De 2010 pra cá, com a blogosfera e as redes sociais, uma demanda, antes retraída, de consumo de roupa por homens veio à tona. Informações e mais informações de moda passaram a ser compartilhadas em espaços cujos nomes já sinalizam ir para além da tradição: "Meninos também podem", por exemplo. Como o papel da informação é jogar luz, abrindo consciência onde havia ignorância, o mercado também avançou no que diz respeito a roupas para homens. No Dragão Fashion Brasil Festival, que ocorreu no fim de maio, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, uma boa safra de criações aponta para o agigantamento - em criatividade, sobretudo - do mercado têxtil masculino, categoria que, no movimento do tempo, já vai ficando obsoleta dada a desconstrução dos códigos tradicionais de identificação de gêneros. No DFB Festival deste ano, inclusive, modelos foram à passarela com peças que remetiam a lingerie e maquiagem nem sempre discreta.
Acompanhe o que vimos por lá nas coleções:
Akihito Hira
O estilista paulista radicado em Brasília venceu o concurso Ceará Moda Contemporânea com coleção em que desconstruiu o vaqueiro através de uma alfaiataria fluida. Passou pela passarela a dureza do vaqueiro levemente derramada através da sensação que os cortes e tecidos provocavam. Akihito conta que sua marca preza por uma alfaiataria para um homem elegante sem ser sisuda - "A gente pensa na peça tradicional, faz releitura e transforma numa alfaiataria cool, fresh, com frescor".
Junto ao designer Júlio Andrade, o estilista formou uma cartela de cores a partir de tons terrosos, remetendo à terra sertaneja e ao couro, e tons azulados, numa referência ao céu do Sertão. Na parte interior dos casacos, forros com estampas de Nossa Senhora e São José. Nos detalhes, arabescos bordados e de crochê, numa valorização do artesanato.
Confira:
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*Repórter viajou a convite do Dragão Fashion Brasil Festival 2017