Conheça técnica de rápida recuperação após cirurgia de prótese de mama

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 04/02/2018 às 8:00
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Chama-se Fast Track Recovery (em tradução literal, recuperação rápida) a técnica de cirurgia de prótese de mama que permite a paciente operada pela manhã ser liberada já à noite - para jantar, por exemplo. De acordo com o cirurgião plástico Pablo Maricevich, formado pela Escola Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, e sócio da Aviva Cirurgia Plástica, no Recife, o diferencial deste procedimento está numa série de detalhes que causam menos traumas ao corpo.

"Usamos a anestesia de uma forma que a paciente acorde sem ressaca nem dor. Na média, em três horas a pessoa é liberada do hospital e, no dia seguinte, já pode dirigir ou mesmo segurar seu filho pequeno no colo. No pós-operatório, recomendamos que, periodicamente, a paciente faça a elevação dos braços acima da cabeça durante os primeiros dias de recuperação. Assim, ela vai readquirindo mobilidade e elasticidade", explica Maricevich. Ele lembra que, num passado recente, a paciente era orientada a não levantar os braços por duas semanas. "Ainda no hospital iniciamos os exercícios com os braços", compara.

Há também redução de tempo de repouso do trabalho. "Dependendo da ocupação, pode ser retomado de um a três dias. O que demora um pouco mais é a liberação para se expor ao sol, mas isto por causa das cicatrizes, que, apesar de pequenas, podem ficar escuras. O ideal é que se evite o sol por cerca de três meses", conta Maricevich. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica colocam o Brasil como o 2º país que mais realiza implantes mamários no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Últimas notícias