Confira os destaques da moda no DFB Festival 2018

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 21/05/2018 às 8:00
Looks desfilados no DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso
Looks desfilados no DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Maior encontro da moda autoral da América Latina, o DFB Festival - ex-Dragão Fashion Brasil - fez edição de 9 a 12 deste mês, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, uma bela construção com vista para a praia do Futuro e para um por do sol daqueles...

Nascido exclusivamente para a moda, o DFB virou festival, ano passado, para atrair outras linguagens artísticas - neste ano, além da passarela, agregou gastronomia, feira criativa e música - Iza, As Bahias e a Cozinha Mineira, o DJ CIC e Karol Conka fecharam as quatro noites de evento.

O Social1 esteve na capital cearense e traz os destaques da cereja do bolo do festival, a moda autoral.

Acompanhe:

Pegada esportiva

O desfile do estilista potiguar Wagner Kallieno sobressaiu pela proposta esportiva: um casaco de moletom, amarelo, sobre um delicado vestido de renda, verde fluorescente... Essa cor, tão associada aos esportes, apareceu jogando com peças off-white, inclusive casacos de pele. A coleção terminou quente, com decotes e fendas em profusão, uso de zíperes, silhuetas acompanhando o corpo... Uma "oncinha" recriada em vinil vermelho deu doses de sensualidade. Veja alguns looks:

Wagner Kallieno para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Listras e padronagens

O estilista cearense radicado no Canadá João Paulo Guedes costumava apresentar coleção só para homens, mas nesta edição abriu o leque e fez meio a meio. Na coleção "Illusions", ele investiu num padrão de listras - mas numa geometria não óbvia, com percursos que tentam iludir quem olha - e também recriou o pied de poule, o "pé de galinha". A maioria das peças mistura as padronagens. Confira:

João Paulo Guedes para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Renda nobre

A renascença, o richelieu e o labirinto foram trabalhados pela estilista cearense Almerinda Maria com tecidos tão nobres quanto essas técnicas de renda e bordado: a seda pura, o linho rústico e também o algodão. Pura elegância, puro luxo, a coleção chama-se "Renda-se à bossa". Um dos looks levava uma espécie de jaqueta de seda e renascença sobre um top de seda e um saião da renda, uma composição nada óbvia. O processo de Almerinda é 100% artesanal, do início ao fim.

Veja galeria de fotos aqui.

Almerinda Maria para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Roupa política

Lindebergue falou mais de gente do que de roupa, com a coleção "Amor próprio". Camiseta onde se lia "Contém gente" fez sucesso. Em muitas das peças, o estilista cearense bordou vagina, pênis e seios - ou a retirada da mama, simulando a cicatriz de uma mastectomia. Explorou, ainda, a criação com plástico - "a ideia era não ver a roupa, e sim ver pele, gente, nas suas perfeições e imperfeições" - e reforçou a roupa 'agênero', para mulher e homem, sem destinação específica: homens de saia, cropped...

Confira galeria de fotos aqui.

Lindebergue para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Seda pura; puro linho

Fibras naturais são a 'vibe' da estilista cearense Gisela Franck, que apresentou coleção feita de gazar de seda pura, crepe de seda e linho. Com peças em tons de branco e off-white, a inspiração foi o papel: as dobras possíveis, os vincos e recortes... Algumas intervenções de corte a laser e desenhos à mão completavam essa ideia da roupa como um papel. Mas um papel leve, confortável - e, assim, elegante, sutil. O desfile, quase em silêncio, com uma instrumentista que tirava som de objetos de vidro, foi como um mergulho no universo de Gisela. Revigorante. Eis alguns modelos:

Gisela Franck para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Mix de estampas

A coleção do estilista piauiense Weider Silveiro, "Ri'spekt", tinha como intenção exaltar a feminilidade e pedir respeito para as mulheres. Saltaram à vista as releituras que o estilista fez de estampas clássicas, como o floral e o poá. A coleção atravessou a passarela basicamente nas cores azul, verde e preto, com interações entre as estampas e ainda tecidos listrados, o que resultou em bastante informação visual, mas num resultado contemporâneo. Veja looks:

Weider Silveiro para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Romântico ao quadrado

Seda, plissados, estampas florais, transparências, bordados e pedrarias. A coleção do estilista cearense Kallil Nepomuceno foi feita de motivos românticos. As cores? Rosa, nude, dourado. Peças esvoaçantes passaram, daquelas ideais para se registrar em câmera lenta. Veja algumas peças:

Kallil Nepomuceno para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Adorável preto e branco

Parte da coleção do estilista baiano Jeferson Ribeiro só é entendida se soubermos que é inspirada na Festa do Largo, popular na Bahia dos anos 80 - dessa referência vieram a estampa e o colorido que ele usou. Mas, para além, a gente exalta o bom preto e branco do estilista, sempre muito autoral; às vezes minimalista, às vezes maxi... Confira:

Jeferson Ribeiro para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Brilho e transparência

O desfile do estilista cearense Ivanildo Nunes é sempre de paralisar a plateia: aquelas modelos com vestidos que são exímias produções feitas à mão. Bordados precisos. Neste ano, Ivanildo se inspirou nas mandalas, e foi desconstruindo as formas esotéricas para, então, inventar seus bordados, em peças de tule, organza e renda francesa. Dê uma olhada:

Ivanildo Nunes para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Formas e texturas

É poesia em roupa o que faz o estilista mineiro Ronaldo Silvestre, com seu trabalho de criar texturas e formas sobre, principalmente, a seda. Às vezes essas sobreposições ao tecido parecem algo como viés que foram costurados de um jeito que resulte em linhas, curvas... Ao som de Chico Buarque, Ronaldo mostrou coleção sentimental, inspirada na mãe, e trabalhada no artesanal, com crochê, bordado... Um primor! Veja:

Ronaldo Silvestre para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Fluidez e elegância

A grife paulista Tanden apresentou uma mulher poderosa e elegante; chique ainda que esteja vestida casualmente. As peças ficaram marcadas pela fluidez e a paleta de cores. Observe:

Tanden para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

Roupa de baixo

O estilista cearense David Lee apresentou a coleção "Avesso", propondo um olhar para o interior, para questionar sobre o que realmente importa na vida moderna. Para tanto, colocou os modelos vestindo cueca, samba-canção, pijama, peças com acabamentos aparentes ou não realizados. Camisas e casacos mais alongados caíram bem! Alguns modelos:

David Lee para o DFB 2018 - Fotos: Roberta Braga / Cláudio Pedroso

*Repórter viajou a convite do DFB Festival 2018

Últimas notícias