Dia Internacional do Ceviche: conheça a história do prato

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 28/06/2017 às 10:05
Foto: Thais Carvalho/ Divulgação
Foto: Thais Carvalho/ Divulgação

Nesta quarta-feira, 28 de junho, se comemora o Dia Internacional do Ceviche, uma iguaria de origem andina, que teve o primeiro registro feito há mais de 4 mil anos pelos povos que habitavam o Norte do Peru. País que transformou o prato em orgulho nacional e é considerado Patrimônio Cultural.

Apesar de a receita original ter sido aperfeiçoada com o passar dos anos, a base do ceviche é essencialmente a mesma desde a sua criação: peixe branco de água salgada cru, com suco de alguma fruta cítrica, que acaba cozinhando o peixe por causa do ácido cítrico. Nos primórdios, o peixe era marinado em suco de tumbo ou curuba, um fruto nativo que se assemelha ao maracujá. "Ainda durante os tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta aji, muito picante, hoje obrigatória no prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis na região", explica o chef Biba Fernandes, à frente dos restaurantes peruanos Chiwake e Chicama.

Nome

Foto: Juliana Bandeira/ Divulgação

O ceviche tem o nome graças à cultura Inca. Diz-se que é derivado do Quíchua, língua indígena, e vem do “siwichi”, que significa peixe fresco. Há ainda a hipótese da palavra “cebo” também ser uma influência, já que significa “isca” ou cortes pequenos de peixe, como normalmente o peixe é servido no prato. Outra linha, considerada como oficial pelo governo peruano, é que o nome seja derivado do Árabe “sibesh”, ou seja, comida ácida, com base no fato de que mulheres mouriscas marinavam o peixe cru dos Incas em suco de laranja azeda.

Onde comer?

Chiwake e Chicama

O prato é um dos carros chefes dos restaurantes. Há opções com salmão, peixe branco, atum e camarão.

Ponte Nova

Foto: Divulgação

O restaurante francês Ponte Nova incluiu o prato como entrada para almoços e jantares.  A casa oferece o “Cê vixe”, composto por lâminas de pescado marinadas no limão com tartare de tomates, temperados como uma ostra de praia, cobertos com palha de batata doce e alho-poró.

Kisu

Foto: Divulgação

O restaurante japonês, localizado no RioMar também oferece algumas opções do prato.

Love Japan

Foto: Luiz Pessoa/ JC Imagem

O espaço, localizado nos Armazéns do Porto, Recife Antigo, oferece algumas variações do Ceviche, entre elas o de Salmão.

Nikko

Foto: Divulgação

Por fim, o Nikko. O restaurante que fica em Boa Viagem conta com algumas opções do prato peruano. Na foto, o de peixe branco e salmão.

Últimas notícias