• Evandro Carvalho
    “Presidente do Sport responderá por suas declarações”, diz Evandro

Polêmicas de arbitragem só aumentam pressão sobre Rufino

Sebastião Rufino Filho apita segunda final. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Sebastião Rufino Filho apita segunda final. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Os erros da arbitragem do primeiro jogo da final do Pernambucano, entre Santa Cruz e Sport, não foram ruins apenas para a partida dessa quarta-feira, no Arruda. As polêmicas também irão se refletir no segundo jogo, na Ilha do Retiro, no domingo. E possivelmente em forma de pressão sobre o árbitro Sebastião Rufino Filho, que comandará o confronto decisivo. Se a arbitragem já é naturalmente pressionada, imagina agora.

Nesse cenário, caberá ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, agir e blindar seu quadro. As primeiras declarações sobre o assunto foram neste sentido, mas é preciso mais do que simplesmente falar.

LEIA MAIS:

> Presidente do Sport detona cúpula da FPF e arbitragem

> “Presidente do Sport responderá por suas declarações”, diz Evandro

Além de blindagem, Rufino também precisará ter uma boa cabeça para controlar a pressão. Não só antes, mas durante o jogo. Não pode cair na pilha de sair distribuindo cartões amarelos com faltinhas só para mostrar respeito. Ele tem como se impor por meio de autoridade, sem exageros.

Só é uma pena que estejamos falando sobre arbitragem momentos antes de uma final importante para Sport e Santa Cruz. Que os dirigentes também levem isso em consideração antes de sair nos microfones pressionando ainda mais o árbitro, que até que se prove o contrário é humano e erra como um jogador de futebol, por exemplo.

Clássico polêmico faz PM vetar mais ingressos para o Santa

A bola já estava rolando e muitos torcedores ainda estavam do lado de fora

Foto: JC Imagem.

Por Carlyle Paes Barreto, do Blog Planeta Bola

O erro de arbitragem ao validar o gol do Santa Cruz na vitória sobre o Sport e as cenas de violência antes e depois do clássico, na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, fizeram a Polícia Militar voltar atrás e vetar mais ingressos para a torcida coral. Para o duelo de domingo, na Ilha do Retiro.

Embora tenha permitido apenas a venda de pouco mais de 2.300 bilhetes para os visitantes, a PM e o Corpo de Bombeiros chegaram a cogitar ampliar a área para 4 mil torcedores. A pedido da FPF e do Santa Cruz.

Leia a notícia completa AQUI

Volante do Náutico reconhece que valeu a vitória

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Por Filipe Farias, da Editoria de Esportes do Jornal do Commercio

Depois de conquistar um bom resultado contra o Salgueiro na primeira partida da disputa pela 3ª colocação do Pernambucano, os jogadores alvirrubros deixaram o gramado satisfeitos com a vitória, mesmo sem a equipe ter apresentado um bom futebol na estreia do técnico Alexandre Gallo.

“No primeiro tempo tivemos dificuldade. Estamos trabalhando com o professor Gallo há pouco tempo. Pra essa partida, ele pediu para imprimir velocidade e começar a partida com bastante intensidade, mas não conseguimos. No segundo tempo Rafael Coelho entrou bem, conseguiu abrir os espaços para enviarmos algumas bolas e isso nos ajudou”, disse o volante Ygor.

Sem muito tempo para se recuperar até a partida de volta, agora, o que resta aos alvirrubros é descansar para chegarem inteiros na partida de sábado, na Arena Pernambuco. “Temos apenas dois dias para descansar. Apesar de ainda termos condições de evoluir bastante, nesse momento só temos de nos recuperar. Vamos descansar para que possamos concretizar a classificação para a Copa do Nordeste no sábado”, finalizou o volante.

Replay – Dunga convoca Seleção para a Copa América

Torcedor do Sport, Dom Fernando Saburido perdoa assistente pelo erro

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem.

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem.

Em visita ao Sistema Jornal do do Commercio de Comunicação por conta do dia Mundial das Comunicações Sociais, neste domingo (8), o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, não deixou de ser indagado sobre o polêmico gol de Lelê, que deu a vitória ao Santa Santa Cruz sobre o Sport por 1×0 na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano. O editor do Blog de Jamildo, Jamildo Melo, perguntou ao religoso sobre o jogo e a resposta veio com um sorriso:

“Estamos no ano da misericórdia. Ele está perdoado”, disse, a respeito do auxiliar José Daniel Torres de Araújo. Saburido é torcedor declarado do Sport, tendo, inclusive presenteado o Papa Francisco com uma camisa do Leão.

» Santa Cruz larga na frente por 1×0

FPF confirma contratação de Péricles Bassols para quadro de arbitragem

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Evandro Carvalho aguarda árbitro Fifa para assinar contrato. Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Em entrevista para a Rádio Jornal, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, confirmou a contratação do árbitro Fifa Péricles de Bassols para o quadro de arbitragem pernambucano. Bassols estava no Rio de Janeiro e não vai apitar no Estadual deste ano. O árbitro do segundo jogo da final do Pernambucano 2016 permanece Sebastião Rufino Filho.

“Já está tudo acertado com ele (Bassols). Estamos só esperando a vinda dele para o Recife para fechar de vez o contrato”, disse Carvalho.

LEIA MAIS:
> Arbitragem conseguiu desagradar os dois lados na final

> Presidente do Sport detona cúpula da FPF e arbitragem

> “Presidente do Sport responderá por suas declarações”, diz Evandro

Ainda segundo Evandro, a contratação do árbitro Fifa não tem nada a ver com a polêmica arbitragem de Emerson Sobral nessa quarta-feira, no primeiro jogo da final do Pernambucano, entre Santa Cruz e Sport. Na ocasião, Sobral cometeu vários erros junto com os auxiliares, entre eles um gol irregular que deu a vitória de 1×0 para o Tricolor.

Gallo convoca a torcida do Náutico para “mudar o astral”

Náutico e Salgueiro começam luta por vaga no Nordestão

O técnico Alexandre Gallo quer aproveitar o bom resultado em Salgueiro para “reconquistar” a torcida do Náutico. “Toda vez que o Náutico foi forte na sua história foi quando a torcida esteve junto. Queremos os alvirrubros do nosso lado”, disse o treinador, convocando os torcedores para a partida de volta, sábado (7), na Arena Pernambuco.

A vitória por 1×0 no Cornélio de Barros dá o direito do Náutico até empatar que fica com o terceiro lugar do Estadual e a vaga na Copa do Nordeste do ano que vem.

Para Gallo, a experiência nas duas passagens anteriores no clube mostram que a força da torcida é fundamental. “Eu peço isso, que o torcedor venha, traga uma energia positiva e mude esse astral. Para que a gente conquiste a vaga na Copa do Nordeste e faça um Brasileiro muito bem feito”, disse.

LEIA MAIS:

>Náutico vence e dá passo largo por vaga no Nordestão

> Meia do Náutico feliz de “mostrar serviço” ao novo técnico

> Técnico do Náutico diz que mérito da vitória é do elenco

“Presidente do Sport responderá por suas declarações”, diz Evandro

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Presidente da FPF admitiu que arbitragem foi ruim no clássico de quarta. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Após as duras críticas do presidente do Sport, João Humberto Martorelli, contra a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e arbitragem do primeiro jogo da final do Pernambucano, o presidente da instituição, Evandro Carvalho, se pronunciou publicamente sobre o assunto. Carvalho não só defendeu a FPF como disse que Martorelli vai responder pelas declarações.

“É inadmissível que o presidente do Sport fale que a federação é promiscua, mas ele vai responder no tribunal por suas declarações”, disse o presidente da federação para a Rádio Jornal.

LEIA MAIS:
> Arbitragem conseguiu desagradar os dois lados na final

Evandro Carvalho, porém, reconheceu que a arbitragem de Santa Cruz x Sport, nessa quarta-feira, no Arruda, foi ruim. Apontou vários erros de Emerson Sobral e do auxiliar. Apesar disso, garantiu Sebastião Rufino Filho no segundo jogo da decisão, na Ilha do Retiro. “A arbitragem foi ruim. Foram vários erros, mas não vamos trocar o quadro. Vamos apenas torcer para Rufino que não cometa as mesmas falhas de ontem”, afirmou.

O dirigente pernambucano ainda ressaltou que vai blindar Rufino para a decisão e que disponibilizará todo o aparato da FPF para ajudar na arbitragem.

PROTESTO – Nesta quinta-feira, o Sport tomou mais uma atitude contra a FPF. Por meio de nota, informou que não terá mais representante na entidade. Até então, Fred Domingos, representava o clube na instituição.

Página 1 de 8.0331234567Última »