Confira os destaques do Blog desta sexta-feira

destaques_3110

Cada um dentro de sua história, os três grandes clubes de Pernambuco têm jogos decisivos neste fim de semana. E a preparação do trio de ferro foi destaque durante toda sexta-feira no Blog do Torcedor, que também abriu espaço para o futebol americano e a arbitragem. Veja os destaques abaixo:

» Tiago Costa e as seis finais do Santa Cruz

» Ricci e Ana Karina na Fifa

» Sport deve ficar sem Ananias no domingo

» Dado cobra responsabilidade ao Náutico

» Preparação do Mariners será no CT alvirrubro

» América-RN terá três novidades contra o Santa Cruz

 

Sport: Baptista diz que concentração é o mais importante

Foto: Diego Nigro/Acervo  JC Imagem

Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

Mais do que posicionamentos, transições e jogadas ensaiadas, o Sport precisa de concentração. Pelo menos foi esse o elemento eleito pelo técnico Eduardo Baptista como principal para o time voltar a vencer na Série A – algo que não acontece há oito rodadas – e abra mais distância para a zona de rebaixamento.

» Sport deve ficar sem Ananias contra o Figueirense

Entenda-se por concentração o fim das oscilações. Ele lembrou que não adianta jogar bem 45 ou 60 minutos, pois na Série A qualquer cochilo pode ser fatal. “Não tem nenhuma mudança drástica (na forma de jogar da equipe). Acredito muito mais na concentração. Temos que nos manter bem, não adianta fazer um primoroso primeiro temop e num lance quebrar a concentração e tomar gol. Nunca podemos deixar que essa concentração caia”, ressaltou.

Por isso, ele não vai fazer nada de diferente mesmo com a ausência de Wendell e as prováveis saídas do atacante Ananias (incômodo na coxa direita) e Rodrigo Mancha (provavelmente suspenso). O trabalho focou os defeitos que o time vem apresentando. “Essa semana foi de muito trabalho para a comissão técnica, muito estudo e análise para nos fazer sair à frente no domingo”, destacou.

O técnico foi questionado se neste momento de muita pressão, procurou aconselhar-se com seu pai, o também técnico Nelsinho Baptista. Eduardo explicou que sempre vem conversando com quem ele chama de ‘mestre’ e a orientação é para manter a tranquilidade. “Ele diz que para manter a tranquilidade e que se há convicção no que se está fazendo as coisas boas vão voltar. Vivi momentos parecidos com ele e sei como é”, pontuou.

Por fim, Baptista falou sobre a torcida do Sport, que deve lotar a Ilha do Retiro – até essa sexta foram vendidos 22 mil ingressos. Para ele, a responsabilidade seria enorme se o público fosse fraco. “Mais uma responsabilidade e a torcida está mostrando confiança na gente. Temos que retribuir com um bom futebol”.

Remodelado, Estadual de Handebol tem abertura neste sábado

Começa neste sábado o Campeonato Pernambucano de Handebol na categoria Adulto Masculino. Foram três meses de planejamento e agora a competição – que foi remodelada – será aberta oficialmente às 17h, no ginásio do Clube Português do Recife. Sete equipes que participam do campeonato vão estar presentes ao evento para três confrontos inaugurativos: Barrozo/IPAs x UFRPE (14h), América/BPE x Atlético/Ibradesp/Nogueira Sports (15h30) e Português/Aeso x Pernambuco H.C (18h). A entrada é franca. Além disso, quem aparecer na torcida vai contar com apresentação de DJs.

A ideia de remodelar a forma de fazer o Campeonato Pernambucano de Handebol Adulto Masculino surgiu depois que o grupo gestor identificou uma série de diferenciais na competição que não estavam sendo explorados, como atletas da Seleção Brasileira, campeões nacionais e internacionais e clubes com história dentro e fora de Pernambuco, além das novas equipes, que já conseguiram ser destaque no País, como o América/BPE, que ficou em terceiro lugar no Brasileiro deste ano com menos de um ano de atividade.

“Estamos com a nata do handebol nacional, com equipes de muita qualidade e valores individuais que não perdem para lugar nenhum do Brasil. Temos uma equipe confirmada na próxima Liga Nacional (Português/Aeso) e atletas de alguns clubes sendo sondados para a Liga deste ano. Formamos dezenas de jogadores todos os anos. Então não poderíamos manter a principal competição estadual da mesma forma. Queremos transformar o Pernambucano no maior evento de esporte olímpico de Pernambuco até 2016”, afirmou um dos membros do grupo gestor, Mário Rios.

