre o atacante Alexandre Pato, trocado por Jádson com o Corinthians. Curiosamente, o ex-são paulino é o grande nome dos alvinegros, que já não possuem a mesmo força de 2012, por exemplo.

Alexandre Pato é esperança do São Paulo. Foto: São Paulo Oficial Alexandre Pato (em primeiro plano) é esperança do São Paulo. Foto: São Paulo Oficial

Santos e Palmeiras sãos as equipes mais arrudas dos quatro grandes do estado. Ainda assim possuem suas ressalvas. O Peixe sofre com a crítica da torcida a Leandro Damião, que não engrenou ainda. Já o Verdão vive dúvidas sobre o meia Valdívia, que é muito irregular na temporada.

O interessante em São Paulo mesmo será observar como vai se comporta o goleiro Rogério Ceni, que tem vive sua última temporada como profissional no São Paulo.

Baianos vivem momentos opostos

As duas equipes baianas vivem momentos diferentes para a estreia no Brasileirão. Campeão estadual, o Bahia é quem chega melhor ajustado para a competição. A meta é fazer um papel melhor em relação aos últimos anos, quando brigou pelo rebaixamento. O otimismo é grande no Tricolor de Aço não só pela conquista do Baianão, mas também pela arrumação que o clube vem passando fora dos gramados. O Bahia trocou recentemente de direção e tem a torcida mais perto. Além disso, o elenco é melhor qualificado com nomes como o jovem Anderson Talista e o meia Maxi Biancucchi, que curiosamente estava no Vitória em 2013. Um possível ponto fraco é o ataque que não faz muitos gols.

Baianos possuem sonhos diferentes. Foto: Bahia Oficial Baianos possuem sonhos diferentes. Foto: Bahia Oficial

Já o Vitória pode-se dizer que dormiu no ponto depois da bela campanha na Série A do ano passado, quando ficou em quinto. O Leão da Bahia perdeu seus melhores jogadores e demorou para repor as peças. O reflexo disso foi na queda do nível técnico da equipe. Para piorar a situação, o rubro-negro perdeu o principal jogador, o meia Escudero, que está lesionado e só volta no segundo semestre. A vida não será fácil para o Vitória.

Catarinenses esperam zonas intermediárias

Três são os representantes de Santa Catarina no Brasileirão - Chapecoense, Figueirense e Criciúma. Do trio, o Figueirense é quem aparece como a melhor equipe. O Figueira chega empolgado pelo título do Catarinense e pela evolução da equipe. Um possível problema é o grupo reduzido. O experiente Marcos Assunção é o motor do alvinegro, que espera não ter que lutar contra o rebaixamento.

Criciúma ainda se ajusta. Foto: Criciúma Oficial Criciúma ainda se ajusta. Foto: Criciúma Oficial

Chapecoense e Criciúma são interrogações para a Série A. O time de Chapecó volta para a elite do futebol brasileiro depois de muito tempo afastado (jogou o Brasileirão apenas no fim da década de 70) e vem com uma proposta modesta e clara: não cair. Para isso, aposta em uma fórmula que trouxe sucesso em anos anteriores: manteve a base que vem dando bons frutos para o clube e contratou jogadores pouco conhecidos no cenário internacional. O goleiro Lauro, ex-Internacional é o jogador mais conhecido. A política da Chapecoense é completamente a oposta do Criciúma, que trouxe medalhões para o grupo de 2014. O interminável Paulo Baier é o craque do Tigre. Nomes como o volante Martinez (ex-Náutico) e o lateral-esquerdo Cortêz (ex-São Paulo e Benfica). Ainda assim, o Criciúma precisa se ajustar muito para não fazer feio. Fez um Estadual ruim e sofre com a falta de um matador. Cristiano, que foi destaque do Paranaense pelo Londrina é a esperança do Tigre.

Cariocas não esperam muito do Brasileirão

Assim como os paulistas, os times do Rio de Janeiro não estão muito otimistas para a Série A. Botafogo e Fluminense são as equipes que mais preocupam. O Fogo fez uma péssima campanha no Carioca e foi eliminado da Libertadores ainda na primeira fase. O alvinegro sofre com problemas de salários atrasados e boatos de que os jogadores não se dão bem. Outro problema do Botafogo é a falta de um atacante que faça gols, tanto que Emérson chegou para ocupar essa vaga. A situação é muito similar a do Fluminense, que vive problemas fora das quatro linhas com o atrito entre a direção e o principal patrocinador: a Unimed. Além disso, há o desgaste do clube por conta da permanência do Flu na Série A na base do tapetão. O destaque é o atacante Fred, que em forma leva perigo para qualquer defesa.

Flamengo de Alecssandro é o melhor carioca. Foto: Flamengo Flamengo de Alecssandro é o melhor carioca. Foto: Flamengo

O Flamengo é quem vive uma situação mais tranquila em relação aos rivais. Ainda assim, isso não significa muito já que o rubro-negro não tem grandes esperanças de brigar pelo título. O elenco é reduzido e não teve grandes reforços. O Urubu vai apostar em atletas desconhecidos e torcerá para dar certo. Hernane e Alecssandro são os destaques.

Paranaenses começam a Série A precisando de ajustes

Os paranaenses não possuem muitos motivos para otimismo na Série A. Tanto os torcedores de Coritiba como os do Atlético-PR estão receosos com o momento de seus times. Quem mais preocupa é o Furacão, que se desfez do time da Libertadores e está apostando em atletas jovens. O Coxa está um passo na frente, mas sofre com problemas de comando. O técnico Celso Roth chegou para o Brasileirão com a esperança de arrumar o time, que sofre com lesões. O destaque ainda é o meia Alex, que vive sua última temporada como profissional.

Coritiba vem com novo técnico, Celso Roth. Foto: Coritiba Coritiba vem com novo técnico, Celso Roth. Foto: Coritiba

Goiás vem como candidato forte ao rebaixamento

Uma equipe que provavelmente começa a Série A como forte candidata ao rebaixamento é o Goiás. O time esmeraldino perdeu a final do Goiano para o Atlético-GO e trocou de técnico - saiu Claudinei Oliveira e entrou Ricardo Drubscky. O elenco também não é dos mais fortes e a diretoria não possui muito dinheiro para investimento. A situação está muito complicada no Goiás.

Sport busca surpreender

Campeão da Copa do Nordeste e finalista do Pernambucano, o Sport tenta surpreender os rivais neste início de competição. Para isso, aposta em um time já arrumado e com uma defesa muito forte. Uma possível fraqueza é falta de um meia tanto para o time titular como para a reserva - Aílton ainda não inspira tanta segurança. O prognóstico inicial é que o Leão fique pelo menos nas posições intermediárias neste começo de Brasileirão.

Foto: Guga Matos/JC Imagem Foto: Guga Matos/JC Imagem

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias