Comida de afeto na gastronomia de Levante do Mingus

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 22/04/2018 às 17:00
Couscous  com frango libanês e coalhada seca com hortelã - Fotos: Rafael Medeiros/divulgação
Couscous com frango libanês e coalhada seca com hortelã - Fotos: Rafael Medeiros/divulgação

O restaurateur Nicola Sultanum revisita seus antepassados sírios com o inédito festival gastronômico Levantino, que ele vai promover no seu Mingus de 24 de abril até oito de maio. A Região do Levante é considerada a área que engloba países de diversos continentes ao redor do Mar Mediterrâneo. O festival só será servido durante o jantar, de terça a sábado.

Falafel de pimentão e pimenta dedo de moça - Fotos: Rafael Medeiros/divulgação

Com o festival, Nicola Sultanum revisita as suas origens e remonta aos seus antepassados que chegaram ao Recife após a I Guerra Mundial, egressos da área que hoje engloba a Síria. A confecção do cardápio também teve assessoria especial do empresário e antropólogo Hissa Hazin, cozinheiro que perpetua as tradições de seus antepassados palestinos e que manteve, no Recife, o saudoso Salamaleque.

Bolo de tâmaras

À mesa, pratos aromáticos e que exploram diversas texturas com um único pré-requisito: exigem o partilhamento entre os comensais, fazendo da refeição um pequeno festim em torno da mesa. É o caso das Meezze, ou entradas: Homus, coalhadas secas, tahine e babaganoush, entre outros.Para montar o menu, que será composto de entradas, pratos principais e sobremesas, Nicola e a chef Jace Souza imergiram na gastronomia da região. No cardápio, prometem fazer uma incursão por pratos à base de cordeiro, grão de bico e Labneh (Coalhada seca), bem como a utilização de molhos e bases como tzatziki (iogurte com pepino) e Tahini (preparado obtido de sementes de gergelim).

Últimas notícias