Ana Karolina Lannes, a Ágata de 'Avenida Brasil', quer voltar a atuar

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 08/09/2017 às 12:45
Ana Karolina Lannes /Foto: Reprodução
Ana Karolina Lannes /Foto: Reprodução

Lembra da personagem Ágata, filha de Tufão e Carminha na novela 'Avenida Brasil'? Aos 17 anos, Ana Karolina Lannes voltou às aulas de teatro e quer retomar a carreira, após quatro anos longe da telinha. A menina contou em entrevista ao UOL, nesta sexta-feira (8), que ainda é reconhecida por pessoas nas ruas por conta de Ágata.

"Pego ônibus de manhã para ir para escola e um dia uma pessoa chegou do meu lado e cochichou: "Você era a menina da novela? O que você está fazendo no ônibus?’ 'Tou indo pra escola, é que meu helicóptero tá consertando'", disse a atriz. "Lembram às vezes, apontam, mas as pessoas têm essa ilusão que ator é podre de rico, anda de jatinho. Eu pego ônibus 6 da manhã entupido de gente", relatou.

Ana Karolina começou na TV aos 7 anos, na novela Duas Caras e ainda participou de 'Tempos Modernos' e 'Ciranda de Pedra', todas na Rede Globo. Seu maior sucesso foi aos 12 anos, como Ágata, que sofria bullying da mãe por ser gordinha. No cinema, ela deu vida a Marcelina, filha de Dona Hermínia na fase criança do filme 'Minha Mãe é Uma Peça'. No entanto, a atriz ficou fora do ar na fase de transição da infância para a adolescência.

"Gosto muito de atuar, mas não necessariamente de ser famosa. Vai fazer quatro anos que estou sem fazer nada e é difícil. Sabe aquela abstinência? Parece que eu deixei de tomar café. No nosso meio não é a gente que escolhe o trabalho é o trabalho que escolhe a gente e não tive muitas oportunidades depois de ‘Avenida Brasil’", desabafou.

Ana Karolina Lannes /Foto: Reprodução/UOL

Atualmente, Ana Karolina divide seu tempo entre aulas de teatro na escola paulistana Macunaíma e as aulas particulares de inglês que ela dá para reforçar a mesada que ganha dos pais. Prestes a terminar o ensino médio, ela faz planos de cursar faculdade de artes cênicas e pensa em morar fora do País:

"No Brasil, fazer sucesso como ator se limita muito a estar na Globo, no SBT, em filmes e é isso. Atores de teatro não têm muito reconhecimento aqui. Tem muitos atores que não são famosos, estão nos teatros da vida fazendo peças maravilhosas e no Instagram tem 100 seguidores. Lá fora o teatro tem muita visibilidade, tem a Broadway, as pessoas param e admiram os artistas de rua, é muito mais fácil você conseguir oportunidades lá também em TV, séries, filmes. Tenho vontade de morar fora para tentar a carreira".

VIDA PESSOAL

Ana Karolina perdeu a mãe aos 4 anos de idade e foi criada pelo tio Fábio e o marido João Paulo. Durante a entrevista, a atriz falou sobre o preconceito que enfrentou por ter sido criada por dois pais.

"Um radialista fez uma entrevista com pessoas na rua perguntando o que elas achavam da minha família. Foi a primeira vez que eu tive que ouvir comentários ruins sobre meu estilo de família porque até as pessoas ao meu redor me apoiavam, as minhas amigas morriam de inveja de eu ter pais gays", lembrou. "Tive que ouvir que isso não era de Deus, que eu não teria princípios, que eu cresceria na baderna. Na época me magoei, chorei. Não era chorar por mim, era por eles. Não acho que eles mereciam esse tipo de comentário, a vida deles estava sendo exposta por culpa minha".

Apesar da personalidade forte, Ana Karolina tenta não se envolver em discussões por comentários preconceituosos dos colegas: "Tenho colegas que me seguro para não ter aquela discussão moralista. São pessoas que você sabe que a mente é pequena e foram criadas assim. Tem como casais heterossexuais criarem seus filhos contando que existem casais não heterossexuais, que merecem respeito, mas tem alguns casais que fingem que isso não existe até a criança descobrir sozinha aos 15 anos. Aí vai formar uma opinião totalmente influenciada, errada e que se ela tivesse um background da família".

Últimas notícias