Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

O duelo tático de Sport e Náutico na decisão do Pernambucano

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 15/04/2014 às 19:44

Um duelo interessante de se observar nas finais do Pernambucano é o confronto tático de Náutico e Sport. Tanto Lisca como Eduardo Baptista são conhecidos pelo árduo trabalho estratégico. A ideia obviamente é tentar surpreender o adversário. No entanto, já existe um desenho tático em ambos os lados, incluindo a função de cada jogador dentro do gramado. O Blog do Torcedor separou uma breve análise de cada esquema com os principais pontos fortes de alvirrubros e rubro-negros:

Sport - 4-3-3

sport-time-classico

Descrição: É um 4-3-3 em que o compromisso com a marcação é a principal característica. Os dois jogadores com a função de atacantes pelos lados do campo (neste caso Felipe Azevedo e Wendel) se preocupam tanto com o ataque como com a defesa marcando o lateral adversário na saída de bola. Outro trunfo são as subidas dos laterais Renê e Patric e dos volantes Mancha e Páscoa - que dão a alternativa pelo meio. Aílton é responsável por segurar a bola um pouco mais e dar o passe final para as opções ofensivas. No comando do ataque, Neto Baiano é o homem gol, mas também cumpre funções defensivas ao marcar zagueiros adversários e faz o famoso pivô para a passagem dos atletas que chegam de trás - foi assim no clássico contra o Santa Cruz em que o Sport venceu por 3x0 com dois passes de Neto.

Fique de olho: Na função que alguns jogadores exercem em campo independente da posição de origem. Wendel, por exemplo, se diz volante, mas neste esquema atuará mais aberto pela esquerda como um atacante. Outra função interessante de se observar é a de Felipe Azevedo que vem para o meio de campo em muitas oportunidades funcionando como um homem de criação. Do banco podem surgir outras mudanças como Danilo, lateral-esquerdo, atuando como um atacante pela esquerda.

nautico-tatica-

Descrição: No papel poderia ser um 4-4-2, mas acaba se tornando uma espécie de 4-5-1 por conta do posicionamento dos jogadores em campo. O técnico Lisca gosta de montar um meio de campo forte, bem resistente pelo meio e com dois jogadores que normalmente jogam bem abertos pelos lados do gramado. Neste caso, Zé Mário e Paulo Júnior poderiam fazer essa função apostando na velocidade. Se o comandante alvirrubro optar por Marcos Vinícius no meio, o Náutico ganha na criação e na chegada pelo meio. Marcos pode funcionar como um falso centroavante em alguns momentos e surpreender as defesas adversárias. No aspecto defensivo, o Timbu tem laterais fortes na marcação e uma dupla de volantes que torna difícil a penetração pelo meio. É preciso muita movimentação e velocidade para superar a defesa do Náutico.

Fique de olho: Na movimentação de Marcos Vinícius. Se escalado, o meia pode fazer várias funções no gramado. Pode jogar aberto por um dos lados do campo e adiantar Paulo Júnior mais para frente ou até mesmo atuar mais centralizado na criação. Outra opção é revezar com Marcelinho o espaço ocupado na área como um falso centroavante para enganar as defesas adversária. Se existe uma surpresa que Lisca pode armar para cima de Eduardo Baptista é na movimentação de Marcos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias