Ana Maria Braga usa peruca black power e causa debate

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 23/05/2018 às 11:25
Ana Maria Braga e Louro José com black power (Imagem: Reprodução)
Ana Maria Braga e Louro José com black power (Imagem: Reprodução)

Acostumada a ser aclamada nas redes sociais, Ana Maria Braga voltou a ser um dos assuntos mais falados entre os internautas nesta quarta-feira (23) ao aparecer no Mais Você usando uma peruca black power. Sua intenção era tentar valorizar o penteado e testar uma escova especializada para esse estilo.

Não bastasse, na posição de mulher branca, utilizar a peruca que é símbolo da luta negra, Ana tentou sem sucesso achar alguém negro no estúdio para que o utensílio fosse testado. Um cameraman branco era o único que tinha um cabelo que se aproximava do desejado no momento.

LEIA TAMBÉM: Marcelo de Carvalho é fotografado pela nova namorada, que declara: “Meu”

"Que tal entrar na onda do black power? Vamos, Louro? Eu gosto muito desse cabelo, eu acho bonito. Eu não entendo por que algumas meninas e alguns rapazes têm a possibilidade de ter um cabelo desses e, de repente, muda, alisa... porque é um negócio tão maravilhoso, né?", disse Ana Maria Braga ao começar o programa.

Ela continua: "Ele [o black power] representa muito. Esse visual aqui não é apenas uma moda, ele representa a diversidade, a força, a identidade, a luta contra a desigualdade, o fim de um padrão sem sentido. Fala a verdade, você que tem esse cabelo lindo aí e não usa?!"

Críticas

Alguns internautas acusaram Ana Maria Braga de se apropriar de uma cultura e um lugar de fala que não é dela, o que repercutiu negativamente nas rede sociais. As críticas giraram em torno do seguinte questionamento: se é para falar sobre cabelos afro como forma de luta e identidade, por que não chamar uma pessoa negra que use black power para explicar o assunto? Ou seja, fala-se dos negros sem abrir espaço para sua fala.

"Ana Maria perguntou o porquê de não ter ninguém negro no estúdio dela. Eu pergunto isso em vários lugares que vou. Legal a iniciativa de mostrar os cabelos cacheados e crespos na TV, porém seria legal ter negros no estúdio não só para cozinhar para ela", disse uma usuária do Twitter chamada Stéphanie.

https://twitter.com/flaviaaraujoze1/status/999261816575361025

https://twitter.com/stephaniefsg/status/999261443051704320

https://twitter.com/Mellojulia157/status/999260888799510528

https://twitter.com/FeAMSilva/status/999260791739240448

 

Últimas notícias