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10/09/17
Beterraba: mitos e verdades. Foto: Divulgação
Beterraba: mitos e verdades. Foto: Divulgação

O poder da beterraba

Publicado por Mirella Martins em Gastrô às 10:21

Em gastronomia é o seguinte: tem época que o alimento é vilão; outra, o mocinho. Já aconteceu com ovo e café. São diversas os mitos que surgem em torno dos alimentos, ainda mais em tempos com tanto acesso à informação. A beterraba, por exemplo, é um vegetal doce e possui vários benefícios para saúde, e sempre causa alguma dúvida para quem quer fazer uma dieta ou tem propensão à diabetes. A nutricionista Clara Gameiro Martins, que atende pela plataforma de contratação de serviços Get Ninja, esclarece todos esses pontos. Confira:

Do que a beterraba é composta?

A beterraba é um tubérculo muito consumido em saladas, mas dela pode se extrair também o açúcar, bem parecido com o da cana. Sua composição em macronutrientes é de carboidrato em maior quantidade e proteína em menor quantidade.

Quais são as calorias de uma beterraba?

Em 100g de beterraba crua contém em média 48,8 calorias e, em média, 32,2 calorias se estiver cozida. (Fonte:Tabela TACO).

Quais os nutrientes da beterraba?

A beterraba é rica em vitamina A,B e C, niacina e sais minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio, zinco e manganês e fibras.

Quais os benefícios que o vegetal proporciona à saúde?

A beterraba é utilizada para combater a anemia e para fortalecimento ósseo. Ela tem funções anti inflamatórias, diminui riscos de doenças cardiovasculares e controle da pressão arterial, é rica em antocianinas que previne infecções e antioxidantes que ajudam a combater radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Por ser rica em fibras, é um excelente alimento para fins laxativos. Para gestantes é uma boa opção para inserir no cardápio por conter ácido fólico que ajuda na formação do tubo neural da bebê. E tem sido bastante usada para os praticantes de atividade física, pois é rica em nitrito que se transforma em óxido nítrico que ajuda na vasodilatação melhorando o transporte de nutrientes para o músculo.

Quem está de dieta pode consumir a beterraba?

Pode e deve consumir. Embora seja um alimento muito rico nutricionalmente, deve se ter equilíbrio no consumo. Todo o alimento deve estar inserido em um contexto de alimentação saudável e equilibrada, e ser consumido de forma complementar a outros também importantes alimentos.

Existe alguma recomendação para o consumo da beterraba?

A melhor forma de consumir o produto sem ter muitas perdas nutricionais é na forma crua, qualquer processo de cocção ou de processamento altera o perfil de nutrientes e também promove perda de alguns que são termosensíveis.

Existe alguma restrição para o consumo da beterraba?

Pacientes portadores de diabetes devem consumir com moderação, pois é um alimento que possui um alto teor de carboidrato e dele se extrai açúcar. Pacientes renais e com formação de cálculos de evitar quando estiverem em crise renal. E pessoas com alergia a algum componente do alimento.



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