Monalysa Alcântara, Miss Brasil 2017, é alvo de racismo

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 21/08/2017 às 15:45
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Negra, de cabelos cacheadas e piauiense, a Miss Brasil 2017 Monalysa Alcântara, eleita no sábado (19) foi saudada como uma representação da brasilidade, como os próprios jurados afirmaram no discurso que rendeu a coroa a jovem de 18 anos. Mas, apesar da vitória estar sendo celebrada pelos brasileiros e piauienses que enxergam o merecimento e a beleza de Monalysa Alcântara, a bela miss está recebendo também alguns ataques racistas e de ódio nas redes sociais.

Infelizmente essa não é a primeira e nem a última vez que isso acontece. No Miss Brasil 2016, quando a também belíssima Raissa Santana ganhou a coroa de mulher mais bonita do país ou quando a repórter Maju Trindade começou a ganhar destaque no jornalismo da Rede Globo, foram registrados ataques racistas que tiveram como consequência investigações criminais já que, não custa lembrar, racismo é crime!

Basta dar uma navegada pelas redes sociais em posts falando sobre o Miss Brasil que facilmente é possível encontrar comentários racistas e de ódio que vão desde "favelada" até mesmo pessoas desejando a morte da modelo. Os comentários podem ser encontrados na página oficial do Miss Brasil, em sites de notícias ou em tags do Twitter.

Um internauta postou que desejava a morte de Monalysa para que a segunda colocada assumisse o posto. Outra internauta publicou em seu perfil no Twitter que a piauiense tinha cara de "empregadinha": "Credoooo! A Miss Piauí tem cara de empregadinha, cara comum, não tem perfil de miss, não era pra tá aí", postou Juliana Porto. Entre os que criticam a decisão dos jurados que alegaram a brasilidade da miss, há os ofendidos com a alusão à cor de Monalysa: "O que é a famigerada brasilidade? É ser negra?", questionou outro espectador do Miss Brasil.

https://twitter.com/FontesMidi/status/899126735165431808?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fveja.abril.com.br%2Fentretenimento%2Fterceira-negra-a-vencer-miss-brasil-monalysa-e-alvo-de-racismo%2F

Últimas notícias