Dentro do planejamento para o Pernambucano está a presença de dez equipes na série principal. “Neste ano temos sete, mas alguns clubes já pediram para entrar na próxima temporada. A intenção é fecharmos com 20 clubes, sendo 10 na primeira divisão e 10 na segunda, com acesso e decesso”, afirmou Rios.

Náutico vai ao Ceará para jogo decisivo contra o Icasa

Faltando apenas seis jogos para encerrar a campanha na Série B, o Náutico chega, de fato, a uma decisão. Contra o Icasa, na tarde deste sábado, ao Timbu apenas a vitória interessa para continuar na luta por uma das vagas no G-4. “Nossa situação é exatamente essa, não tem outra explicação”, disse o técnico Dado Cavalcanti. A partida, válida pela 33ª rodada, acontece no estádio Mauro Sampaio, em Juazeiro do Norte (CE).

Os alvirrubros vêm de duas derrotas e não vencem há três rodadas. Ocupam a 12ª colocação na tabela com 45 pontos somados até agora. Com dez pontos a menos, o Verdão do Cariri é o primeiro time na zona de rebaixamento, mas está invicto há três jogos – venceu, inclusive, Ceará e Portuguesa recentemente.

Náutico volta ao 4-3-3

Depois de abrir mão dos três atacantes por duas rodadas, o técnico Dado Cavalcanti já definiu Bruno Furlán, Crislan e Sassá no time titular. A equipe conta ainda com o retorno do meia Vinicius, que cumpriu suspensão na partida do último sábado, contra o Atlético/GO porque foi expulso no jogo anterior, contra o Boa Esporte.

Na defesa, Luiz Alberto e William Alves formam a dupla de zagueiros, já que Renato Chaves continua reclamando de dores e permanece no Recife. Quem também foi vetado pelo departamento médico foi o lateral-direito Rafael Cruz, que sofreu uma lesão na coxa direita.

Quem pode decidir?

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Sassá. Artilheiro do Náutico na Série B, o atacante marcou oito gols até agora. Para o jogador, a confiança do técnico Dado Cavalcanti o proporcionou uma sequência de jogos e, consequentemente, bom desempenho em campo.

Fique de olho

Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

Vinicius. Reforço importante, depois que cumpriu suspensão na última rodada. O meia é vice-artilheiro do Timbu na competição e já marcou quatro gols. Além disso, é um dos principais armadores em campo e costuma aproveitar as brechas do adversário para chegar com perigo à grande área.

Palavra do Técnico

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

“O Icasa tem jogado muito em cima da força, com disposição e superação. Nos últimos quatro jogos, eles repetiram a escalação com três zagueiros. Teremos um adversário que joga muito com bolas aéreas e precisamos estar preparados. Além disso, eles estarão jogando em casa e com a confiança pelos últimos resultados. Esse é o nosso maior desafio”.

O adversário

Com a quinta melhor defesa da competição, o Icasa sofreu 34 gols durante toda a Série B – apenas três nas últimas sete rodadas. Para enfrentar o Timbu, o time vem com apenas uma mudança em relação ao jogo contra a Portuguesa. O volante Dodó ganhou a vaga de Mauri no meio-campo.

Ficha Técnica: Icasa x Náutico

Icasa: Busatto; Naylhor, Gilberto e Carlinho Rech; Ivonaldo, Dodó, Rodrigo Vitor, Lucas Gomes e Zaca, Eric e Nilson. Técnico: Vladimir de Jesus

Náutico: Júlio César; Neilson, William Alves, Luiz Alberto e Raí; João Ananias, Helder Ribeiro e Vinicius; Bruno Furlán, Crislan e Sassá. Técnico: Dado Cavalcanti.

Campeonato Brasileiro – Série B (33ª rodada). Estádio: Mauro Sampaio, em Juazeiro do Norte (CE). Sábado (1º), às 16h20 (horário do Recife). Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC). Assistentes: Angelo Rudimar Bechi (SC) e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB).

