Dia nacional do sorvete: saiba onde comemorar a data

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 23/09/2017 às 9:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 23 de setembro, é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Sorvete. Não se sabe ao certo como a delícia gelada surgiu, há quem diga que a sua origem aconteceu há mais de três mil anos, na China, com uma pasta de leite de arroz com neve. Apesar disso, a Itália ficou famosa pelos seus gelattos mais até que o país criador.

Como o Brasil é um país que vive praticamente no verão, o sorvete é um dos alimentos mais apreciados por aqui para matar a sede. Em 2016, mais de 1 bilhão de litros foram consumidos, resultando em um faturamento de R$ 12 bilhões para o setor. Pensando na data, o Social1 elaborou um roteiro especial para os que pretendem comemorar a data. Confira:

San Paolo

Foto: Divulgação

O espaço reúne várias opções de sorvetes - misturando a culinária italiana com a brasileira - com Açai, Kit Kat, Oreo, Tapioca. Há ainda a opção de misturar o gelado com brownie, chocolates, caldas e outros itens formando, assim, um sorvete recheado.

Endereço: Shopping Rio Mar e Recife.

Fri Sabor

Foto: Divulgação

Tradicional no Recife, uma das sorveterias mais antigas daqui, a Fri Sabor conta com uma diversidade enorme de sabores. Destaque para alguns mais novos como o amor perfeito, delícia trufada e bolo de rolo.

Endereço: a sorveteria conta com unidades no Recife Antigo, Casa Forte, Boa Viagem e nos principais shoppings da cidade.

Santo Doce

Foto: Reprodução

Além dos sabores e versões tradicionais, a Santo Doce conta com opções vegetarianas, veganas e para os cachorros . Os mais pedidos de lá são os sorvetes Africano e Coco Verde, feito com laminha de coco.

Endereço: Rua 12 de Outubro, 15, Aflitos.

Appenini

Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia do Sorvete, a Apenini vai dar uma bola extra para os amantes do gelado. A loja conta com sabores bem legais como Pipoca, Negresco, limão siciliano e muito mais.

Endereço: Estrada de Belém, 947, Campo Grande.

Degusta 

Foto: Reprodução

Além de oferecer a famosa paleta italiana, a Degusta conta com sorvetes. No cardápio você encontra o de Leite Ninho, Bolo de Rolo, Oreo e muito mais.

Endereço:  A degusta conta com unidades em Casa Forte, Polo Pina, Porto de Galinhas, Paço Alfândega, Candeias e Setúbal.

Italian Freddo

Foto: Divulgação

A Italian Freddo, conhecida pelos seus sorvetes gourmet, oferece uma gama de oportunidades deliciosas para os amantes de sorvete. Destaque para os de Doce de Leite, Cheesecake, Cioccolato Belga e Alfajor.

Endereço: RioMar Shopping.

Cioccolatte Gelateria 

Foto: Divulgação

Quem visitar o local e pedir um sorvete, ganhará outro de graça durante o dia 23 de outubro! A Cioccolatte é conhecida pelo seus sorvetes gourmet, entre eles o de Bolacha Maria, Tapioca com Coco, Queijadinha e Bolo de Rolo.

Endereço: Recife Antigo, praticamente em frente ao Marco Zero.

Ben & Jerry's

CHILL-ACO é feito com massa de waffle e recheado com com dois sabores de sorvete. Foto: Reprodução/ Ben & Jerry’s

Nova no Recife, a Ben & Jerry's faz sucesso pelo mundo. Além dos sorvetes, as lojas contam com a casquinha recheada em vários sabores como brigadeiro.

Endereço: RioMar Shopping e Shopping Recife.

Planeta John's

Foto: Reprodução

Antiga e conhecida no Recife, a Planeta John's conta com a opção da balança: você pode escolher os sabores, os recheios, caldas e tudo mais.

Endereço: Casa Forte e Torre.

Zoco Café & Delícias

Waffle Geleia - Foto: Divulgação/Rodrigo Gonçalves

A casa armou a primeira edição do “Happy Day Zoco”, para celebrar o dia do sorvete e a chegada da primavera, das 15h às 21h, com sete opções de sobremesas geladas.

Endereço: Av. Carlos de Lima Cavalcanti, nº 1828, Casa Caiada (atrás da Praça da Bíblia), Olinda.

Chiwake/Chicama

Delícia Crocante Chiwake - Foto: Divulgação/Gabriela Souza

Além da versão clássica do sorvete servida em bolas, também conta com a “Delícia Crocante”, sobremesa feita com massa folhada recheada com doce de leite, sorvete de creme com calda de chocolate e farofa de castanha.

Endereço: Chiwake na Rua da Hora, 820, Espinheiro, Recife / Chicama na Av. Eng. José Estelita, s/n, Cabanga, Recife.

Motor Burguer

Brownie com sorvete - Foto: Divulgação

O clássico milk shake aparece nos sabores morango, chocolate e baunilha. O sorvete também está disponível na famosa sobremesa, o Petit Gateau.

Endereço: Empório Gourmet Paiva, na Avenida A, n.4616. quadra G1, Lote 1ª, Reserva do Paiva, Cabo de Santo Agostinho.

Beijupirá

Cartola de Deus - Foto: Divulgação/ Thaís Carvalho

A cartola, sobremesa amada pelos nordestinos, ganha uma nova versão. A banana é fatiada em rodelas com capa crocante de açúcar e servida com canela, queijo manteiga e duas bolas de sorvete.

Endereço: Empório Gourmet Paiva, na Avenida A, n.4616. quadra G1, Lote 1ª, Reserva do Paiva, Cabo de Santo Agostinho.

Ponte Nova

Tapioca Norten - Foto: Divulgação

A “Tapioca Norteña” é uma opção. Na sua receita, palitos crocantes de tapioca passados no açúcar com canela, ganache de chocolate, ovomaltine e sorvetede doce de leite.

Endereço: Rua do Cupim, 172, Graças, Recife.

Villa Bistrô

Brownie - Foto: Divulgação

Cont com a opção do Brownie, bolo de chocolate meio amargo com calda quente e sorvete de creme. Para os que têm restrição ao açúcar, a casa oferece a opção “Papaya Diet”, que é mamão batido com sorvete de creme light (sem açúcar) e lâminas de amêndoa torrada.

Endereço: Rua da Hora, 330, Espinheiro, Recife.

Bercy

Crepe - Foto: Divulgação

Para os com restrição ao açúcar, a opção é o crepe “Diet au chocolate”, com ganache de chocolate diet, banana, sorvete de creme light, coilis de frutas vermelhas e amêndoas laminadas. A casa também traz o crepe “Alfajor”, com doce de leite cremoso, banana, calda de chocolate, castanha e sorvete de creme como opção.

Endereço: Parnamirim, Aflitos e Boa Viagem.

Restaurante Reserva

A sugestão fica para o abacaxi no forno com cachaça velha, dedo de moça, bolacha de gergelim e sorvete de milho verde e o Petit Gateau de doce de leite com sorvete de limão.

Endereço:  Avenida A, 4 - Reserva do Paiva, Cabo de Sto Agostinho.

Últimas notícias