Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sport vence o Náutico por 2x0 e larga na frente

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 17/04/2014 às 0:01

Foto: Edmar Melo/JC Imagem O lateral-direito Patric abriu o caminho da vitória. Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Num segundo tempo mais movimentado, o Sport foi eficiente nas oportunidades que teve e largou na frente do Náutico na decisão do Campeonato Pernambucano ao vencer por 2x0 na noite desta quarta-feira (16), na Ilha do Retiro. Patric e Neto Baiano marcaram os gols da vitória, que dá aos leoninos a vantagem de empatar na próxima quarta (23), na Arena Pernambuco para levantar o título. Aos timbus, que tiveram um gol mal anulado aos 43 da etapa final, resta vencer por qualquer placar e forçar a decisão por pênaltis.

Os dois times iniciaram o jogo fazendo jus às suas características. Por isso, cada um levava vantagem num fator, exatamente pela deficiência do outro. O Náutico optou por marcar forte do meio de campo para trás. A vantagem concedida aos rubro-negros foi ter metade do espaço sem sofrer apertos. De seu lado, a deficiência do Sport foi não imprimir a velocidade suficiente para sair do bloqueio do rival.

Resultado? Jogo preso entre as duas intermediárias e os atletas dos dois times ligadíssimos na marcação. Mas nem por isso a partida ficou feia. Parecia um jogo de xadrez, com os deslocamentos marcados com disciplina militar. Pela postura defensiva de ambos, não é de se estranhar que o Sport tenha apresentado maior domínio territorial. Mas para finalizar demorou um pouco. Aos 11 minutos, Felipe Azevedo deslocou-se para a meia direita e foi lançado em velocidade por Aílton. Ele entrou na área e chutou forte. Alessandro fez boa defesa.

Antes do jogo, técnicos Eduardo Baptista e Lisca se cumprimentam. Foto: Diego Nigro/JC Imagem Antes do jogo, técnicos Eduardo Baptista e Lisca se cumprimentam. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Essas entradas de alguns jogadores do Sport como elementos-surpresa - à exceção de Neto Baiano - começaram a surtir efeito aos poucos. Ewerton Páscoa, Renê e Rodrigo Mancha tentaram o mesmo tipo de jogada. Aos 14, Renê passou para Neto Baiano ajeitar para Felipe Azevedo tentar pela segunda vez. Ele carimbou Raí e a bola saiu para escanteio. Azevedo teria a terceira finalização aos 20, novamente recebendo de Aílton e dando à bola o destino da linha de fundo novamente.

A essa altura o Náutico já retraíasse totalmente, no aguardo de alguma brecha - que não encontrava - para contra-atacar. Por isso só fez Magrão trabalhar aos 22 minutos quando Zé Mário arriscou de fora da área e o goleiro rubro-negro espalmou para escanteio. Essa 'acrodada' do Náutico serviu para o time sair um pouco mais da trincheira que criara em seu campo defensivo. A bola ficou um pouco mais distante da área de Alessandro e aumentaram as faltas, deixando o jogo fechado até o último apito.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com mudanças, mas o Náutico foi mais radical. Geovane e Marcelinho entraram nos lugares de Leleu e Marcos Vinícius, deixando o time ao menos na teoria, mais ofensivo. O Sport veio de Ananias no posto de Felipe Azevedo. O Náutico se deu melhor porque os tão aguardados contra-ataques começaram a se esboçar. Não se concretizaram porque os defensores rubro-negros conseguiam evitar o passe final. Aos sete, por exemplo, Durval evitou que a bola chegasse para Marcelinho, que estava livre de marcação.

O Sport também sofreu porque o jogador que entrou não rendeu o esperado. Mesmo com a deficiência na finalização, Felipe Azevedo dava opção pelas laterais do campo, coisa que seu substituto não fez. E justamente quando o Náutico era mais incisivo, tocava mais a bola na vertical em direção à área leonina, os donos da casa conseguiram o balde de água fria.

Aos 19 minutos, Aílton cruzou da direita e Neto Baiano fez bem o pivô para Patric. O lateral chutou com estilo, de três dedos, no canto esquerdo de Alessandro para fazer 1x0. E, realmente, os alvirrubros sentiram o gol. A pegada reduziu e os erros de passe aumentaram vertiginosamente. O Sport retomou o domínio territorial, afastou o adversário de seu campo e encontrou espaços no setor defensivo, já que o meio de campo do Náutico estava fragilizado pelas substituições.

Foi assim que o time da Ilha chegou ao segundo gol, aos 39 minutos. Renê cruzou e Durval, que curtia uma de atacante, serviu Neto Baiano de cabeça. O artilheiro leonino dominou e chutou na saída de Alessandro para carimbar a vitória do Sport. O Náutico ainda faria o seu gol de honra, mas ele não foi computado pelo erro do assistente Elan Vieira. Marcelinho recebeu em posição legal e acertou o canto esquerdo. Mas o árbitro Wilton Sampaio atendeu à solicitação e manteve o placar de 2x0.

Ficha do jogo:

Sport: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa (Rithely) e Aílton; Wendel (Renan Oliveira), Felipe Azevedo (Ananias) e Neto Baiano. Técnico: Eduardo Baptista.

Náutico: Alessandro; Jackson, Flávio, Leonardo e Rai; Dê, Yuri, Zé Mário, Marcos Vinícius (Vinícius) e Leleu (Marcelinho); Paulo Júnior (Geovane). Técnico: Lisca.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Wilton Sampaio (DF). Assistentes: Elan Vieira e Wlademir de Souza Lins (ambos de PE). Gols: Patric, aos 19; e Neto Baiano, aos 39 do segundo tempo. Cartões amarelos: Ferron, Patric, Ewerton Páscoa e Zé Mário.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias