• Santa Cruz e Central abrem as semifinais do Pernambucano

Régis e Neto Moura de sobreaviso no Sport

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Da editoria de Esportes do Jornal do Commercio

Régis e Neto Moura. Os dois estão de sobreaviso para serem acionados contra o Salgueiro, neste domingo (19), às 16h, no estádio Cornélio de Barros, no Sertão, na partida de ida das semifinais do Campeonato Pernambucano. Eles são os mais cotados para substiuir o meia-atacante Élber, que ainda é dúvida para o confronto por conta de uma entorse no tornozelo esquerdo. Com o primeiro, o Sport ganha em ofensividade, enquanto que o prata da casa oferece maior poder de marcação ao setor de meio-campo rubro-negro.

Artilheiro do Sport na temporada ao lado de Felipe Azevedo, ambos com cinco gols, Élber se machucou ainda no primeiro tempo da goleada por 4×1 sobre o Cene-MS, na quinta-feira passada, na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil. O meia-atacante saiu de campo para o vestiário carregado pelos companheiros. De acordo com o médico leonino Leonardo Silveira, existe a possibilidade de Élber se recuperar a tempo de enfrentar o Carcará. Ele será reavaliado momentos antes da partida.

Régis e Neto Moura se credenciaram a ser titulares na primeira partida das semifinais do Pernambucano graças as últimas apresentações que fizeram com a camisa leonina. Contra o Cene, ambos balançaram as redes. Régis marcou na etapa inicial – abriu espaço na defesa sul-mato-grossense e chutou no cantinho do goleiro Guilherme. Já Neto Moura fez um golaço ao disparar uma bomba da intermediária no ângulo direito.

Neto Moura vem em alta desde o domingo passado, quando foi a surpresa na escalação de Eduardo Baptista para o confronto de volta das semifinais da Copa do Nordeste, contra o Bahia, em Salvador. O garoto de 18 anos mostrou futebol de “gente grande”. Em campo durante todo o primeiro tempo, foi firme na marcação e mostrou qualidade nas arrancadas para o ataque. Para muitos, sua saída no intervalo para a entrada de Danilo foi determinante para a derrota leonina por 3×2 e a consequente eliminação do torneio.

Régis não esconde que gostaria de atuar como titular ao lado de Diego Souza, que volta ao time após cumprir suspensão contra o Cene. “Se for para jogar com Diego vai se muito bom. Ele é um ídolo para mim. Mas se começar no banco estarei motivado do mesmo modo”, afirmou.

Para o técnico Eduardo Baptista, Neto Moura está se credenciando a um lugar no time, mas essa transição precisa ser feita de maneira gradual. “Neto Moura é um verdadeiro talento. Venho dizendo isso desde o início da temporada. Tem facilidade para bater na bola e marca muito bem. Mas temos que promover a sua entrada de maneira gradual para não queimá-lo. É um prata da casa. Temos que cuidar dele. Vamos esperar até domingo para ver o que faremos”, afirmou o treinador, sem dar indícios do provável substituto.

Ricardinho chama torcida do Santa para jogar de atacante

 

O Santa Cruz não começa a jogar neste sábado (18) “só” pela decisão do título do Estadual, mas pela reinserção em duas competições que dão visibilidade – e dinheiro – nos cenários regional e nacional.

Chegar à final é também chegar às copas do Nordeste e do Brasil.

Os tricolores sentiram no bolso e dentro de campo a ausência que faz o torneio, com jogos e bilheterias rareando.

A chave para destrancar a porta da final passa pela humildade, de reconhecer que o adversário é de menor porte, mas que não pode nunca ser subestimado. Até por que o Santa Cruz tem desfalques importantes, principalmete no ataque, e como o jogo é no Arruda, fazer gols é muito importante.

O repórter da editoria de Esportes do Jornal do Commercio, Felipe Amorim, que cobre o Santa Cruz, registrou a entrevista coletiva do técnico Ricardinho, a última antes do jogo contra o Central.

Nela, ele deixa bem claro que quem vai substituir os atacantes ausentes é a torcida. E está certo.

Santa na vantagem sobre o Central na era dos mata-matas

san_central_colagem

O favoritismo apontado para o Santa Cruz com as duas vitórias sobre o Central no hexagonal do título do Campeonato Pernambucano 2015 é amplificado com o retrospecto recente nos confrontos dos dois times. Desde que o Estadual adotou o formato atual com semifinais e finais, em 2010, o tricolor venceu seis vezes enquanto a Patativa triunfou apenas em duas oportunidades. Os três jogos restantes termianram empatados, totalizando 11 jogos.

