Morre, aos 91 anos, o estilista francês Hubert Givenchy

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 12/03/2018 às 13:07
Hubert de Givenchy - Foto: EFE/ Kiki Huesca
Hubert de Givenchy - Foto: EFE/ Kiki Huesca

Um dos maiores nomes da alta-costura mundial, o estilista Hubert de Givenchy faleceu no último sábado (10), aos 91 anos, conforme anunciou, nesta segunda-feira (12), à AFP, seu companheiro em um comunicado. "O senhor De Givenchy faleceu enquanto dormia no sábado, 10 de março de 2018", informou o também estilista Philippe Venet.

Aristocrata que fundou a casa Givenchy na década de 1950, o estilista,  conhecido por sua colaboração com a atriz Audrey Hepburn, ficou famoso ao vestir Jacqueline Kennedy Onassis e Grace Kelly, entre muitos outros nomes. Givenchy nasceu em Beauvais, França, em 21 de fevereiro de 1927.

Desde seu primeiro desfile em 1952 até que abandonou, em 1995, a maison que levava seu nome, vendida em 1988 para o grupo LVMH, Hubert de Givenchy marcou o mundo da moda pela elegância de suas criações, como o famoso vestido tubinho preto usado por Audrey Hepburn em "Bonequinha de luxo" (1961).

Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo

"Entre os criadores que colocaram Paris definitivamente no topo da moda mundial a partir dos anos 1950, Hubert de Givenchy deu a sua casa de modas um lugar à parte. Tanto por seus vestidos longos de gala, como por seus trajes diários, Hubert de Givenchy soube reunir duas qualidades raras: ser inovador e atemporal", reagiu Bernard Arnault, presidente da LVMH.

A maison Givenchy também prestou homenagem a seu fundador, uma "personalidade inesquecível do mundo da alta-costura francesa, símbolo da elegância parisiense durante mais de meio século".

"Hoje ainda, sua abordagem da moda e sua influência perduram. Sua obra continua sendo tão pertinente hoje como antes", acrescentou a empresa em um comunicado.

Uma grande exposição do trabalho de Givenchy foi realizada no ano passado, em Calais, no norte da França, região de que o estilista era originário.

Últimas notícias