Secretário de Educação do Rio critica Taís Araújo: "Idiotice racial"

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 21/11/2017 às 18:57
Taís Araújo - Foto: Reprodução/Internet
Taís Araújo - Foto: Reprodução/Internet

Na madrugada desta terça-feira (21), o secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cesar Benjamin, causou polêmica nas redes sociais ao compartilhar um texto a respeito do racismo no País. Na publicação, ele afirmou que "continua detestando a racialização do Brasil" e que "qualquer idiotice racial prospera".

Como exemplo, Benjamin citou a recente palestra que Taís Araújo fez no início do mês, em São Paulo, onde ela falou sobre as diferenças entre criar uma menina e um menino, negros, em uma sociedade preconceituosa.

"Nossa maior conquista — o conceito de povo brasileiro — desapareceu entre os bem-pensantes. Qualquer idiotice racial prospera. A última delas é uma linda e cheirosa atriz global dizer que as pessoas mudam de calçada quando enxergam o filho dela, que também deve ser lindo e cheiroso. Vocês replicam essa idiotice", disse Benjamin.

(Foto: Fabio Bartelt/Monster Photo)

Cesar Benjamin ainda disse que "se os brasileiros mudassem de calçada quando vissem uma pessoa morena ou negra, viveriam em eterno ziguezague". Entre muitos elogios, a publicação também causou revolta em muita gente, como na colunista do GLOBO Flávia Oliveira que criticou as palavras do secretário. A jornalista comentou que "impressiona o titular da pasta da Educação ser tão míope sobre o racismo brasileiro".

Outro internauta falou sobre o caso do ator negro que foi espancado por assaltantes após ter ajuda negada por seguranças do metrô de São Paulo. No entanto, Benjamin alegou que pessoas de outras etnias "também apanhavam injustamente".

Um internauta chegou a citar o caso do ator negro que foi espancado por assaltantes após ter ajuda negada por seguranças do metrô de São Paulo. No entanto, Benjamim respondeu que pessoas de outras etnias "também apanhavam injustamente".

"Sim. No mesmo momento, em algum lugar, um branco também apanhava injustamente num país que vive em guerra civil não declarada.Um homossexual também. Um heterossexual também. Uma mulher também. Um homem também. Um idoso e um jovem também...", escreveu o secretário.

Até o momento, Taís Araújo não se pronunciou sobre as declarações do secretário. Confira o post original:

Últimas notícias