Dia Internacional da Pizza: saiba onde comemorar a data

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 10/07/2017 às 10:22
Foto: Divulgação/ Pinterest
Foto: Divulgação/ Pinterest

A pizza, como conhecemos hoje, surgiu em Nápoles, na Itália, por volta do século 18. A ideia começou bem antes, há seis mil anos, com uma massa parecida, consumida pelo Hebreus e Egípcios. No entanto, a concepção só veio com os napolitanos, que aperfeiçoaram a receita, acrescentando trigo e queijo. O dia 10 de julho de 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a delícia pela primeira vez, marca a comemoração do Dia Internacional da Pizza. Para ajudar os fãs do prato, o Social1 elaborou um roteiro de locais no Recife para comemorar a data:

LEIA TAMBÉM: 10 de julho é o Dia da Pizza

[uolmais ]

Prouvot Pizza DOC

Foto: Divulgação

O chef Hugo Prouvot abre a sua Prouvot Pizza DOC com uma receita especial para a data. Ele fará a tradicional "Quatro Estações", inspirada nas pizzas de infância dos italianos e que combina quatro sabores de cobertura na mesma massa (duas fatias para cada sabor). São eles: muçarela de búfala com parmesão mais pomodoro pelati e manjericão; camarão, pomodoro pelati, palmito, alho-poró e catupiry; presunto de Parma, pomodoro pelati, provolone e rúcula; lombinho defumado, catupiry, muçarela, azeitona e champignon.

Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 510, Pina.

Forneria 1121

 

Foto: JC Imagem

 

O local oferece uma experiência mais sofisticada com a comida italiana. Os fornos respeitam a tradição e são parecidos com o do país: as pizzas são assadas por pouco mais de um minuto a quase 500º. Os sabores variados também chamam atenção, como a de Muçarela com aspargos verdes, presunto cru, requeijão e limão e a de queijo do Reino com salame italiano e cebola caramelizada.

Endereço: Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1121, Espinheiro.

Tomaselli

Foto: Divulgação

O restaurante, um dos mais antigos da cidade no segmento, conta com mais de 30 opções no cardápio. A massa fina e o molho de tomate caseiro também são destaques bem como a pizza Caprese, Speciale e  tradicional La Gondola, acompanhada de muçarela, muçarela de búfala, presunto, palmito e tomates secos.

 

Endereços: Boa Viagem: Rua Frei Leandro, 50, Boa Viagem. Espinheiro: Rua Conselheiro Portela, 536, Espinheiro.

Armazém Guimarães

Foto: Divulgação

Outro local antigo na cidade que dispõe de 40 sabores entre eles a de camarão; carne de sol desfiada coberta com requeijão tipo catupiry e Lombo. Além disso, destaque para a "torradinha" de massa de pizza, servida como entrada, e as doces de chocolate e de cartola.

Endereço: RioMar Shopping

Domino’s 

Quem curte uma pizza mais grossa e no estilo dos Estados Unidos, pode aproveitar a data na Domino's. No cardápio, delícias de Frango Philadélphia, Pepperrock, Extravaganzza e Catuperoni ( catupiry com peperoni).

Endereços: São seis unidades no Recife: nas Graças, na Caxangá, no IPSEP, no Setúbal, em Casa Forte e Boa Viagem,

Pizza Hut

Foto: Reprodução

Na mesma linha mais americana, o local oferece 17 sabores para os clientes, entres eles o de Pepperoni, Peito de Peru e a havaiana, com queijo, abacaxi e presunto.

Endereço: As unidades estão localizadas nas Graças, Casa Forte, Boa Viagem, Shoppings Recife e Guararapes.

Villa Foria

Gorgonzola com Geleia de Pimenta. Foto: Divulgação/ Paulo Romão

Por lá você tem todo o direito de comer a pizza com a mão. O restaurante oferece uma luva para os clientes e pronto! No catálogo de opções, destaque para as de Damasco com queijo brie, Parma com chutney de manga e gengibre, Salmão com cream cheese, Filé com Gorgonzola e Pepperoni ao pesto.

Endereço: Rua das Graças, 239, Graças.

Pizza da Praça 

Foto: Divulgação/ Pizza da Praça

Produzidas no forno a lenha, as pizzas do local lembram as italianas. No cardápio: a Paris, com muçarela, gruyère, champignons, alho-poró, parmesão, azeitonas e orégano, Parma com gorgonzola e Napolitana.

Endereço: Casa Forte: Av. Dezessete de Agosto, 1298 e Av. A, Empório Gourmet, Loja 5, Reserva do Paiva, Cabo de Santo Agostinho.

Greenmix

Foto: Reprodução

Tem opção para os fãs de comidas saudáveis. O Greenmix comercializa pizzas congeladas, sem glúten e lactose, de muçarela, presunto de parma, rúcula, muçarela, tomate seco e castanhas; requeijão de castanha, cebola caramelizada, tomate cereja e orégano, queijo vegano, mix de cogumelos, pesto de manjericão e tomate; muçarela, frango Korin desfiado, cebola caramelizada, nozes e muçarela e muito mais.

 

Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 1044 , Boa Viagem

Pizzalize

Foto: Divulgação/ Saulo Santiago

Também tem pizza para os vegetarianos e veganos! No cardápio da pizzaria, especializada em delivery, dá para encontrar sabores como a Pé na Jaca, com jaca verde, creme vegano e castanha de caju, a três queijos veganos e a pizza de morango com castanha.

Endereço: Rua da Hora, 5, Espinheiro.

Prima Deli

Foto: Divulgação

Para celebrar a data, o restaurante pizzaria Prima Deli se une ao Delipizza para promover uma ação solidária recheada de carinho. Assim, na segunda (10), a cada pizza comprada em um dos dois estabelecimentos, uma pizza igual será doada à Casa da Esperança, uma creche que atende aproximadamente 135 crianças em Jaboatão dos Guararapes.

 

Últimas notícias