Jantar de gala: com que roupa eu vou?

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 03/09/2017 às 7:31
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em alguns casos, a observação sobre o dress code é mais discreta e menciona termos como jantar ou traje de gala, que significa quase a mesma coisa que dizer black tie. Porém, se você receber um convite que não tem nenhuma observação e você desconfia que será um evento sofisticado, vale perguntar ao anfitrião para evitar constrangimentos.

Escolher a roupa para um evento desse porte não é uma missão fácil, então, na dúvida, vale seguir algumas dicas simples. Para mulheres, os vestidos longos são unanimidades, sempre confeccionados em tecidos nobres como sedas, musselines, rendas, organzas, crepe, chiffon, shantung, entre outros. Fendas, transparências e brilhos sempre ajudam a dar um toque de sofisticação às peças.

Sapatos com saltos altos e finos também são clássicos para compor o look elegante, podendo ser fechados ou sandálias delicadas. Para garantir a elegância, é indispensável contar com uma bela maquiagem e penteado. Já as bolsas devem obrigatoriamente serem discretas de mão.

Agora, para os homens, a opção infelizmente é uma só: smoking preto. Isso mesmo, aquele clássico com tecido de cetim ou seda na lapela do blazer, faixa na cintura, gravata borboleta e camisa branca com pregas. A única variação poderá estar na cor da faixa e da borboleta, visto que se for um evento diurno deve ser preta e se for noturno pode ser levemente prateada. Abotoaduras podem compor o visual.

Falando em smoking, é interessante observar que a peça também existe na versão feminina, porém é vista com mais frequência em eventos em que o dress code é apenas social. Usá-lo requer sempre ousadia e estilo e, em geral, fica mais elegante em mulheres altas e em tecidos cores escuras e brilhantes.

Últimas notícias