Designer cria óculos com resíduos de tubo de creme dental e sacola plástica

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 20/01/2019 às 9:00
Um dos 12 modelos dos óculos sustentáveis da Sagui, e suas variações de cor - Imagem: Divulgação
Um dos 12 modelos dos óculos sustentáveis da Sagui, e suas variações de cor - Imagem: Divulgação

O designer Felipe Pinto passou dois anos desenvolvendo uns óculos que levassem material residual em sua composição. Há três meses, ele lançou as obras de seus experimentos, e na última semana as exibiu no Inspiramais 2020_I, Salão de Design e Inovações de Materiais da América Latina, em São Paulo. Agora, as criações já são produtos. Levam a marca Sagui e têm 12 modelos, podendo ser solar ou para lente com grau, e cerca de 70 variações de cor. Decerto, como dependem da matéria-prima - conquistada junto a cooperativas de reciclagem e à indústria, que fornece aparas -, cada armação acaba por ser única. O estojo (que se abre todo, sendo uma peça de design à parte) também é sustentável, feito com zíper de uniforme mais borracha e pneu, todos reaproveitados.

Três dos 12 modelos de óculos sustentáveis da Sagui - Foto: Romero Rafael / Social1

Estojo de materiais reaproveitados é um charme moderno - Imagem: Divulgação

"Quando eu olho para a sustentabilidade, eu não acredito que eu posso mudar o mundo, mas sim eu, você, todos", diz Felipe Pinto, que acredita na economia circular, modelo em que o produto, ao ser descartado, segue um ciclo que desvia do lixo - a matéria-prima é reaproveitada, sendo transformada, para novamente entrar na dinâmica do consumo, ao invés de poluir. Em cada armação, evita-se que sigam para o descarte na natureza, em média, de três a cinco tubos de creme dental e uma sacola plástica. Com esses componentes, aliás, o acessório ganha maleabilidade mais próxima da que tem o acetato, recurso de que é feita a maioria das armações comuns.

Os óculos sustentáveis da Sagui estão à venda na plataforma de produtos com propósito Nossa Nova, com perfil no Instagram, e custam R$ 350.

LEIA TAMBÉM: A moda em 2020 - Saiba o que você, provavelmente, vestirá no ano que vem

* Repórter viajou a convite da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), que realiza o Inspiramais

Últimas notícias