Com Serra Talhada, Pernambucano finalmente ganha forma

Pode parecer estranho, mas a tabela do Pernambucano só ganhou forma para o torcedor, e clubes que participam do Hexagonal do Título, nessa quarta-feira, quando Serra Talhada confirmou a última vaga na segunda fase da competição – que já começa neste sábado com o clássico entre Santa Cruz e Sport, no Arruda. Os Cangaceiros bateram o Porto por 1×0 e se classificaram sem depender de ninguém. Assim, Náutico, Santa Cruz, Sport, Central, Salgueiro e Serra serão as seis equipes do segundo turno.

Curiosamente, os sertanejos entram em campo contra uma equipe que já enfrentou na primeira fase – encaram o Central, no Lacerdão, no próximo domingo. Será a chance do Serra se vingar da Patativa, que venceu os dois jogos no primeiro turno.

Já Vera Cruz, Atlético-PE, Pesqueira, Ypiranga, América e Porto irão disputar o Hexagonal do Rebaixamento, que também começa neste fim de semana.

ANÁLISE: Um Santa em busca de nova identidade

santacruz

O Santa Cruz chega para a disputa do Pernambucano 2015 repleto de caras novas. Desde o início de 2011 que não se via tantos jogadores novatos chegando ao Arruda. Pela primeira vez nesse período, o time base do ano anterior foi esfacelado. Remanescentes, apenas os pratas da casa e alguns poucos atletas. Sob o comando técnico de Ricardinho, o Tricolor busca uma nova identidade dentro de campo.

E, ao que parece, essa cara vai começar a mudar desde o esquema tático. Nos treinos, o comandante coral optou por utilizar um 4-3-3, com dois atacantes abertos pelas pontas e um avante jogando dentro da área. Sem a bola, os ponteiros acompanham os laterais. Muito diferente de como se apresentou com treinadores anteriores, variando de esquemas com três zagueiros, ou três volantes, e apenas dois atacantes e um meia. Ricardinho quer jogar para frente. E marcar desde a saída de bola.

O fato é que o Santa vai ter trabalho para superar os rivais nessa temporada. Inicia o campeonato já diante do Sport, no Arruda, sem o entrosamento ideal para uma equipe. Mas a qualidade e rapidez dos homens de frente pode fazer a diferença. Além disso, formou uma equipe que mescla jogadores jovens e outros mais experientes.

Destaque – Bruno Mineiro

Foto: Thiago Augustto / Blog do Torcedor

Foto: Thiago Augustto / Blog do Torcedor

Depois de muito procurar, finalmente o Santa Cruz encontrou o camisa 9 para a equipe. Bruno Mineiro, 32 anos, chega ao Arruda para suprir a ausência de Léo Gamalho, artilheiro coral no ano passado. O jogador, que passou por Náutico e Sport, tem qualidade reconhecida e é o típico matador. Mesmo de estatura baixa, consegue fazer alguns gols de cabeça; Além disso, define bem com as duas pernas.

Fique de olho – Anderson Aquino

Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Outra contratação badalada do Santa Cruz. Aquino não vem em alta na carreira, mas a expectativa é de que ele honre a tradição do Santa Cruz de recuperar o futebol de atacantes. Aquino deve formar dupla de ataque com Bruno Mineiro, só que caindo pelas pontas. Tem velocidade e criatividade. Por outro lado, tem um histórico de lesões importantes.

Técnico: Ricardinho

Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Ricardinho é o típico treinador da nova geração. Estudioso, prefere concentrar esforços nos treinamentos para agrupar taticamente a equipe da melhor forma. A inexperiência pode ser empecilho. Ricardinho ainda não foi campeão na carreira.

Time base

Ricardinho preparou o Santa Cruz na pré temporada num falso 4-3-3. Com o decorrer da partida, o time pode variar para o 4-4-2 ou até para o 4-5-1. A intenção é, ora marcar a saída de bola do adversário, ora preencher o meio de campo com o maior número possível de jogadores. Eis o provável time: Bruno; Moisés, Danny Morais, Alemão e Leo Veloso; Edson Sitta, Bileu e Pedro Castro; Thiaguinho, Anderson Aquino e Bruno Mineiro.

