Óleo sobre pele: Tatuagem realista é inspirada em pintura a óleo

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 24/10/2017 às 7:00
Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem
Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Desde junho que o artista plástico e tatuador recifense Nando Zevê tem feito seus seguidores esticarem fotos no Instagram, para se certificarem de que são tatuagens o que parecem pinturas a óleo. Trata-se de um trabalho realista, feito com uma técnica que, por sugestão dele, vamos chamar de "óleo sobre pele". A tinta usada nas tatuagens, fique claro, é a mesma de qualquer tattoo. O processo é o seguinte: ele cria uma pintura a óleo numa base de papel e depois a reproduz na pele, o mais fiel possível - por isso, realista.

Entre a pintura e a tatuagem há um "truque" para que o resultado saia o mais parecido possível: NZ fotografa a obra em preto e branco para melhor enxergar a textura e o volume. Feito isso, consegue aplicar na pele a regra de luz e sombra. "Foi inquietação minha!", responde, quando perguntado sobre a origem desse trabalho. Na verdade, a pintura-tatuagem representa o artista que Nando se tornou, que não mais separa sua produção de arte contemporânea das tatuagens; ou seja, não estabelece divisórias entre o que é arte visual e o que é tatuagem.

Nando Zevê à porta do seu estúdio, no Pina, Zona Sul do Recife - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

A maioria das que já fez traz flores - "Eu gosto muito da natureza como tema, é uma escola em relação a cores e combinações", fala Nando, que tem preferência por cores primárias, pois assim cria uma escala cromática com diversos tons da mesma cor. Para a flor azulada que tatuou durante nossa visita ao seu estúdio, havia oito tons de azuis combinados por ele. "Essa tatuagem [o óleo sobre pele] é toda em preenchimento sólido", explica Zevê, sobre a importância das cores nesta técnica. Dá nem pra imaginar que, não faz tanto tempo, ele só tatuava em preto.

Veja o processo:

Flor em pintura a óleo - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Fotografia em P&B da pintura, para ajudar a identificar texturas e volumes, ao lado da pele já com decalque da tattoo - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Início da tatuagem, que é toda preenchida com cor - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Só para essa tatuagem, Nando criou oito tons de azul - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Os vários tons de azul, para criar efeito realista - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Tatuagem finalizada - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem

Confira galeria de pinturas a óleo feitas para virarem tatuagens:

Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem - Foto: Dayvison Nunes / JC Imagem
DN131017006 -
DN131017008 -
DN131017009 -
DN131017105 -
DN131017020 -
DN131017029 -
DN131017023 -
DN131017026 -

 

No Instagram, Nando Zevê posta as tatuagens que realiza. Acompanhe: @nandozeve

Últimas notícias