Sport deve ficar sem Ananias diante do Figueirense

Danilo vai atuar no ataque com Diego Souza e Felipe Azevedo. Foto: Guga Matos/JC Imagem

Danilo vai atuar no ataque com Diego Souza e Felipe Azevedo. Foto: Guga Matos/JC Imagem

O atacante Ananias deve engrossar a lista de jogadores do Sport indisponíveis para o jogo contra o Figueirense, neste domingo (2), na Ilha do Retiro. O jogador sentiu um incômodo na coxa direita e foi submetido a um exame de imagem mas a tendência é que ele não tenha condições. O técnico Eduardo Baptista escolheu o lateral-esquedo Danilo para substituí-lo, jogador que embora seja da defesa, sempre atua na função de atacante pelo lado esquerdo.

Além de Ananias, o comandante já não conta com outros dois do setor ofensivo: Neto Baiano e Érico Júnior também estão machucados. No meio de campo, o primeiro desfalque é Wendell, suspenso pelo terceiro amarelo. A ele também vai se juntar Rodrigo Mancha.

Com este, o problema é se ele deve ou não ficar de fora por conta do terceiro amarelo. O Sport pediu um parecer da CBF mas ainda não recebeu qualquer resposta. Com isso, o time mais provável é o seguinte: Magrão; Patric, Durval, Ewerthon Páscoa e Renê; Rithely, Ronaldo e Ibson; Felipe Azevedo, Diego Souza e Danilo.

INGRESSOS -  Por outro lado, a torcida não deve desfalcar o Leão. Dos 32 mil bilhetes postos à venda, 22 mil já estão vendidos. A comercialização recomeça amanhã pela manhã e a tendência é que não haja mais nenhuma entrada disponível no domingo.

‘A chance’. Santa Cruz recebe o América-RN na Arena PE e pode entrar no G-4

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Após 32 rodadas da Série B 2014 o Santa Cruz terá, pela primeira vez, a chance de entrar no G-4 que classifica para a Série A do ano que vem. Para conseguir tal feito basta ao Tricolor vencer o América-RN, neste sábado, na Arena PE, às 16h (horário de Pernambuco) em jogo válido pela 33° rodada.

Se passar pelo time Potiguar o Santa chegará aos 54 pontos ocupando a quarta colocação, atualmente com o Avaí, que tem 51 pontos e já entrou em campo nesta rodada. Na última terça-feira o Avaí foi derrotado por 3×1 para a Luverdense fora de casa. O Tricolor vem de vitória por goleada aplicada no Vila Nova no jogo atrasado da 31° rodada.

Além dessa boa vitória, venceu o Ceará em pleno Castelão na última rodada. Do lado adversário, o América-RN, atual 18° colocado com 33 pontos, chega ao Recife pressionado por conta do mau momento na competição. A distância para o 16° colocado é de cinco pontos. No primeiro turno tricolores e alvirrubros se enfrentaram na Arena das Dunas. Melhor para o Santa que venceu por 1×0 com gol de Léo Gamalho.

O reencontro

Além da rivalidade entre potiguares e pernambucanos a partida marca também o reencontro de Oliveira Canindé com o América-RN. Antes de assumir o Santa Cruz, Canindé treinou o Alvirrubro onde alternou entre bons resultados na Copa do Brasil, eliminando Fluminense e Atlético-PR, e maus resultados na Série B. O atual técnico da equipe, Roberto Fernandes, adotou o mistério na escalação da equipe, na tentativa de esconder algo do ex-técnico do América.

América com desfalques

O técnico Roberto Fernandes terá quatro desfalques para o jogo deste sábado. Os volantes Tiago Dutra e Fábio Braga estão vetados pelo departamento médico. Judson, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e Neto  expulso na última partida contra o América-MG, também estão fora do jogo.

Santa sem mistérios

No último treino antes do confronto decisivo, realizado nesta sexta-feira pela manhã, na Arena PE, dois jogadores desfalcaram o time. O lateral-esquerdo Tiago Costa, com dores musculares na perna direita; e o volante Bileu, com uma indisposição. No entanto eles não serão problemas para a partida. Canindé se reuniu com os atletas e passou algumas informações do adversário ainda nos vestiários da Arena. O lateral-direito Tony está de volta ao time após cumprir suspensão automática.

Quem pode decidir?

Atacante tem 29 gols na temporada. Fotos: Guga Matos/JC Imagem

Atacante tem 29 gols na temporada. Fotos: Guga Matos/JC Imagem

Sempre ele. Léo Gamalho, artilheiro do Santa Cruz na Série B com 11 gols é a principal arma do técnico Oliveira Canindé para vencer o América-RN na Arena PE. E por falar no palco da partida deste sábado, o camisa 9 está próximo de se tornar o maior artilheiro da Arena.

