Samara Felippo critica vídeo de Kéfera: "Não foi o que ela falou, foi o que não falou"

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 05/06/2018 às 9:57
Samara Felippo e Kéfera Buchmann (Imagens: Reprodução / Instagram)
Samara Felippo e Kéfera Buchmann (Imagens: Reprodução / Instagram)

A influenciadora digital Kéfera Buchman publicou um vídeo no seu canal do Toutube, o 5incominutos, em que fala sobre transição capilar, que seria o processo de abandono das químicas de alisamento em cebelos crespos a fim de deixá-los naturais. O vídeo deu o que falar e chegou aos olhos de Samara Felippo, que é mãe de duas crianças com cabelos cacheados. A atriz reclamou da influenciadora digital, alegando que ela não falou sobre a questão do racismo no vídeo.

LEIA TAMBÉM: Angélica pode não continuar na Globo, diz colunista

Nos stories do seu Instagram, Samara Felippo comentou:

Oi, gente! Eu passei o dia inteiro louca para conseguir fazer esses stories. Eu, sem querer, fui parar num vídeo da Kefera hoje falando sobre transição capilar e me vieram muitas coisas à cabeça. Inclusive porque depois que eu comecei a falar sobre isso muitas histórias chegam para mim em relação a esse assunto, a essa bandeira que eu levanto dessa aceitação em relação aos cabelos crespos. E vi que existia um abismo na minha frente em relação ao abismo que eu pouco conhecia.

Enfim, eu não vou me aprofundar também porque isso aqui é um inferno. Você tem 15 segundos para falar. Eu não acho que a Kefera está errada. De jeito algum. Eu não estou aqui para atacar a Kefera. Eu acho ela uma influenciadora, tem muitos seguidores e acho que ela deveria usar isso. Na minha humilde opinião, ela - com milhões de seguidores e grande influenciadora - precisa usar essas redes de forma mais relevante, mais importante socialmente possível.

Então, eu estou aqui porque quando eu postei um story me assustando com a Kefera falando de transição capilar - porque eu nem sabia que ela fazia escova! - muitas pessoas vieram falar comigo no direct tentando me explicar o que era transição capilar e outras dizendo que ela tinha todo direito de falar que ela tem o cabelo ondulado, cacheado, não sei. Eu sei, gente! Eu agradeço do fundo do coração quem veio tentar me explicar. Agradeço a forma carinhosa, eu acho que o diálogo é nossa principal ferramenta nos dias de hoje, a empatia. Mas eu sei o que é transição, assim como o que é big shop, e muita coisa.

Mas o que me incomodou não foi o que a Kefera falou. Foi o que a Kefera não falou. A Kefera fala sobre o que ela passou com o cabelo rebelde e bagunçado na escola, o bullying que ela sofreu. Mas o que ela não fala é o porquê que esse cabelo bagunçado é tão rejeitado. Por que que quando ela começou a postar os vídeos com o cabelo natural dela, ela foi tão criticada? Porque existe no nosso país o racismo estrutural, gravíssimo, fortíssimo. Então o cabelo liso é o cabelo bonito, é o cabelo padrão.

Então eu só estou aqui para dizer que ela podia - podia não, ela pode! - ir nisso mais profundamente. Tem muita youtuber negra que fala sobre isso com propriedade, do que ela já passou. Para encerrar, a Kefera não tem cabelo cacheado. A Kefera tem o cabelo ondulado e fazia progressiva. Eu fazia progressiva! (risos) Olha que loucura! É uma coisa mais absurda que a outra. Só me faltou ela, além de contar a história dela, que eu não estou menosprezando, ela contar a história das meninas que passam por isso de uma forma muito agressiva e cruel: as meninas negras. Ela precisa falar também disso!

Outra coisa só para terminar. A Kefera condena um pouco as mães que levam as filhas para alisar o cabelo. O que ela precisa entender é que essas mães estão ali para proteger, como se fosse uma proteção das filhas. Elas não querem que as filhas passem pelo mesmo que elas passaram. Elas querem proteger as filhas de um racismo gravíssimo que existe. Então quando a Kefera não fala de racismo, quando a Kefera fala só dela e só do que ela passou, e não fala sobre o racismo, isso, sim, é grave. Quantas meninas negras vão querer ter o cabelo igual ao da Kefera?

Bom, chega gente! Eu não estou aqui para causar polêmica nem para julgar a Kefera. Luto contra isso, inclusive: mulheres julgando mulheres. Mas é uma causa que eu luto e eu vou falar. Então se você quiser entender um pouco mais, porque eu tampouco tenho um lugar de fala disso... Só tenho duas filhas que estão no meio desse assunto e eu quero protegê-las também e ensiná-las... Procura pelas blogueiras negras. Vou deixar umas aqui".

Samara Felippo sobre o vídeo de Kéfera

Por fim, a Samara Felippo deixou os links para os canais: Papo de PretaAfro e AfinsMuro PequenoPreta RaraGabi Oliveira e Ana Paula Xongani.

 

Últimas notícias