Silvio Santos faz brincadeira homofóbica e público desaprova nas redes

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 28/05/2018 às 9:55
Silvio Santos (Imagem: Reprodução)
Silvio Santos (Imagem: Reprodução)

Conhecido por divertir o público com suas piadas foras de hora, Silvio Santos protagonizou uma cena lamentável durante o seu programa exibido nesse domingo (27). Durante o Jogo das Três Pistas, Karina Bacchi e a atriz Cristiana Oliveira precisavam descobrir uma associação entre três dicas. O resultado correto surpreendeu negativamente.

As dicas: "David Brazil", "Pabllo Vittar" e "Gominho". As convidadas falharam em adivinhar a associação e a resposta ficou para a platéia. Uma mulher disparou: "Bichas!", e o dono do SBT, rindo, confirmou a resposta. Nas redes, o público desaprovou a brincadeira.

Por que "bicha", nesse caso, é um termo ofensivo:

Quando um apresentador como Silvio Santos chama alguém de "viado" ou "bicha" na TV aberta diante de uma sociedade heteronormativa e homofóbica, acaba depositando em alguém o peso de todas as discriminações e negatividade que essas palavras carregam. Ou seja, ser "bicha" não é apenas se relacionar com pessoas do mesmo sexo, é ter um comportamento fora dos padrões e, assim, considerado errado.

Confira o trecho do Programa do Silvio Santos:

https://twitter.com/theuswhy/status/1000920546606047236

Prova disso é que os "xingamentos" mais comuns e ofensivos são os que atingem a heterossexualidade do outro. O mesmo não acontece caso um homossexual seja chamado de hétero. Exemplo que ilustra bem a situação são os jogos de futebol, onde parte da torcida xinga seus jogadores e os adversários com termos pejorativos como "viado", "bicha" etc. Vídeos no Youtube ilustram a situação.

Cuidado com os termos

A vida da população LGBT no Brasil pode ser resumida a uma palavra: resistência. De acordo com o Grupo Gay da Bahia, em 2017 445 pessoas foram mortas no Brasil em crimes de homofobia. Outro dado assustador é que, apesar de maiores políticas públicas para conscientização e quebras de preconceitos, as mortes para esse grupo cresceram 30% em comparação a 2016. Então, antes de chamar alguém de "bicha", é importante lembrar que, no país, uma pessoa LGBT morre a cada 19 horas.

Faça certo, faça como George Clooney

George Clooney entendeu isso. O ator, que sempre teve sua sexualidade abordada por veículos sensacionalistas, nunca negou as especulações de que seria gay. Em entrevista concedida à revista The Advocate, ele explicou: "Isso seria injusto e grosseiro com os meus bons amigos da comunidade gay. Não vou deixar ninguém fazer parecer que ser gay é uma coisa ruim. A quem incomoda o fato de alguém ser gay?".

https://twitter.com/AlexSerejo/status/1000916410099486720

https://twitter.com/WolneyBatista/status/1000918719709831168

https://twitter.com/dsworld/status/1000916007437860866

 

Últimas notícias