Caras novas

Bruno – goleiro
Moisés – lateral-direito
Danny Morais -zagueiro
Léo Veloso – lateral-esquerdo
Edson Sitta – volante
Pedro Castro – meia
João Paulo – meia
Thiaguinho – atacante
Waldison – atacante
Anderson Aquino – atacante
Bruno Mineiro – atacante

Confira como chegam Náutico e Sport no Pernambucano:

> Náutico busca forças nas dificuldades

> Com “velho” time, Sport entra como favorito

Rubro-negro em Paris

unnamed

O rubro-negro Elvis Plinio leva as cores do Sport para Paris, na França.

Bruno, Fred e a missão de substituir Tiago Cardoso

Bruno e Fred, respectivamente, brigam pela vaga de Tiago Cardoso. Foto: Thiago Augustto / Blog  do Torcedor

Bruno e Fred, respectivamente, brigam pela vaga de Tiago Cardoso. Foto: Thiago Augustto / Blog do Torcedor

Ídolo do clube, titular absoluto, camisa 1, capitão e líder. Os adjetivos citados mensuram a importância do goleiro Tiago Cardoso para o Santa Cruz. Em contrapartida, o principal jogador do elenco, ainda recupera-se de uma lesão e não estará à frente do tricolor nas primeiras partidas do ano. O seu substituto na estreia do Pernambucano, no próximo sábado (31), ainda é uma incógnita. Mas de cara terá o peso de substituir além de um grande atleta, um amuleto coral em clássicos contra o Sport.

Em Clássico das Multidões, Tiago Cardoso tem um retrospecto que chama atenção. Ao total foram 16 partidas, sendo sete vitórias, seis derrotas e três empates. Se os números gerais já apontam uma vantagem do goleiro sobre o rival, na hora da decisão, o camisa 1 demonstra ainda mais a sua importância para os tricolores. Foram três títulos estaduais em cima do Rubro-negro, com atuações brilhantes – 2011, 2012, 2013 -, e uma derrota na semifinal, do ano passado.

Saiba mais:
> ANÁLISE: Um Santa em busca de nova identidade.

Ciente do encargo, o remanescente goleiro Fred minimiza a disputa com Bruno e garante que o mais importante é trabalhar em conjunto com o concorrente para o escolhido pelo técnico Ricardinho corresponder à altura.

“Nós trabalhamos para isso. A expectativa é muito grande para saber quem será o goleiro. Os dois estão preparados. O importante é um ajudar o outro neste momento. Posso dizer que se for eu ou o Bruno na camisa 1, o gol vai ser bem representado”.

Sombra de Tiago Cardoso desde 2012, Fred poderá ter a primeira grande chance com a camisa tricolor e não esconde ansiedade.

“Estou muito esperançoso por isso (pela titularidade). Tomara que seja titular. Todo jogador quer jogar esse jogo. É uma disputa interna, entre aspas, muito boa. O importante é a gente focar no Santa e não só em Bruno e Fred para sairmos vencedores desse clássico”.

Em lado oposto, Stéfano deseja sorte ao amigo tricolor

Stéfano Yuri chega para brigar com Josimar no ataque. Foto: Matheus Albino - Blog do Torcedor

Stéfano Yuri chega para brigar com Josimar no ataque. Foto: Matheus Albino – Blog do Torcedoré

Companheiro do meia Pedro Castro, do Santa Cruz, nos tempos de Santos, o atacante Stéfano Yuri, apresentado quarta (28) no Náutico, desejou sorte ao amigo e ex-companheiro de Vila Belmiro.

LEIA MAIS:

> Perrnambucano 2015: Náutico busca forças nas dificuldades

“Tive a oportunidade de jogar com o Pedro Castro na base do Santos, mas ele subiu primeiro do que eu (2013). Hoje estamos em times diferentes, desejo sorte a ele mas fora do campo somos amigos e nos damos muito bem”, disse o atacante de 20 anos, que, apesar da pouca idade, chegou com a responsabilidade de ser o ‘matador’ do ataque alvirrubro.

Ainda sobre o velho amigo, Stéfano explicou a versão da história do porquê não ter dado certo no time profissional do Santos. Em 2014 o atacante subiu para o profissional e se destacou no Campeonato Paulista, marcou o gol da vitória do Peixe sobre a Penapolense aos 41 minutos do segundo tempo e levou o time da Vila à final da competição.

Pedro Castro agora é coral. Foto: Guga Matos/JC Imagem

Pedro Castro agora é coral. Foto: Guga Matos/JC Imagem

“Subi com o Oswaldo Oliveira e ele sempre nos dava tranquilidade mas dizia que a garotada que estava subindo iria ter dificuldades para se adaptar ao profissional”, disse o atacante, alegando falta de adaptação como motivo para não ter dado certo.