Todas essas seis vitórias foram conquistadas nos últimos quatro anos, tempo em que a equipe da Capital soma oito confrontos sem saber o que é derrota. Dois jogos terminaram sem vencidos e vencedores. Nesses 11 jogos, o tricolor também marcou mais vezes. Foram 14 gols contra 10 dos caruaruenses.

O curioso é que esse ciclo vitorioso do Santa coincidiu com dois fatores. O primeiro é que ele começou justamente para finalizar um retrospecto positivo do Central. Quando o time do Arruda venceu por 1×0 em Caruaru no dia 20 de fevereiro de 2011, na 13ª rodada da primeira fase do Pernambucano encerrava um jejum de sete anos sem vencer o adversário em Caruaru.

Além disso, com aquela vitória o time assumia a liderança do Pernambucano. No final perderia o posto para o Náutico mas comemorou o título em cima do Sport, dando a arrancada para o tricampeonato e pondo fim a um período sombrio em que o clube quase foi à falência. Em outras duas oportunidades os corais voltaram a levar a melhor no Luiz Lacerda: em 2012 na 17ª rodada e no hexagonal do título deste ano.

A favor do Central fica a vitória mais folgada do período. E, curiosamente, em pleno Arruda. No mesmo 2011 que iniciou a invencibilidade do Santa os dois times se enfrentaram 11 dias antes no Recife e a Patativa atropelou por 3×0.

Confira os jogos desde 2010:

17/1/2010 Santa Cruz 1×1 Central – Pernambucano 2010
3/3/2010 Central 1×0 Santa Cruz    – Pernambucano 2010
9/2/2011 Santa Cruz 0x3    Central    – Pernambucano 2011
20/2/2011 Central 0x1 Santa Cruz – Pernambucano 2011
1/2/2012 Santa Cruz 0x0    Central – Pernambucano 2012
18/3/2012 Central 1×2 Santa Cruz – Pernambucano 2012
11/3/2013 Santa Cruz 2×0 Central – Pernambucano 2013
9/2/2014 Santa Cruz 4×2    Central – Pernambucano 2014
30/3/2014 Central 1×1 Santa Cruz – Pernambucano 2014
18/2/2015 Central 1×2 Santa Cruz – Pernambucano 2015
15/3/2015 Santa Cruz 1×0 Central – Pernambucano 2015

Brasil: Semfinais no Pernambucano, Carioca e Gaúchão

Créditos: Santa Cruz (JC Imagem), Bota: divulgação; Fluminense / divulgação

Créditos: Santa Cruz (JC Imagem), Bota: divulgação; Fluminense / divulgação

A emoção continua nos campeonatos estaduais. Aqui no Campeonato Pernambucano o Santa Cruz abre a fase semifinal contra o Central, às 18h30, no Arruda. No Campeonato Carioca Botafogo e Fluminense fazem o segundo jogo da semifinal às 18h30 no Engenhão. No confronto de ida os tricolores levaram a melhor vencendo por 2×1.

O grande desfalque é o artilheiro Fred, suspenso por dois jogos após declarações polêmicas sobre o campeonato. No Gaúchão o Grêmio recebe o Juventude na Arena às 16h e briga por uma vaga na decisão. O Tricolor tem boa vantagem após vencer por 1×0 no Alfredo Jaconi.

Pelo Catarinense o Joinville entra em campo para cumprir tabela já que está garantido na final contra o Figueirense. O jogo deste sábado é contra o Metropolitano, às 16h, no campo do Sesi, em Blumenau.

JC lança podcast e o primeiro é sobre os Playoffs da NBA

Para quem gosta de trocar os pés pelas mãos, começam neste sábado (18) os mata-matas, ou como se chamam nos EUA, os Playoffs da NBA, a liga de basquete do Tio Sam.

O pessoal da editoria de Esportes do Jornal do Commercio fez um balanção da competição na estreia de um novo produto da casa, o podcast, que você pode ouvir clicando aqui.

tabela diego

 

 

 

Sábado na Europa: Clássico inglês, Barça e Real no Espanhol

sabado 18 01

Créditos: Manchester Utd (AFP); Barcelona (Miguel Ruiz, site oficial); Real Madrid (AFP)

*Todos os jogos são de acordo com o horário de Pernambuco

Neste final de semana a bola não para na Europa. Estamos na reta final dos principais campeonatos e já tem time muito próximo de levantar a taça. Esse é o caso do Bayern de Munique, líder na Bundesliga com dez pontos de vantagem sobre o segundo, restando seis rodadas.

