Fotógrafo se desculpa por alteração no cabelo de Lupita Nyong’o

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 14/11/2017 às 9:35
Lupita Nyong'o
Lupita Nyong'o

Após a atriz queniana Lupita Nyong’o desabafar no seu instagram, na última sexta (10), sobre a alteração do seu cabelo na capa da Revista Grazia, o fotógrafo responsável pela imagem, An Le, pediu desculpas nessa segunda (13). O cabelo da africana, que originalmente é crespo e volumoso, foi encurtado e alisado digitalmente e não foi avisada da edição. O ocorrido levantou uma discussão racial nas redes, e o veículo foi acusado de ser eurocêntrico.

"Eu tirei um tempo para refletir na minha parte no incidente envolvendo Grazia e Nyong’o. Eu percebo agora que foi um erro incrivelmente monumental que eu fiz e eu gostaria de aproveitar para pedir desculpas a Nyong’o e a todos os outros que ofendi. Embora não fosse minha intenção ferir ninguém, posso ver agora que alterar a imagem de seu cabelo foi um ato incrivelmente prejudicial. Como imigrante que sou, é meu dever ser um defensor da representação da diversidade da beleza neste setor. Eu vou demonstrar ainda mais isso nos meus próximos trabalhos", disse An Le, em um comunicado à imprensa.

“Não há desculpa para as minhas ações. Eu lamento profundamente pela dor que causei a senhorita Nyong’o, uma mulher que eu admiro há algum tempo. Mais uma vez, gostaria de dizer que sinto muito a todos que ofendi. Quero agradecer a Lupita por abordar esta questão tão importante“, finalizou o vietnamita.

Após a indignação da atriz de 12 Anos de Escravidão,  a revista chegou a publicar uma nota na sua conta do instagram. “Em nenhum momento fizemos qualquer pedido editorial ao fotógrafo para o cabelo de Lupita Nyong’o ser alterado na capa desta semana, nem nós alteramos“, comunicou a publicação.

https://www.instagram.com/p/BbTCfXKDjc8/?taken-by=lupitanyongo

 

"Como deixei claro com tanta frequência no passado com todas as fibras do meu ser, abraço meu patrimônio natural e, apesar de ter crescido pensando em uma pele clara e padronizada, cabelos sedosos como padrão da beleza, agora sei que minha pele escura e excêntrica, assim como cabelos crespos, também são lindos. Estampar a capa de uma revista me realiza, pois é uma oportunidade para mostrar para outras pessoas negras, de cabelos crespos, e particularmente para nossas crianças, que elas são lindas do jeito que são. Eu estou desapontada com o fato de que @graziauk me convidou para estar na capa deles e, em seguida, terem editado e alisado meu cabelo para se adequar à noção de como o lindo cabelo se parece. Se eu tivesse sido consultada, eu teria explicado que não posso apoiar ou tolerar a omissão do que é minha herança nativa. Ainda há um longo caminho a percorrer para combater o preconceito inconsciente contra a pele das mulheres negras, seus cabelos, estilo e textura", disse a atriz em seu instagram.

 

Últimas notícias