Atualmente ele está com seis gols, o mesmo número de Maikon Leite, que defendeu o Náutico na temporada passada. Um incentivo a mais para Gamalho marcar em cima do time Potiguar. Pelo América o atacante Rodrigo Pimpão, vice-artilheiro da Série B com 13 gols, é a esperança da torcida e do técnico Roberto Fernandes. Ele volta ao time após cumprir suspensão automática na última rodada.

Fique de olho

Foto: Acervo JC Imagem

Foto: Acervo JC Imagem

Wescley. Desde que chegou ao Arruda o meia rapidamente conseguiu ocupar o posto de principal articulador de jogadas da equipe. Além das assistências, Wescley se destaca também pelos gols marcados, já foram sete nesta Série B.

Palavra do treinador

““Vamos fazer o nosso jogo. Nem sempre vamos decidir a partida em 20, 30 minutos. O torcedor tem que ser esperto e jogar com o nosso time, o jogo se decide nos 90 minutos. Temos que ter sabedoria e honrar a confiança do nosso torcedor. Mas ele dificilmente vaia um time com determinação e dedicada como a nossa”, afirmou Oliveira Canindé.

Ficha de Jogo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Tony, Renan Fonseca, Alemão e Tiago Costa; Sandro Manoel, Bileu, Danilo Pires e Wescley. Keno e Léo Gamalho. Técnico: Oliveira Canindé

América-RN: Andrey; Valber, Cleber, Lázaro e Wanderson; Fabinho, Jean Cléber, Daniel Costa e Artur Maia; Rodrigo Pimpão e Max. Técnico: Roberto Fernandes

Campeonato Brasileiro Série B (33°rodada). Local: Arena PE. Data: 1/11. Horário: 16h (horário de Pernambuco). Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Assistentes: Esdras Mariano de Lima  e Thalis Augusto Monteiro (ambos de AL)

Dado volta ao 4-3-3 e cobra responsabilidade no Náutico

Foto: Alexandre Gondim/Acervo JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/Acervo JC Imagem

Voltando ao esquema 4-3-3, o Náutico entra em campo neste sábado contra o Icasa precisando vencer para continuar firme na luta por uma das quatro vagas que dão o acesso à Série A do próximo ano. De acordo com o técnico Dado Cavalcanti, o time já está confirmado e o zagueiro Luiz Alberto permanece entre os titulares, formando dupla na zaga com William Alvez. No ataque, os três jogadores já foram definidos.

>> Leia mais: De volta ao Náutico, Vinicius admite erro por expulsão 

“Não há dúvida. Fiz algumas alternâncias durante o treino só para fazer com que todos trabalhassem. O rodízio também serve para que eles se conheçam melhor e possam interagir, assim, isso é refletido no jogo. No ataque, minha ideia é começar com Furlán, Sassá e Crislan. Marinho dificilmente suportaria mais que 45 minutos”, explica o treinador.

Para Dado, é importate que exista um equilíbrio entre todos os setores do time, porque só o ataque não vai ganhar o jogo. “Vence o jogo quem faz gol e não leva. Acho que nas últimas rodadas demos espaços para gols que não deveríamos ter tomado. Na maioria das nossas vitórias fizemos muito mais uma marcação efetiva do que gols. Todos têm suas obrigações e responsabilidades aqui e preciso que cada um assuma a sua. Temos qualidade para vencer o próximo adversário”, afirmou.

Santa Cruz: Arena PE encerra campanha Outubro Rosa com esposa de Tiago Cardoso

Além de jogar com corpo e alma junto com o Santa Cruz em busca do acesso ao G-4 da Série B, a torcida tricolor será sensibilizada com mais uma ação da campanha Outubro Rosa, neste sábado, durante o jogo contra o América-RN, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O telão vai exibir, antes e no intervalo da partida, um vídeo de conscientização à prevenção do câncer de mama com a esposa do goleiro tricolor, Tiago Cardoso.

No vídeo, Michelle Ribeiro alerta as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce para o alcance da cura. Além da representante coral, a Arena também exibiu vídeos em apoio à Campanha Outubro Rosa com a participação das esposas dos jogadores Luiz Alberto do Náutico, Renata Pires, e também de Magrão, do Sport, Marilu Beti Rosa, que já teve câncer de mama e revelou sua experiência de luta contra a doença pela primeira vez em público na publicação.

Confira os vídeos já exibidos:

Página 1 de 6.8851234567Última »