Na Inglaterra a situação é bem parecida, porém a vantagem do Chelsea é de sete pontos. Neste sábado o time terá um clássico contra o United pela frente. Na Espanha a briga é intensa entre Barcelona e Real Madrid, ambos separados por dois pontos. Confira os principais jogos deste sábado:

Chelsea x Manchester United, Stamford Bridge 13h30 – Os Blues estão na ponta com 73 pontos contra 66 do vice-líder Arsenal. O Manchester vem logo atrás com 65. O clássico deste sábado é crucial para as pretensões dos Diabos Vermelhos em questão de título. Uma vitória para a equipe de José Mourinho praticamente sacramenta o título inglês aos Blues. Um confronto que vai parar a Inglaterra às 13h30, no Stamford Bridge.

Barcelona x Valência, Camp Nou 11h – Apesar da diferença financeira e técnica entre os dois times esse é um clássico do Campeonato Espanhol. Mesmo inferior o Valência costuma complicar a vida do time catalão. O confronto deste sábado vale muito para os dois. Enquanto os blaugranas querem aumentar a distância para o Real, o time do goleiro brasileiro Diego Alves luta para permanecer na zona de classificação para a Champions League.

Hoffenheim x Bayern de Munique, Sinsheim Stadium 10h30 – O Bayern caminha a passos largos para conquistar mais um título nacional. A missão deste sábado e vencer fora de casa e esquecer a dura derrota para o Porto no meio de semana pela Champions. Já o time do brasileiro Roberto Firmino é o sétimo com 37 pontos e ainda briga por uma vaga na Liga Europa.

Outros jogos deste sábado:

Campeonato Espanhol

Real Madrid x Málaga, Santiago Bernabéu  15h

La Coruña x Atlético de Madrid  13h

 

Campeonato Alemão

Borussia Dortmund x Paderborn, Westfalenstadion  10h30

Bayer Leverkusen x Hannover, Leverkusen Arena   10h30

 

Campeonato Francês

Nice x PSG, Municipal du Ray  12h

 

Campeonato Italiano

Juventus x Lazio, Juventus Arena  15h

 

Campeonato Português

Porto x Acadêmica, Estádio do Dragão  12h

Belenenses x Benfica,  Estádio do Restelo 14h

Confira os destaques desta sexta-feira no Blog do Torcedor

destaques_1704

» Blog do Torcedor invade a área do Periscope

» Copa do Brasil define datas dos jogos de Salgueiro, Náutico e Sport

» Ricardinho fala sobre treinos fechados

» Futuro de Diego Souza pode parar nas mãos de ex-presidente do Náutico

» Beisebol e futebol americano se defendem sobre uso do CT alvirrubro

» Itaipava já não vinha pagando naming rights à Arena PE

» Neto Moura deixa titularidade nas mãos de Eduardo Baptista

Náutico ainda não definiu quantos atletas serão dispensados

Gerente de futebol, Carlos Kila, jogou a responsabilidade de títulos para o Sport. Foto: Edmar Melo / JC Imagem

Kila está trabalhando as dispensas do Náutico com naturalidade. Foto: Edmar Melo / JC Imagem

Mesmo com as primeiras contratações a diretoria do Náutico ainda não definiu quantos jogadores que já faziam parte do elenco no Campeonato Pernambucano vão sair. O gerente de futebol Carlos Kila explicou que isso será definido à medida que mais reforços cheguem. O dirigente está trabalhando as dispensas com naturalidade, até porque estava no planejamento do Náutico segurar o dinheiro no Pernambucano e Nordestão para investir um pouco mais na Série B.

Kila especificou a situação dos jogadores da base, já que os demais que saírem assinam a recisão, recebem o que têm direito e seguem suas vidas profissionais em outro clube. Quem é formado no Náutico e não trabalhar com Lisca tem dois caminhos: se tiver idade para voltar para a base, retorna para a respectiva categoria. “Aqueles que ultrapassaram a idade poderão ser emprestados para abrir espaço para quem estiver chegando”, explicou.

O gerente de futebol adiantou que o timbu não quer formar apenas 11 bons jogadores e sim qualificar todo grupo. “A Série B é muito longa e precisamos de um grupo qualificado. Nesse primeiro momento demos oportunidade aos jogadores da base para economizar e nesse momento ter um impulso financeiro para montar uma equipe mais competitiva”, ressaltou.

Página 1 de 7.2701234567Última »