O sabor dos bolos juninos

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 23/06/2018 às 8:43
Bolo de milho
Bolo de milho

são joão social1

A culinária do Nordeste brasileiro sempre foi um bom exemplo da mistura de etnias, raças e culturas que simbolizam a diversidade do nosso Estado e das típicas famílias pernambucanas dos primeiros engenhos de açúcar. Na Sabor de Beijo, além das pamonhas e canjicas típicas do São João, o destaque mesmo vai para os bolos: Souza Leão (tipicamente pernambucano), de macaxeira, de Milho Verde e Pé de Moleque. Confira um pouco da história destes bolos:

Bolo Souza Leão – Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco desde 2008, é considerada a primeira receita legitimamente pernambucana. A criação é da senhora Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti que, querendo valorizar os ingredientes de sua terra, decidiu substituir os ingredientes que se usava para fazer bolo na época, a maioria vindos de Portugal, por elementos regionais. Casada com o coronel Agostinho Bezerra da Silva Cavalcanti – senhor do Engenho São Bartolomeu, no povoado da Muribeca, município de Jaboatão. Trocou trigo por mandioca, manteiga francesa pela feita na própria  cozinha. Cozinheira exímia, bolos oferecidos a Dom Pedro II, Dona Tereza Cristina e sua comitiva, quanto a família real esteve em Pernambuco, em 1859. Cada ramo da família acredita guardar a receita original do famoso bolo.

Souza Leão. Fotos: reprodução internet Souza Leão. Fotos: reprodução internet

Bolo Pé de Moleque - Possui origem lusitana, mas ao ser introduzido no Brasil, sofreu influências indígenas. O nome vem das malandragens dos moleques de rua, de pés descalços. Em terras européias, é composto de melaço, açucar, manteiga, farinha de trigo, frutas secas, café e especiarias. Na receita original pernambucana, a presença do mel ou melaço foi mantida e a farinha de trigo substituída pela mandioca puba. As especiarias permaneceram e as frutas secas deram lugar às castanhas de caju. O resultado é um produto feito de massa de mandioca, açúcar, leite de coco, ovos,  manteiga, castanhas de caju moídas, erva-doce e cravo, decorado com castanhas inteiras e assado no forno.  No Sudeste do país, pé-de-moleque é o nome de um doce feito com amendoim e açúcar queimado.

bolo-pe-de-moleque-1371142724293_956x500 Pé de moleque

Bolo de Milho Verde - Bolo de milho em tupi guarani é Mbojape. Alimento tradicional que os índios da tribo Guarani costumam preparar no batismo das crianças. No Nordeste brasileiro, o ciclo do milho coincide com as festas de São João, assim como outros pratos preparados com este ingrediente: bolos, pamonha, pipoca, cuscuz, canjica...

Bolo de milho Bolo de milho

Bolo de Macaxeira - No Brasil, a raiz da mandioca é consumida na forma de farinhas, da qual se faz a farinha de mandioca e tapioca ou, em pedaços cozidos ou fritos. Em Pernambuco,o bolo representa a mistura entre ingredientes africanos e a ampla abundância de açúcar nas casas de engenho.

Bolo de macaxeira Bolo de macaxeira

Últimas notícias