Curiosidade

Na Copa São Paulo de Juniores edição 2013 o Santos de Pedro Castro e Stéfano Yuri goleou o Náutico pelo placar de 5×1. Stéfano e Pedro marcaram um gol cada. Izaldo descontou para o Alvirrubro. Naquela partida, David, Diego, Flávio Renato e João Paulo estavam em campo pelo Náutico, e agora serão companheiros de Stéfano nesta temporada.

LEIA MAIS:

> No esquema “low cost”, Náutico quer voar mais longe

> Pernambucano 2015: Náutico busca força nas dificuldades

Raniel está liberado para jogar o Pernambucano pelo Santa

Foto: site oficial do Santa Cruz

Foto: site oficial do Santa Cruz

Uma das maiores promessas do Santa Cruz nos últimos anos, o meia Raniel, 18 anos, está liberado para jogar o Campeonato Pernambucano pelo time tricolor. No ano passado, após uma partida contra o Náutico, o jogador foi pego nome exame antidoping por uso de uma substância não divulgada e ficou impedido de atuar oficialmente no profissional. A informação foi confirmada pelo departamento jurídico do clube, que conseguiu um efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD).

“Conseguimos liberar o Raniel para a disputa do Campeonato Pernambucano. É um recurso que não tem validade estimada. Vale até o último julgamento de Raniel no Pleno. Só vai acabar mesmo após ele não ter mais nenhuma outra chance de recurso na Justiça”, explicou o advogado do clube, Eduardo Lopes

No ano passado, Raniel chamou a atenção dos tricolores após se destacar nos treinos e, sobretudo, nos jogos que foi acionado. Na movimentação dessa quarta-feira, o meia chegou a ser testado na equipe titular. Com o desfalque de João Paulo, que ainda recupera-se de uma entorse no joelho esquerdo, o prata da casa concorre com o meia Pedro Castro por uma posição na armação coral.

PELO BRASIL – Vágner Love, Centurión e Élton, ex-Náutico

collage2

Fotos: AFP e JC Imagem

VOLTANDO, MAS PRO RIVAL

O ex-palmeirense Vágner Love pode voltar ao Brasil para jogar no Corinthians. Apesar da tentativa da direção de despistar, o Timão tenta com que o time chinês que Love tem contrato pague parte dos salários.

CENTURIÓN

O São Paulo vai precisar abrir os cofres para contar com o atacante do Racing. O time argentino pediu pouco mais de R$ 14 mi por 70% dos direitos federativos do jogador. Vale essa bolada toda?

EX-NÁUTICO NA BOA TERRA

O Vitória fechou a contratação do atacante Elton. Lembra dele? Elton teve uma passagem mais ou menos aqui no Náutico em 2013. Fez uns golzinhos quando o estadual não tinha Sport e Santa, mas ficou marcado por ter feito o primeiro gol do Náutico na Arena PE, contra o Sporting.

ANÁLISE: Porque a cláusula de sigilo não convence

tratamento_arenape_770

O silêncio da Arena incomoda.

Uma semana de polêmica e especulações envolvendo cifras milionárias e quebras de contrato, que poderiam muito bem ser evitadas se a Arena fizesse o esperado: esclarecesse as coisas. A conversa é sempre a mesma, cláusula de sigilo e tal, mas os engravatados que me perdoem, nada pode ser sigiloso quando o dinheiro público está em jogo.

Nunca é demais lembrar que além de concreto e cimento, a Arena foi construída com os impostos dos trabalhadores e é ele também que entra em campo quando as contas não fecham. Sem falar do Todos com a Nota, que franquia a participação do público através de uma engenharia fiscal.

Se não há nada de errado – como eu sinceramente imagino que não haja – envolvendo as negociações da Arena com os clube pernambucanos, então não vejo nenhum problema em se abrir a caixa-preta dos contratos e explicar se existe, por exemplo, a tal cláusula que proteje o Náutico de receber menos que outro clube, ou tudo não passa de um delírio coletivo nos Aflitos.

Afinal, se sou eu e você quem financia contratos milionários, nada mais natural em saber sobre valores e procedimentos dessas relações. Até porque o contribuinte também torce por um time e o mínimo que ele merece é ser informado que a fração retirada do suado salário dele em forma de imposto está sendo bem utilizada no clube de coração ou pagando o salário do atacante adversário.

Sigilo com o dinheiro dos outros soa bonito. Mas para mim, não cola.

Página 1 de 7.0941234567Última »