Low Carb: Conheça a dieta queridinha do Verão

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 22/01/2019 às 8:00
Risoto Low Carb com Frango e Castanhas. Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens
Risoto Low Carb com Frango e Castanhas. Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens

Finalmente ele está entre nós! No último dia 21 de dezembro foi o começo oficial da estação mais badalada do ano. Sim, o Verão. Com ele, os preparativos para um bom condicionamento físico são reforçados e dietas são comuns nesta época. Cada um possuí seu 'segredinho' para reduzir o consumo de alimentos prejudicais para a tonificação ou melhoramento corpóreo.

No entendo, existem aquelas Dietas mais utilizadas pelos amantes da estação, consagrando-se como a queridinha da grande maioria. Hoje, a Dieta Low Carb (Baixo Carboidrato, em tradução livre) é uma das mais procuradas nos consultórios. A nutricionista Tamyris Farias explica que é, de fato, uma ótima e eficiente estratégia nutricional de emagrecimento, mas existe suas ressalvas.

"É importante esclarecer a diferença entre Low Carb e No Carb. O fato de ser uma dieta Low Carb não quer dizer que não exista nenhum carboidrato, pelo contrário, ela é apenas baixa nesse tipo de nutrientes. Então, uma dieta que tem até 40% de calorias compostas de carboidratos, pode ser considerada uma dieta Low Carb, variando dentro desse percentual", explica a profissional. Vale lembrar que a redução extrema de carboidratos a longo prazo trará o emagrecimento, mas poderá não ser saudável, levando a uma série de complicações para o paciente.

Tamyris também destaca alguns pontos que deverão ser analisados para a composição de uma Dieta com essa base. "Não apenas a quantidade, mas a qualidade do carboidrato também impacta no resultado final. Portanto, devemos analisar os tipos de carboidratos consumidos na dieta", diz. E fala sobre quais devem ser evitados e os que serão essenciais nesse processo. "A grande preferência é por frutas, raízes, cerais integrais e etc. Evitando os pães, massas, farinhas, açucares e os produtos industrializados, que realmente não trarão benefícios para o corpo."

Além disso, o horário é imprescindível para uma ótima Dieta. "O ajuste dos horários é importante nesse processo, como, por exemplo, considerar o horário dos exercícios físicos para distribuir esses nutrientes.  Quais os horários que você deverá consumir aquele determinado alimento e se ele está relacionado ao treino ou não", explica Tamyris.

Um exemplo de celebridade adepta da dieta é a vencedora do MasterChef, Izabel Alvares, que conseguiu reduzir 35 kg no seu método de emagrecimento. A mudança foi tanta, que, hoje, ela é especialista em pratos relacionados à Low Carb. Legal, né? Por fim, Thamirys conta que o emagrecimento é apenas um dos diversos benefícios atrelados.

"Além da redução de peso, ela traz melhoras na sensibilidade à insulina - prevenindo diabetes -, o controle da glicose, no tratamento da síndrome do ovário policístico e melhora na longevidade. Assim, ela consegue englobar não apenas o emagrecimento, mas a saúde como um todo", diz Tamyris. Pensando nisso, a profissional preparou duas receitas deliciosas e específicas da Dieta Low Carb para você se preparar para um verão mais saudável. Confira:

Bolinho Low Carb com Pasta de Amendoim e Chocolate Amargo

Bolinho Low Carb com Pasta de Amendoim e Chocolate Amargo. Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens

Ingredientes:

1 Ovo

1 col. Sopa de Farinha de Amêndoas

1 col. Sobremesa de Óleo de Coco

1 col. Sobremesa de Pasta de Amendoim

1 col. Chá de Canela em Pó

1 col. Chá de Adoçante Sweet Cook (Essential) ou Xilitol

1 Pitada de Fermento

10g de Chocolate Amargo

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes com um garfo, menos o chocolate, até homogeneizar a massa.

Coloque em forminhas de silicone, adicione o chocolate picado e leve ao forno pré-aquecido,

por aproximadamente 15 minutos.

Risoto Low Carb com Frango e Castanhas

Risoto Low Carb com Frango e Castanhas. Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens

Ingredientes:

150g Couve-flor

2 col Sopa de Cebola Picada

1 Dente de Alho Picado

1 col Sopa de Ghee ou Azeite

100g de Peito de Frango Cozido, desfiado

50g Queijo Cottage

50g Castanhas de Caju Picadas

20g Gergelim

Sal do Himalaia, Pimenta do Reino, Cúrcuma, Cebolinha

Modo de fazer:

Refogue a cebola e alho na Ghee ou azeite, até a cebola murchar (aproximadamente 3 a 4

minutos). Depois, adicione os outros ingredientes e misture, sempre mexendo em fogo baixo,

por mais 5 minutos aproximadamente e está pronto.

Últimas notícias