publicidade
30/11/17
favada
favada

Tempero Daqui: aprenda a fazer uma deliciosa favada

Publicado por Anneliese Pires em Notas às 11:42

Seja bem-vindo ao Tempero Daqui. Diariamente, vamos trazer receitinhas “deli” para os internautas desfrutarem e colocarem a mão na massa. E, claro, sempre com toque nordestino. Garantimos uma coisa: tudo está irresistível. Confira só a de hoje: deliciosa favada

Ingredientes: 

01kg de fava
300g de carne de charque
500g de bucho bovino
02 linguiças calabresa em rodelas
300g de costela de porco
300g de orelha de porco
02 cenouras
04 batatas inglesas
02 chuchus
01 maço de coentro e cebolinha picados
02 cebolas roxas picadas
08 dentes de alho amassados
01 col. (sopa) de colorífico
03 folhas de louro
03 col. (sopa) de margarina
água
sal a gosto

Modo de Preparo: 

Descasque a cenoura, as batatinhas e o chuchu e corte-os em cubos médios. Reserve.
Corte a calabresa em rodelas e reserve. Afervente várias vezes as costelas e a orelha de porco cortados, junto com a charque picada, para retirar todo o sal. Afervente a fava três vezes e reserve.

Corte o bucho em pedaços e lave bem em água corrente. Coloque em uma tigela, encha de água e adicione 1 limão com casca cortado em pedaços. Aperte bem o bucho com o limão e água, para limpar e tirar o cheiro forte. Escorra a água e repita esse processo 3 vezes. Escorra e coloque o bucho em água quente. Quando levantar fervura, espere 1 minuto e retire do fogo. Escorra a água. Repita essa operação de fervura mais 2 vezes (trocando a água). Na terceira vez, deixe o bucho na água fervente. Coloque um pouco de cebola e margarina, feche a panela e cozinhe na pressão por 45 minutos.

Tire a panela do fogo, retire a pressão e acrescente a fava, a calabresa, a charque, as costelas, a orelha de porco, a cebola, o coentro, a cebolinha, a batatinha, a cenoura, o chuchu, o louro, o colorau, o alho e a margarina. Coloque mais água, ajuste o sal e tampe a panela, levando ao fogo para cozinhar na pressão por mais 15 minutos.

 

Faça o quiz:

Por falar em comida regional…



PUBLICIDADE
FECHAR