Sereia que inspirou personagem Ritinha se revolta com novela: "Não fui reconhecida"

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 18/10/2017 às 13:20
Isis Valverde e Mirella Ferraz - Foto: Reprodução
Isis Valverde e Mirella Ferraz - Foto: Reprodução

Mirella Ferraz é adepta ao "sereismo" há cinco anos. Ela foi a referência de Glória Perez para desenvolver a personagem Ritinha, interpretada por Isis Valverde em 'A Força do Querer'. Mirella teve o primeiro contato com a novelista em abril de 2015 e passou cerca de dois anos trocando mensagens com ela. A sereia profissional foi responsável por ensinar Isis a mergulhar e se comportar como uma sereia.

No entanto, em entrevista ao UOL, nesta quarta-feira (18), Mirella revelou que está decepcionada com a novela das 21h, que está na reta final.

"Foi uma grande desilusão. Achei que a autora não teve respeito pela nossa história, não levou minha história a sério. Fiquei chateada, com um sentimento de traição, de injustiça. Esperava muito mais, trabalhei muito nesta novela. Às vezes, até doente e no final fiquei bastante chateada com o que aconteceu. Fui pro Rio, passei meses ajudando a Isis a mergulhar, como ser uma sereia, como pensar como sereia. E no final não vi esse trabalho ser reconhecido por elas".

Mirella ainda afirmou que, nas primeiras conversas com Gloria Perez, a ideia que a autora tinha era diferente do que se tornou a Ritinha. "Ela ia ser uma menina muito parecida comigo, seria mesmo baseada na minha vida. Então ela ia ser uma menina que nasceu com esse grande amor pela água, que é o que a Ritinha tem, de certo modo. Mas ela ia ser alguém que acredita muito que é uma sereia, que tem uma ligação muito forte com os animais, com a natureza e lembro de ter pedido muito para a Gloria colocar um pouco de magia. Porque não tem como você desvincular a lenda das sereias de uma magia, de uma fantasia".

Mirella Ferraz - Foto: Reprodução

Para ela, a trama de Ritinha se perdeu no decorrer da novela e as tramas de Bibi (Juliana Paes), Jeiza (Paolla Oliveira) e Ivan (Carol Duarte) despertaram mais interesse no público: "A festa de lançamento da novela foi só do tema sereia. Ela seria a personagem principal. Só que ficou tão sem conteúdo que ela nadou, nadou e morreu na praia. Ela acabou virando uma coadjuvante. Deu a impressão que ela foi jogada nas outras tramas para aparecer mais porque não tinha mais o que contar dela. Não tem uma trama boa ali, algo que prenda o público como aconteceu com a Jeiza, a Bibi, a Ivan".

A sereia profissional criticou a postura e o comportamento da personagem: "Acho a Ritinha muito rasa, o que é um paradoxo. Para ser sereia, você tem que ter profundidade, é o mínimo. Sereia não gosta de coisa rasa. Só fica falando 'égua', não sabe falar uma frase sequer... A gente não viu nenhum lado ambiental nela. Só no começo, ela tinha aquela ligação com os botos que foi muito pouco explorado e pronto, acabou".

Mirella fez questão de falar sobre sua decepção com Isis Valverde e ainda disse que em vários momentos a atriz tentou "boicotá-la" . "Estou tão cansada, chateada, com sentimento de traição, de frustração, em relação a isso tudo. Acho que talvez seja uma prática de atores globais, me decepcionei muito. Eles parecem que encaram as pessoas como objetos, que podem usar, tirar tudo dali e pronto. Como eu sou um bichinho do mato, não me senti muito a vontade com essas relações tão superficiais, que tentam puxar tapete um do outro", contou.

Em resposta, a assessoria de imprensa de Isis Valverde estranhou a declaração de Mirella: "Essa moça foi contratada pela emissora para preparar a Isis lá no começo da novela. Mas estava imputando à atriz uma relação que não era dela, e sim da produção da da emissora. Por isso, não houve autorização para prosseguimento".

No início deste ano, antes de 'A Força do Querer' estrear, Mirella que faz eventos como sereia, escreve livros sobre o tema, produz e vende caudas para crianças e adultos, disse que as vendas aumentaram bastante. Mas, do meio da novela para até o momento, as coisas mudaram.

"No começo, as vendas aumentaram muito, muito mesmo, antes de a novela começar. Porque estava toda aquela coisa em volta daquela personagem, as outras quase não eram citadas, era só a sereia. Quando ela começou e o foco da sereia foi saindo, foi virando uma pessoa que todo mundo tinha raiva, não foi uma personagem querida, e as vendas começaram a despencar. Hoje em dia diminuiu muito a popularidade das sereias. Não sei se foi por causa da novela, mas deu uma boa caída", comentou.

Últimas notícias