Escolha do ator de 'Stranger Things' para interpretar deficiente gera polêmica

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 30/08/2018 às 18:06
Em série da BBC, Charlie Heaton viverá o Homem Elefante. Foto: Divulgação/Paramount/Reprodução/Instagram
Em série da BBC, Charlie Heaton viverá o Homem Elefante. Foto: Divulgação/Paramount/Reprodução/Instagram

Charlie Heaton, o Jonathan Byers, de Stranger Things, foi escalado para interpretar Joseph Merrick na série da BBC sobre O Homem Elefante, clássico oitentista do diretor David lynch, que mostra a vida de Merrick, um homem que nasceu com uma rara deformidade e foi tratado como uma aberração pela sociedade britânica da época. A organização Scope criticou a produção, alegando que o papel deveria ser interpretado por um deficiente.

LEIA TAMBÉM: Regina Casé e Tv Globo estão sendo processados em R$ 4 milhões; entenda

Phil Tallbot, da Scope, disse que seria uma "oportunidade perdida", já que trata-se de mais um caso onde "artistas deficientes têm seus talentos desperdiçados". Além disso, Phil criticou toda a indústria cinematográfica sobre a falta de oportunidades para atores deficientes. “É decepcionante, por se tratar de um dos deficientes mais famosos da história. Uma oportunidade perdida que reflete a falta de diversidade da indústria. Atores deficientes ainda encontram grandes barreiras. A indústria criativa deveria estar abraçando e celebrando diversidades e diferenças, não ignorando-as”, desabafou.

Defesa

Ao Digital Spy, a equipe do programa defendeu a escolha do ator: “O Homem Elefante é um drama icônico que tem um papel importante em demonstrar as mudanças de atitudes em relação à deficiência física e estamos atualmente no processo de escolha de atores com deficiências para vários papéis chave”, argumentaram. A adaptação será dividida em duas partes de 90 minutos, mas ainda não tem data de lançamento.

Últimas notícias