Tempero Daqui: aprenda a fazer arroz de camarão sertanejo

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 01/12/2017 às 11:16
arroz_camarao_sertanejo FOTO:

Seja bem-vindo ao Tempero Daqui. Diariamente, vamos trazer receitinhas “deli” para os internautas desfrutarem e colocarem a mão na massa. E, claro, sempre com toque nordestino. Garantimos uma coisa: tudo está irresistível. Confira só a de hoje:

Arroz de camarão sertanejo

Ingredientes:

500g de arroz branco pré-cozido

1 kg de filé de camarão

15 dentes de alho picados

1 tablete de caldo de galinha

cascas e cabeças dos camarões

3 col. (sopa) de margarina

1 cebola grande inteira descascada

1 xícara de mel de engenho (melaço de cana-de-açúcar)

1 litro de água

2 folhas de louro

3 col. (sopa) de farinha de trigo

500g de queijo coalho em cubos

15 camarões inteiros no alho e óleo para decorar

sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Numa panela grande, coloque meia colher de sopa de margarina e frite rapidamente as cascas e cabeças dos camarões. Acrescente o caldo de galinha e as folhas de louro. Cubra tudo com água e deixe ferver por aproximadamente 3 minutos. Bata rapidamente no liquidificador, passe tudo numa peneira e reserve.

Numa frigideira, aqueça meia colher de sopa de margarina, doure o alho e a cebola e refogue rapidamente os filés de camarão, temperados com sal e pimenta do reino. Reserve.

Numa panela, aqueça duas colheres de sopa de margarina e misture a farinha de trigo. Em seguida, misture o molho das cascas de camarão. Nesta panela, acrescente o arroz e, quando tudo ficar cremoso, adicione imediatamente o camarão e o mel de engenho. Deixe ferver até ficar cremoso.

Acrescente os cubos de queijo coalho e misture rapidamente. Desligue o fogo, passe o risoto para uma baixela, decore com os camarões inteiros e sirva imediatamente.

Faça o quiz:

Por falar em comida regional...

Últimas notícias