Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Fisiologista afirma que desgaste físico não será problema para o Sport nos jogos decisivos

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 03/04/2014 às 16:18

Não vale apenas conhecer o jeito de cada jogador dentro de campo.Tem que saber também a condição física de cada um, e ter a certeza na hora de poupar alguém de alguma partida. O Sport é um privilegiado por ter como técnico o também preparador físico Eduardo Baptista. Foi por causa dele e de toda a comissão técnica do Leão que o time chega bem preparado e com todos os jogadores à disposição para a maratona de jogos decisivos que terá pela frente.

Neste mês de abril poderão ser até nove jogos a serem disputados. Entre eles, uma semifinal (Santa Cruz pelo Pernambucano) e uma final (Ceará, Copa do Nordeste) já estão garantidas, e caso o time passe pelo Santa Cruz  terá mais uma decisão para jogar.

Acrescente também na conta rubro negra as estreias na Copa do Brasil e Série A do Brasileirão. Na competição que reúne times de todas as divisões o Sport encara o Brasília no dia 30; e pela Série A o jogo será contra o Santos na Vila Belmiro no dia 20.

Sem esquecer que a segunda rodada também será neste mês, no dia 26 contra a chapecoense na Ilha do Retiro. Pelo menos para a final da Copa do Nordeste e os jogos decisivos do Estadual o time terá força máxima em campo, caso nenhum jogador sofra algum tipo de lesão até lá.

Quem explica essa boa fase do time é o fisiologista do clube, Inaldo Freire. "Conversamos com o Eduardo Baptista sobre o condicionamento físico dos jogadores. Ele disse que não iria poupar ninguém porque agora é a hora do tudo ou nada. Temos um departamento médico vazio e isso é motivo de comemoração", comentou Inaldo.

Mas, se o Sport não vai poupar ninguém nestes jogos significa que alguém vai sentir o desgaste e poderá ter uma lesão, certo? errado. Essa história de poupar jogadores foi contada no clube há alguns meses atrás, no início da temporada.

E foi exatamente por isso que todos chegam 100 por cento para as decisões. "Tomamos todos os cuidados anteriormente, a hora de poupar foi na sequência de jogos com intervalos de apenas 48 horas", disse.

O fisiologista também lembrou que com essa decisão tomada, Eduardo foi bastante criticado porque todos achavam que naquele momento ninguém deveria ficar de fora do time.

"O que estamos comemorando também é que o Eduardo foi criticado quando poupou jogadores e todos diziam que era a hora errada. Agora temos um departamento médico vazio, coisa que não acontece nos outros clubes", contou.

Quatro pontos importantes para prevenir o desgaste físico

O fisiologista também explicou as medidas que toma para avaliar o cansaço de cada atleta e se ele tem condições de ir para o jogo. São quatro fases a serem avaliadas para saber as condições de cada um:

1 - Percepção de cansaço -"Avaliamos se o atleta está cansado ou não. Temos uma escala de 0 a 10 e cada jogador vai pontuando para saber o nível de desgaste", explicou Inaldo.

2 - Dados do GPS - "Todos os jogadores usam um gps que me diz quanto ele correu em campo e quantos sprints de alta velocidade ele fez".

3 - Tempo em campo e sequência de jogos: Esse terceiro item avalia o tempo que cada jogador ficou em campo e a sequência de jogos que ele fez. Uma sequência de jogos em intervalos curtos de tempo.

4 - Análise bioquímica: É a análise do enzima CK (Creatinoquinase) através de exame de sangue. Se ele estiver alto significa que ele está com desgaste físico e precisa ser poupado.

Pré-temporada

Essa foi a principal fonte de reclamação dos três grandes clubes da capital. No caso rubro negro, os jogadores se reapresentaram e deram início a preparação para a temporada no começo do mês de janeiro.

Apesar do tempo curto de férias, Inaldo garantiu que todos chegaram bem fisicamente. "Todos chegaram na mesma condição e estavam prontos para entrar em campo", comentou.

Menos Neto Baiano, que por conta do imbróglio na renovação de seu contrato com o clube, demorou a se apresentar ao demitido técnico Geninho.

"Quem demorou mais  foi o Neto, ele chegou 12 dias depois e começou jogando sem ritmo de jogo. Aos poucos foi adquirindo a melhor forma e pegando uma sequência de jogos", ressaltou.

Uma curiosidade dita pelo fisiologista foi o critério que o clube utiliza para contratar jogadores. Desta vez a diretoria não avaliou apenas os jogadores dentro de campo, mas também como se cuidavam fora das quatro linhas, O resultado disso foi que nenhum reforço precisou de mais de duas semanas para entrar em campo por questões físicas.

Exceto o zagueiro paraguaio Meza, que chegou acima do peso, mas com a demora da sua regularização aproveitou para adquirir a forma física ideal.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias