Confira as dicas para quem pretende viajar com pets

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 11/11/2017 às 8:00
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O que não falta é gente em clima de contagem regressiva para as festas de fim de ano e, claro, as férias ou mesmo aquele recesso, incluindo os pets nas programações. Mas, o que muitos não imaginam é que viajar com cães e gatos requer toda atenção e vários cuidados.

Pensando nisso, o Social1 conversou com o veterinário Victor Fernandes e o empresário Romero Almeida, do Pet Villa, em Casa Forte, que fizeram uma lista de recomendações para quem planeja curtir os dias de descanso com tudo certinho ao lado dos bichanos. Confira:

1. Para toda e qualquer viagem é indispensável portar a carteira de vacinas do mascote. "Atentar para o prazo de validade e deixá-la acompanhada pelo atestado de um médico veterinário credenciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. As regras são sérias porque envolvem a possibilidade de entrada de zoonoses e isso abrange a saúde pública", pontuou Victor.

2. Se a viagem for de avião, é interessante se informar junto às companhias aéreas tendo em vista as diferenças entre elas quanto às regras de embarque na cabine ou despacho para compartimento de cargas, assim como a necessidade de sedação.

3. Quem deseja levar o pet para o exterior deve obter informações com antecedência já que cada país tem suas regras próprias. Se o destino for a Europa, os animais precisam fazer exame sorológico para a presença da Raiva e só podem embarcar depois de três meses do resultado negativo. Também é necessário chipar o mascote que deixa o Brasil.

Foto: Reprodução

4. "Países como Uruguai e Paraguai estão atentos para a Leishmaniose, doença para a qual os cães brasileiros precisam apresentar exame sorológico negativo. O atestado de saúde tem validade até o aeroporto internacional e o despacho é realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mesmo órgão que informa as regras de sanidade animal de outros países", explicou Victor Fernandes.

5. O MAPA, aliás, também pode emitir um passaporte para seu mascote com validade em todo o território nacional. O atendimento se dá por agendamento.

6. Aqueles que pegarão estrada precisam observar as regras de segurança do animal que deve estar viajando no banco traseiro, dentro de sua caixa de transporte ou preso com o adaptador de cinto de segurança para cães, por exemplo. Tamanhos à parte, animais não podem ficar soltos dentro do veículo.

7. Deslocamentos de ônibus para outra cidade deve acondicionar o animal em uma caixa de transporte adequada para seu tamanho. É importantíssimo se informar junto à empresa quais são regras específicas sobre transporte animal (peso e dimensão).

Últimas notícias